Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41247
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | DUARTE, Maria de Fátima Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T12:37:51Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01T12:37:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Maria de Fátima Rodrigues. Perspectivas sobre educação e relações étnico-raciais: um olhar sobre a aplicação e desenvolvimento da Lei 10.639/2003 no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41247 | - |
dc.description.abstract | Esta obra consiste no Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido através de uma pesquisa de campo com base no método do caso alargado. O lócus da pesquisa foi uma Escola de Referência no município de Altinho/PE, onde buscamos compreender como a escola pública tem trabalhado pedagogicamente, no Ensino Médio, a questão das relações étnico-raciais com base na Lei 10.639/03. Tendo em vista a importância de contemplar a História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos escolares da educação básica. Fundamentamos a discussão teórica a partir de Quijano (2005), Gomes (2005, 2006), Munanga (2005, 2006), Santos (1984), Brasil (2004, 2006) e Rocha (2009). Para coleta de dados utilizamos a observação participante, aplicação de questionário, além da análise da Matriz Curricular da escola. Destacamos que a escola quanto espaço de formação do sujeito precisa abordar temáticas que dialoguem e reflitam sobre determinadas questões como as relações étnico-raciais e o racismo, um elemento presente nos contextos sociais. Desse modo, é necessário um trabalho pedagógico que contemple de maneira igualitária essa pluralidade de conhecimentos advindos desses sujeitos e que contribua para a construção da identidade étnica e cultural dos estudantes. Por isso, ao decorrer do trabalho elencamos os principais fundamentos do debate da educação das relações étnico-raciais, que podem ser trabalhados na sala de aula, como também sistematizamos as principais percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre a questão do racismo, além de identificar as principais percepções dos professores sobre a Lei 10.639/03 e o trabalho pedagógico que pode ser realizado decorrente dessa lei. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.title | Perspectivas sobre educação e relações étnico-raciais: um olhar sobre a aplicação e desenvolvimento da Lei 10.639/2003 no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8700667H6&tokenCaptchar=03AGdBq270i0P68MC8w_65GciHQRexvMbbhqKMFil3jnDI9IN5xwhtsat0xIMx_FRS8MDGPuUkncWmFr8Nbg4tlq2Z6AdEVK4nNr9Ebayyu9HihMB4wcin0YmYIN5sbdXl8pwjqDFxFjxfIXBmihdKQI30k1m_5ya3ybmr-KpHeTeKdhfZvkGYqeQPp2b-DSg47TO7kskxa3Svd38iLgykj3SDNpPGe1LVcYg3CxXeOBlJ2dDsvSStN1oOUSannevcltiMH3AXlsVeFfEOXVCGtG2jHe8D-T_fjPVtxD1sLk21zkyfwOtUce8s9Q-KhemSKK-auw-wpLxpyaWTwFo73jJ0ApVpLT6U9POw14YoTVHE74fkJERkFnN7zlyI3wDJ0QBwr3DRIYVpVYfbQrE56Xopm-yVXKxizX3gW5AQx4m0W--aImHn1BBXFxmQ3a4eCrq8HtpXvs3lj7yEbq8AxGdwZ0GrMkDqYQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq26kZz59ktrtqWkOZYJ4ZKBiwlJ9TxGyBGurYAUYhs53WmG3gxqtgy-PFFbpZAijjYEvY4IHxa7ejPTSJIXPT3evzBAgkXAZjItKQi8O6OeJ6KE9yc89MNJ1DZ6HwdVPu7JGxWZi787tLJtzqObROyAuiPoYibpw8HC0rd3ZNnGvXXisDCgYD_IF9gXGOTVx-JzWkPMKNAR9OO-z1V1rAqL7GQWDzOvh1-lqGbrOu-ZEPb7U1iqv7hmqq-W5NWyLOxhuFvkk2ZryE4CoanDTf-0GggDNjhNN_EJ7u_qu2k8YREQk2HJ3rfPO6Uaux2JMzTfPlMjIvnKaYM1f7DiNvB9LugZV5NsfOvcn3GvFhQ22ZozuMFu_cF4FEfBtu2dbYOstqKgRR9dPtdDeMCbT-pUu_mkYuBwxSgFjmEHrm6KgczpCQymAlIPSneTASIevVg4791SnvI9d4poUReZdEq3G5a5H1w | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is the work of Course, developed through a field research based on the extended case method. The locus of the research was a Reference School in the city of Altinho / PE, where we seek to understand how the public school has worked pedagogically, in high school, the issue of ethnic and racial relations based on Law 10.639 / 03. Given the importance of including the History and Afro-Brazilian culture and African in school curricula of basic education. We base the theoretical discussion from Quijano (2005), Gomes (2005, 2006), Munanga (2005, 2006), Santos (1984), Brazil (2004, 2006) and Rocha (2009). For data collection we used participant observation, questionnaire, in addition to the Matrix Curriculum school analysis. We emphasize that the school and training area of the subject needs to address issues that communicate and reflect on certain issues such as ethnic and race relations and racism, an element present in social contexts. Thus, a pedagogical work covering equitably this plurality of knowledge arising from these subjects and to contribute to the construction of ethnic and cultural identity of the students is required. Therefore, in the course of work we list the main foundations of the debate education of ethnic-racial relations, which can be worked in the classroom, but also systematized the main perceptions of high school students on the issue of racism, and identify the main perceptions of the teachers of the law 10.639 / 03 and the pedagogical work that can be done arising from this law. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DUARTE, Maria de Fátima Rodrigues.pdf | 708,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons