Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41263
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menezes Neto, Hugo | - |
dc.contributor.author | Silva, Bárbara Gondim Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-05T01:37:06Z | - |
dc.date.available | 2021-10-05T01:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bárbara Gondim Bezerra. A estratégia expográfica do Cais do Sertão e a identidade "nordestina". 2019. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Museologia, Departamento de Antropologia e Museologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41263 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito de uma parcela da exposição de longa duração do Museu Luiz Gonzaga – Cais do Sertão, mais precisamente os setores “Ocupar”, “Viver” e “Trabalhar” do espaço. O foco são os elementos e recursos expográficos utilizados por uma instituição museológica na elaboração e/ou consolidação de uma identidade, neste caso, a nordestina. Para a análise proposta, foi associada a bibliografia correspondente aos recursos expográficos da Museologia àquela referente às representações da “identidade nordestina”. Desta maneira, foram escolhidos quatro autores consolidados em suas respectivas áreas: SCHEINER (2006, 2012) e CURY (2005, 2014), com a perspectiva museológica, e ALBUQUERQUE JÚNIOR (2011) e ZAIDAN FILHO (2001), com a histórica. Como fontes de pesquisa, foram utilizados documentos do arquivo do Museu, seu portal eletrônico e a própria exposição através da observação no/do local. Além disso, foi verificada a (não) existência de trabalhos sobre o mesmo objeto em repositórios digitais, com abordagem similar. O primeiro capítulo tem por objetivo discutir os conceitos da Museologia, ligados à comunicação e à expografia, e os estudos realizados sobre a representação do Nordeste. O segundo busca apresentar a metodologia utilizada durante todo o trabalho de pesquisa e produção textual da monografia e o museu em seu contexto de criação e institucionalização, também descrevendo a expografia do espaço. O terceiro, e último, analisa a exposição de acordo com o referencial teórico. O trabalho busca, por fim, refletir a respeito do emprego de recursos expográficos para apresentar uma determinada ideia de “identidade nordestina”, buscando, sobretudo, sua capacidade de afetar os visitantes, através de elementos que lhes são familiares, da maneira mais eficiente possível, contribuindo, neste caso, para a consolidação do conceito de Nordeste. | pt_BR |
dc.format.extent | 68 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | expografia | pt_BR |
dc.subject | nordeste | pt_BR |
dc.subject | identidade nordestina | pt_BR |
dc.subject | Cais do Sertão | pt_BR |
dc.title | A estratégia expográfica do Cais do Sertão e a identidade "nordestina" | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6467177010752984 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9993809791372280 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to reflect on a portion of the long-term exhibition of the Museu Luiz Gonzaga – Cais do Sertão, more precisely the “Ocupar”, “Viver” and “Trabalhar” sectors of space. The focus is on the expographic elements and resources used by a museological institution in the elaboration and/or consolidation of an identity, in this case, the Brazilian Northeastern region. For the proposed analysis, the bibliography corresponding to the expographic resources of Museology was associated with that referring to the representations of the “northeastern identity”. Thus, four consolidated authors were chosen in their respective areas: SCHEINER (2006, 2012) and CURY (2005, 2014), with the museological perspective, and ALBUQUERQUE JÚNIOR (2011) and ZAIDAN FILHO (2001), with the historical one. As research sources, were used documents from the Museum archive, its electronic portal and the exhibition itself through observation at/of the site. In addition, it was verified the (non) existence of works on the same object in digital repositories, with similar approach. The first chapter aims to discuss the concepts of Museology, linked to communication and expography, and studies on the representation of the Brazilian Northeast. The second, seeks to present the methodology used throughout the research work and textual production of the monography and the museum in its context of creation and institutionalization, describing the expography of space. The third, and last, analyzes the exhibition according to the theoretical framework. Finally, the paper seeks to reflect on the use of expographic resources to present a certain idea of “northeastern identity”, working on, above all, its ability to affect visitors through familiar elements in the most efficient way possible, contributing, in this case, to the consolidation of the concept of Brazilian Northeast. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Museologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Museologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Museologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bárbara Gondim Bezerra Silva - A Estratégia Expográfica do Cais do Sertão e a 'Identidade Nordestina'.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons