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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41261

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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Rezilda Rodrigues-
dc.contributor.authorSOUZA, Maria Tereza da Câmara Lima Araújo de-
dc.date.accessioned2021-10-04T19:38:38Z-
dc.date.available2021-10-04T19:38:38Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Tereza da Câmara Lima Araújo de. Avaliação apreciativa e mudança mais significativa: estudo do incremento da coleta seletiva institucional e a destinação correta de resíduos na Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41261-
dc.description.abstractA temática estudada tem como pano de fundo a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a Agenda 2030, a qual se associam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, ambas intrinsecamente pertinentes com a política de gestão ambiental promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Assim sendo, nesta dissertação se procura desenvolver estratégias de avaliação apreciativa conjugadas a busca por evidências de mudanças mais significativas aplicadas ao Plano de Logística Sustentável (PLS/UFRPE). Um recorte foi feito e houve particularmente um enfoque dado ao Eixo de Ação 05 (Incremento da Coleta Seletiva institucional e a destinação correta de resíduos da UFRPE). O referencial aborda: a) as políticas públicas ambientais, com ênfase no que se refere aos resíduos sólidos e à coleta seletiva nas Instituições Federais de Ensino (IFES); b) as estratégias de análise da Investigação Apreciativa (IA) que fundamentaram o instrumento de avaliação institucional utilizado na pesquisa; e c) o enfoque das mudanças mais significativas, envolvendo partes interessadas na gestão de projetos e programas institucionais. Trata-se de um estudo de avaliação apreciativa de natureza descritivo- exploratória e qualitativa, que envolveu ao todo nove membros da Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) e da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), além de um discente integrante de uma delas. A PROPLAN tem função normativa e a PROAD responde pela implementação do PLS/UFRPE. A interlocução com servidores de ambas as pró-reitorias foi mediada por um protocolo virtual de coleta de dados (aplicação de questionário), visando a obter diferentes perspectivas dos participantes, aplicadas à análise de conteúdo e pesquisa documental realizada. Elegeu-se a análise indutiva para definir categorias de mudança, obtendo-se que, no nível individual, os resultados giram em torno de temas relacionados à conscientização pessoal, aquisição de conhecimento e apreensão da correta destinação a ser dada aos resíduos sólidos e a expectativa de que seja institucionalizada a coleta seletiva solidária na UFRPE. Como se observou, no nível individual, casos de sucesso foram marcados por superação e sacrifícios pessoais. No nível de grupo, predominou a mudança associada à conscientização da comunidade universitária voltada à adoção de boas práticas de sustentabilidade, desenvolvidas em bases compartilhadas e transparentes quanto aos resultados obtidos no gerenciamento de resíduos. No nível da organização, emergiu o papel exercido pela UFRPE como ente público instado ao cumprimento da legislação do país, inclusive no estabelecimento de metas realistas e mensuráveis, junto com a criação de uma cultura de acompanhamento dos resultados, alinhados a requisitos de saúde, segurança e meio ambiente prescritos por agências reguladoras e de controle. Os tópicos afirmativos do estudo mostram que o fortalecimento do PLS da UFRPE também depende da contribuição das forças das atividades institucionais de pesquisa, ensino e extensão, ao lado dos protagonistas da gestão ambiental sustentável nesta IFES.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleAvaliação apreciativa e mudança mais significativa : estudo do incremento da coleta seletiva institucional e a destinação correta de resíduos na Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2516613379706116pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2590859532640305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe theme studied has as a background the Environmental Agenda in Public Administration (A3P) and the 2030 Agenda, which are associated with the UN Sustainable Development Goals (SDGs), to eradicate poverty and promote a decent life for all, both intrinsically relevant to the environmental management policy promoted by the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Therefore, this dissertation seeks to develop appreciative evaluation strategies combined with the search for evidence of more significant changes applied to the Sustainable Logistics Plan (SLP/UFRPE). A cut was made and there was a particular focus given to Action Axis 05 (Increment in institutional Selective Collection and the correct destination of waste from UFRPE). The framework addresses: a) environmental public policies, with emphasis on solid waste and selective collection in Federal Education Institutions (FEIS); b) the analysis strategies of Appreciative Inquiry (AI) that supported the institutional evaluation instrument used in the research; and c) the focus on the most significant changes, involving stakeholders in the management of institutional projects and programs. This is an appreciative evaluation study of a descriptive-exploratory and qualitative nature, which involved a total of nine members of the Pro-Rector of Planning and Institutional Development (PROPLAN) and the Pro-Rector of Administration (PROAD), along with another intern from one of them. PROPLAN has a normative function and PROAD is responsible for implementing the SLP/UFRPE. The dialogue with servants of both deans was mediated by a virtual data collection protocol (questionnaire application), aiming to obtain different perspectives from the participants, applied to the content analysis and documentary research carried out. Inductive analysis was chosen to define categories of change, obtaining that, at the individual level, the results revolve around themes related to personal awareness, acquisition of knowledge and apprehension of the correct destination to be given to solid waste and expectations that the solidary selective collection be institutionalized at UFRPE. As noted, at the individual level, successful cases were marked by overcoming difficulties and personal sacrifices. At the group level, there was a predominance of change associated with the awareness of the university community towards the adoption of good sustainability practices, developed on a shared and transparent basis regarding the results obtained in waste management. At the organizational level, the role played by UFRPE emerged as a public entity urged to comply with the country's legislation, including the establishment of realistic and measurable goals, together with the creation of a culture of monitoring results, in line with health, safety and environmental requirements prescribed by regulatory and control agencies. The affirmative topics of the study show that the strengthening of UFRPE's SLP also depends on the contribution of the forces of institutional activities of research, teaching and extension, alongside the protagonists of sustainable environmental management in this FEIS.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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