Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41177
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Valdenice Maria Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T19:14:42Z | - |
dc.date.available | 2021-09-21T19:14:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-21 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Valdenice Maria Pereira. Concepções de professoras da rede municipal de Caruaru-PE em relação às estratégias formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41177 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objeto de estudo, concepções de professoras em relação às estratégias formativas do PNAIC. Essas estratégias, são ações ligadas ao conhecimento e à atuação do/a professor/a alfabetizador/a. Neste sentido, a questão que norteia a pesquisa é: Quais concepções têm as professoras em relação às estratégias formativas desenvolvidas pelo PNAIC, articuladas à alfabetização e letramento? Temos como objetivo geral, analisar as concepções de professoras em relação às estratégias formativas desenvolvidas no PNAIC, articuladas à alfabetização e letramento. E os objetivos específicos: 1) Identificar a compreensão de professoras referente às estratégias formativas do PNAIC e sua materialização na alfabetização e letramento; e 2) Verificar as possibilidades de aprendizagem atribuídas às estratégias formativas do PNAIC no contexto da sala de aula. A fundamentação teórica consiste em: Alarcão (2001; 2003), Pimenta (2008), Ferreira e Leal (2010), Silva J. e Almeida (2010), para tratar da formação de professores, Tardif (2014) para discutir a problematização da formação profissional, Ferreiro, Teberosky (1999) e Morais (2013) para fundamentar os processos de aquisição e elaboração de conhecimento da criança. Além de Soares (2013) e Silva A. (2010) para tratar da alfabetização e letramento. A pesquisa é qualitativa, desenvolvida no ano de 2016. Para coleta dos dados, utilizamos o questionário com perguntas abertas e fechadas. As participantes da pesquisa são 15 professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Caruaru. As categorias de análise que emergiram dos dados foram, "As estratégias formativas do PNAIC e sua materialização na alfabetização e letramento: estudo dirigido de textos, vídeo em debate e análise de atividades de alunos”, e “Possibilidades das estratégias formativas no contexto da sala de aula: renovação na atuação, conquista da dinamicidade e efetivação das aprendizagens dos alunos”. Os dados revelam, que as professoras participantes, compreendem que as estratégias formativas do PNAIC auxiliam na materialização da alfabetização e letramento, de diferentes maneiras: permitindo dinamismo no desenvolvimento das atividades; atendendo às especificidades do/da aluno/a; auxiliando no manuseio de materiais didáticos/pedagógicos e na construção cognitiva dos processos de alfabetização e letramento; possibilitando as práticas sociais da leitura e escrita e o contato com diferentes textos; e viabilizando a apropriação dos discursos apresentados nas formações e trocas de saberes entre aluno/a e professor/a. Identificamos também, que a formação do PNAIC possui elementos práticos/teóricos. A partir das concepções das professoras participantes da pesquisa, concluímos, que as estratégias formativas oferecem elementos que ajudam na atuação profissional e efetivação das aprendizagens dos alunos/as, principalmente as relacionadas à alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Concepções de professoras da rede municipal de Caruaru-PE em relação às estratégias formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8783758D3&tokenCaptchar=03AGdBq25sII8CxNe_vC281RXCptzXYtdAXfpcf8l1M0IU5JiTJUjkZWCUEZezwBnpexQQwmRqWxDpGVH4QeTMY_2RFBjVOIVyjuzXz0lGgNQl-5ERes_gYG6pG_Cg80LfZ0sZuKm7T4jFwpQe4XKsB4LhcmLQcDUVx3m1M16kaDTsPN8R57dhOxHhaLyWsO_y_YWCfBIFudUOdMRHHq6TyfB3xQtpy5FcpxxZfrN-eLiMcOLerNOnBByZY8jT_Xq6gWiiR01zjUQbSlqkwfGa-r_n8-tK_19pwnsLu7WBNuOlqFSBHDoEgl9AEGooeRymFtTxp3WNNLIRJXWCrDaFkJGyslbwHKjEztAiSH1QMjIdncC0j_WLdK0k_MFh1rnOz2ai0enqNqosOi_vyoSUwZDKhag85wtxdoGUZBSDpuqCgws7lIlvBJBtl09NK8-ndWV2jLZRbINLwv9f5V3OSO_nQdf_X3SvLg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731073H4&tokenCaptchar=03AGdBq25V41Wg4hvSgSyoUyFBoQqI96wfQGvxkmZgJzXi-UwGqzfJzg_UH2IhM0ip2Z0MwMAV_7QU8PVXzPrxpVw7KLl1PTz-m2v17ef6_BX9HEGay6R6qteSRtZYBFDgcbjf5qTxV1J5IPwEsBimP0VueX7Jknwym802uMn8RqglUBspwncv_V-rpCEE3D0aTsCTS8cubUSuIhgbc8JXXGGI1W3_jSOKCTiK6KP5HzuWy6cErI0xE8qwtacm1iSdtuUtEObY21ozOZr_ny1GGtBnGoYzhng54iqlXtXutcI0-SZm-oOZ8ydRng1RFeTD8AGn6wfwZrno7VhrvoMuSiLbd0KjRWXOicflNBb34hd82VI-PyK7ubmlL8I3Y-P4rSrBtc2TRL4xn-Jv-fIglwyYv2dr8LWhT_Wr-gRsOEKIeSHAvU-aRT_D0E1EHvPLEm7inKcplMPEE6zyEvHNIQ-5ablI2e8oyQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research has as aim of study, conceptions of teachers in relation to the formative strategies of the PNAIC. These strategies are actions related to the knowledge and performance of the literacy teacher. In this sense, the question that guides the research is: What conceptions do the teachers have in relation to the formative strategies developed by the PNAIC, articulated to literacy and the process of reading and writing? We have as general objective, to analyze the conceptions of teachers in relation to the formative strategies developed in the PNAIC, articulated to literacy and the process of reading and writing. And the specific objectives: 1) To identify the teachers' understanding of the formative strategies of the PNAIC and its materialization in literacy and the process of reading and writing; And 2) Check the learning possibilities attributed to the PNAIC formative strategies in the context of the classroom. The theoretical basis consists in: Alarcão (2001, 2003), Pimenta (2008), Ferreira and Leal (2010), Silva J. and Almeida (2010), to discuss teacher training, Tardif (2014) to discuss the problematization of Vocational training, Ferreiro, Teberosky (1999) and Morais (2013) to support the child acquisition and elaboration processes. In addition to Soares (2013) and Silva A. (2010) to deal with literacy and the process of reading and writing. The research is qualitative, developed in 2016. For data collection, we used the questionnaire with open and closed questions. The participants of the research are 15 literacy teachers from the municipal public network of Caruaru. The categories of analysis that emerged from the data were: "The formative strategies of the PNAIC and its materialization in literacy and the process of reading and writing: directed study of texts, video in debate and analysis of activities student", and "Possibilities of the formative strategies in the context of the room the data show that the participating teachers understand that the formative strategies of the PNAIC help in the materialization of literacy and the process of reading and writing, in different ways: allowing dynamism in the development of the activities, taking into account the specificities of the student, helping in the manipulation of didactic / pedagogical materials and in the cognitive construction of the literacy and literacy processes, enabling the social practices of reading and writing and contact with different texts; Appropriation of the speeches presented in the formations and exchanges of knowledge between the student and teacher. We also identify that the formation of the PNAIC has practical / theoretical elements. From the conceptions of the teachers participating in the research, we conclude that the formative strategies offer elements that help in the professional performance and effectiveness of students' learning, especially those related to literacy and literacy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAVALCANTI, Valdenice Maria Pereira.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons