Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41237
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | CHAGAS, Tâmires Karen Eloi das | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T19:21:01Z | - |
dc.date.available | 2021-09-29T19:21:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-29 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Tâmires Karen Eloi das. Realidade sexista em âmbito educacional: as experiências escolares vivenciadas pelas estudantes do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41237 | - |
dc.description.abstract | Este é um trabalho de conclusão de curso (TCC) que teve como objetivo compreender como as experiências formativas dos professores e professoras vêm contribuindo para uma formação (não) sexista das jovens que estão cursando o ensino médio. Temos como metodologia a abordagem qualitativa e método do Caso Alargado para ampliar as nossas discussões. A pesquisa foi realizada na cidade de Gravatá-PE e teve como entrevistados professoras/es e alunas do Ensino Médio. Nosso trabalho busca analisar como as práticas das/os docentes em sala de aula influenciam as estudantes de forma positiva e negativa. Buscamos compreender a visão das estudantes sobre as discussões sobre gênero e quais as imposições machistas, sexistas e misóginas que estas estudantes vivenciam dentro do contexto escolar. Ainda buscamos analisar as características do Ensino Médio e como este pode ser um momento propício para as discussões de gênero e de emancipação destas/es jovens. Acreditamos que cada vez mais as temáticas de gênero devem ser trabalhadas dentro do contexto escolar, visto que as jovens ainda vivenciam dentro da escola práticas preconceituosas. São práticas que acontecem por parte das/os professoras/es, por muitas vezes acreditarem que mulheres e homens são diferentes e vem dos próprios estudantes que ainda possuem uma visão dicotômica entre o gênero feminino e masculino. Tendo em vista este contexto, compreendemos que as/os professoras/es são fundamentais para proporcionar as reflexões a cerca da temática de gênero com o propósito de emancipar estas/es estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Realidade sexista em âmbito educacional: as experiências escolares vivenciadas pelas estudantes do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131912Y5&tokenCaptchar=03AGdBq24jzmJd-6WljUdcqe6KhZ13GR_XhpqrdE8cgilJmjcRMbdUmBuQ9J95MZGXZjh4CTvwoY-dzJsWkEQlrT_RZoukMgSyUQ0sTKzhzO89tRNLXmxQY-_nqEh3Vjd9urHxlJVZ-KQPbKIIr8hvSBI9HNcKYiC82nRAvqRe6gQWLI9lzfXBdc3wVPF6oKjoxoH6DeffTXhq0gVUYB0onrWJED7FVyGgTwE0k_J9IsK_C65MoxcNErZmo_qCPWmhEvVI28LqR06bUfd_WDfKeBi5AZaOZsgGIskIP2ENxscPCdY1OpSoxuX58FxN8jM7r8MSQSww-PKbAkfxLH9TKi2qs7rwM0j8jUceqo7lcloHNdn-sQx0LfWvhSeNKjImuQmCCcONBt8aj1KgJpHYInqTBZy23HMcO6SheXrydSEYfL0xWacdPwxt7877S4O2ZOajQMIfDUyIXK438DKcaznPm6CxcGcj3w | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq27T9uBfDFWQAIkur46YDL-AJw_e6AFu_D_M8xH5eWygN0RD7DIfuei_7Om1scZ7Nvj8TsVZBxXfdEXa4_nBGbURBEjAboxCRH8V69nNVcpB8RzfgTHs1usBPBcmPr8_5D9nSfnYsx-MU5NstGipzUqBPrIsK-Jwl6iltJixI8T6BJR0u2KINcCD5VpuI7-MONWF2eSwsrO_e2lnxXXoYdWHZP-g2uZVDdpMFAQrHmYN_chsZmxbWaK-L1jKE9_HaDw1qadb7IGiRYJQcN9yC3_2B9bR1mh6SwuPn-nGJDhtd16Ti6tWaZKgr6A7O98nejLyNc8rDntrbp4_mmIVt57wkEW86Tpi4rJd9T32mDbe189bcppeeCO7cHq9BlENaRbFMuQU5zSRVvJ6m3aiZH1ABEEVYcoJgu7N6bla3OyXrW1ba8Bpo3jlimivHaJFJQAEjyB4htfTBrX2icJHjQav-CZhmA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This is a completion of course work aimed to understand how the formative experiences of teachers have contributed to a formation (not) sexist of young people who are attending high school. We use the qualitative approach and the Method of Enlarged Case to expand our discussions. The survey was conducted in the town of Gravatá-PE and had the interviewed teachers and students of high school. Our job seeks to analyze how the teachers practices in the classroom influence students positively and negatively. We seek to understand the views of female students on the discussions about gender and what chauvinistic, sexist and misogynist taxes that these students experience within the school context. Still we analyze the high school characteristics and how this can be a moment for gender discussions and emancipation of these young. We believe that more and more issues of gender should be worked within the school context, as the young people still experience in those spaces prejudiced practices. These practices take place by the teachers, by often believe that women and men are different and comes from the students themselves who still have a dichotomy between female and male. Given this context, we understand that the teachers are essential to provide the reflections about the gender issues in order to emancipate these students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CHAGAS, Tâmires Karen Eloi das.pdf | 694,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons