Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41187
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Eliana Célia Ismael da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Rita de Cássia de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T17:00:52Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T17:00:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rita de Cássia de Almeida. Gênero na educação infantil: um olhar para as brincadeiras no espaço escolar. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41187 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discute acerca de como estão sendo orientadas as questões de gênero nas brincadeiras infantis. Objetivando verificar o direcionamento das brincadeiras para meninos e meninas; conhecer como essas se relacionam na ausência da supervisão de adultos / professor (a) e identificar quais as concepções de gênero que emergem a partir das práticas desenvolvidas pelas docentes. A pesquisa se insere na Educação Infantil em 3 turmas com crianças de 4 a 6 anos e três professoras. Para tanto, embasamo-nos teoricamente em autores/as como Louro (1997), Vygotsky (2007), Wallon (2010) e Kishimoto (2010). No que diz respeito ao percurso metodológico, foram realizadas observações de toda a rotina das crianças e entrevistas semiestruturada com as professoras. Para tratar dos dados da pesquisa utilizamo-nos da análise do conteúdo, na perspectiva de Bardin (2006). Concluímos que embora as brincadeiras e atividades lúdicas marcassem a rotina das crianças, os direcionamentos desses momentos ainda deixam a desejar e o desconhecimento das ideias/discussões e conceitos que envolvem o termo gênero contribui para a omissão/silenciamento de uma prática docente que forme para as interações sociais mais igualitárias entre meninos e meninas. Não pretendemos aqui culpabilizar os/as educadores/as, pois são diversas lacunas que contribuem para que a discussão de gênero seja silenciada, favorecendo a reprodução de padrões normativos, sujeitando crianças a experiências conflituosas e desnecessárias. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Gênero na educação infantil: um olhar para as brincadeiras no espaço escolar. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8476569H0&tokenCaptchar=03AGdBq26IyPeN5QfEToUX3wehzeaF3VT76u0qBoUOhBLVAHtdhwdJN7TAKH94Fwwp7fQvmp9PCblaRk3lOG_HuuR7lP6lSOg01Fd7u3XPa0FwtmUX1LQqkGWSqw2kNkB-AmUJVgA7sRXDy4SQ634zaIx8gsQ2zkW2HTavA1xfhnqyeMenlGypu9NRNTrKVuYEEMZKfAAQHYFFGdDkN5Tvv6GzitUA_8_v4XeBsAn6v0OxELzpEO74XJjDNaridSuCczkZvU6wp5GTaEktOlO-GQ_DzhthUBKy-8FEcpJwRMwfhXx-Eu688hb22Oixs4K6h4dCoxTvOZvo3CqzzQMnid4B574-yt0nTjCit9SofyvSDlW-NaBkJ4JTOrgNRzzf8_OHr763FnLToh4CW7UGEH9w8C7HdeRG2NkAzgiEsw3jYMyEqBJldZc31pxeKTBXcojRiO0KGdUF76zs1j0yG9aX0wNeDnKV7w | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797992Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25fbNIRGrSQU3CGw-gTtH-m8gkcn3KgHDZac9Np69Dt0jkftX0BpiOHyvBNjDVT5jjmNa24CKC9ixjnW6Bqv7llTmR4cbxfF3vNad9B1cVjtUrawvWGAYnWcUCTTyrX5qGaCmAtaMORsIubttDZ6ONsOFJPcQE4s_xiK7LolNioKmAyQANcA9qQ1MDltEtoF5K8HoEF5xOppQ-qYRlLq4AVixefZqzc09Z5iMl5vWTKM4ps7-_mDnG2ZmXzkRLWWUHu1yb_qzc2XvfIN1a2jCdW1dAxRJFmzuJF9ekJle6FufOT2GjzVnXPeirqtT6D99nSkZac6U1p476Qo_M3G3PF5QkiLDdonp-IHXxLdmzJCcNvgcLz3zBDrrDhDx8WtK9svU6tvxOwjCATdCFZtnuGcbvjqD9cBdarLU3S_PGCPJe6hiOtkJkzX4fDTboWsvhHujbGOvChB7mMila5NMmiErgmLw | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work discusses about how the gender issues are being addressed in the children’s games. Aiming to verify the directions of the games for boys and girls; to know how they relate in the absence of adult / teacher supervision and to identify which gender issues emerge from the practices developed by teachers. The research is inserted in early childhood education in 3 classes with children from 4 to 6 years old and three teachers. Therefore, we base ourselves theoretically in authors such as Louro (1997), Vygotsky (2007), Wallon (2010) and Kishimoto (2010). With regard to the methodological course, observations of the whole routine of children were made as well as semi-structured interviews with the teachers. To handle the data of the research we use content analysis, from the perspective of Bardin (2006). We concluded that although the games and playful activities mark the children’s routine, the directions of these moments still very mediocre and the ignorance of the ideas / discussions and concepts related to the term gender contribute to the omission / silencing of a teaching practice that forms the most egalitarian social interactions between boys and girls. We do not intend here to blame the teachers, because there are several gaps that contribute to the silence of the gender discussion, favoring the reproduction of normative standards, subjecting the child to conflictual and unnecessary experiences. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Rita de Cássia de Almeida.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons