Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41188

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Julianne Luiza da-
dc.date.accessioned2021-09-27T18:02:36Z-
dc.date.available2021-09-27T18:02:36Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.date.submitted2021-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Julianne Luiza da. O pensar e sua relação com a formação humana: uma análise da educação integral segundo a perspectiva de Hannah Arendt. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41188-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de compreender e analisar a relação entre a problemática do pensar, traçada por Hannah Arendt, e a experiência formativa que se estabelece na Escola de Referência. Seguindo o caminho da hermenêutica fenomenológica, o estudo contempla uma pesquisa bibliográfica que discute o significado do pensar em Arendt, caracterizando-o como atividade do espírito que se ocupa com a busca de sentido, a qual se relaciona à vivência ética, de um ser que vive de acordo consigo mesmo. Assumindo tal direcionamento, o estudo se ocupa com a realidade da Escola de Referência em Ensino Médio Corsina Braga, descrevendo a experiência formativa de jovens, que se revela marcada por limites expressos na tríade tempo-espaço-currículo, nos problemas relativos à ampliação da jornada escolar em espaços inadequados, com um currículo centrado na dimensão do logos. Nessa realidade, se evidencia a prática pedagógica da escola, marcada por uma ação docente pautada no diálogo, caminho possível à atividade do pensar, a qual se une a conteúdos relacionados à realidade social que exigem posturas éticas dos jovens, as quais são associadas à vida pessoal e profissional dos mesmos. Compreendemos essa realidade à luz da contribuição de Arendt, discutindo e relacionando pensar/ética com a Educação Integral. A análise revela os desafios enfrentados pela educação para a formação do pensamento, ante a problemática do conhecer, do logos, do pragmatismo e utilitarismo na educação. Ao mesmo tempo, revela iniciativas discretas de uma experiência formativa para o pensar e a ética, relacionadas à ação docente. Essas questões constituem-se em desafios à educação escolar ainda marcada pela ênfase no aspecto cognitivo, constituindo-se numa exigência refletir sobre a necessidade de uma educação integral que considere a dimensão espiritual dos sujeitos, como aquela capaz de guiar os mesmos equilibrando as várias dimensões do ser humano.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectArendt, Hannah, 1906-1975pt_BR
dc.titleO pensar e sua relação com a formação humana: uma análise da educação integral segundo a perspectiva de Hannah Arendt.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4816239U9&tokenCaptchar=03AGdBq241RB5yn2JwhG6f_FfEyr1-zzcQJxhiD8jnqC-LLuDIXQ6v1bQS6EJQtezKeXPlWUTOjn3YALuHjRZ53iqW17xSLJ0rUTKzxRNc9XNXttktZZKIpMbMliSaJi8wG2ZAZ3kUJkn9jkuzfNlZmLfQiQkBpisDyGrzH0Frb7gtPvOU1n4pYWX2q4b7KwGu2hRFimpjKgK-6200uxEl6-kExOaldLPq8sSTUgKD6l7C8wWrEXZaK7hRLOKHuJhbcksOTbn1RxjLQYJuAgeDkCL54NljM6sw4CexJsZl-I46z0JIwAYckKJsPcD2inTysEtTI1_ssTU8Y9-arrlrc7kxOF2Bl5xQgNdnTi2oq1Y3Bx26EKiskP27K9STgI-vKd51fyVUcQB5wAfMMQOgAp4-8vqAT46ZqzvjAkj5BqMCwW9LrfGjzEySZlc0hJqQHexAEA7K-qxS2KgnncIiGCyDn5oLGSub_wpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779952Z5&tokenCaptchar=03AGdBq24Ap8Z_XmcYsl4NOgrWVmi9XGV91rla2uWXzrMB7-VY7MaNwAEIvYwxJudhSpRnh1vMotH00LgRnVUJy0HeaTyvWwTzkpGuoEa1WJfJBz-4XLkDl5kTmEnZmDffPYQbsXvqoT_jQSX1YXPvHAM_jb7Bzj4BvgwWNRe9MHoU5kRbawhBTprO6rGdc1JOwM0xUQqdmXSsm9fiwKDlNWLuyEiREKNs7FNzx9WrSfpB8quiIKnbU2Ce1vKL5lSkkQIBEp0RiWGK0e1GhHQyGKRpApx1zOVXvhE1jXAaJxiDADYwJFvozLObBBlFVOkRrdC51m2hCl59W428fiyBd8xfDO2bGkDadtSZzEHPm7xdRpcKYRei53fNigaJETS5J-CSlJ5DS7VN2lVXmZugUqHJid1uHr5KTiFVv0sxLLspu5EZ_f1UH7N_MWFMXUbfwe6Ud0_x03GG_88F2PNK2HMl-wxt3lZ_ZApt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to understand and analyze the relation between the problem of thinking, drawn by Hannah Arendt, and the formative experience that is established in the School of Reference. Following the path of phenomenological hermeneutics, the study contemplates a bibliographical research that discusses the meaning of Arendt's thinking, characterizing it as activity of the spirit that engages with the search for meaning, which is related to the ethical experience, being someone who lives according to himself. Assuming this direction, the study deals with the reality of the Corsina Braga High School Reference, describing the formative experience of young people, which is marked by limits expressed in the time-space-curriculum triad, in the problems related to the extension of the student journey in inadequate spaces, with a curriculum centered on the size of the logos. In this reality, it is evident the pedagogical practice of the school, marked by a teaching action based on dialogue, a possible way to the activity of thinking, which joins contents related to social reality that require ethical attitudes of young people, which are associated with personal and professional life. We understand this reality by Arendt's contribution, discussing and relating thinking / ethics to Integral Education. The analysis reveals the challenges faced by education for the formation of thought, through the problem of knowing, logos, pragmatism and utilitarianism in education. At the same time, it reveals discrete initiatives of a formative experience for the thinking and the ethics, related to the teaching action. These issues constitute challenges to school education still marked by the emphasis on the cognitive aspect, constituting a requirement to reflect on the need for an integral education that considers the spiritual dimension of the subjects, as that able to guide the same balancing the various dimensions of the human being.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Julianne Luiza da.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons