Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41162
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Jairo Émerson Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-14T23:35:01Z | - |
dc.date.available | 2021-09-14T23:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-14 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Jairo Émerson Santana. Um estudo documental sobre a matriz de referência do ENEM e dos itens de matemática das edições de 2014 e 2015. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41162 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo documental que objetivou analisar a matriz documental do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) da área de Matemática e suas Tecnologias, no período de 2014 a 2015. Para tanto, buscamos identificar as competências, habilidades e os objetos do conhecimento que foram contempladas nos itens/questões dos exames delimitados, estabelecendo uma relação com os Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco para a Educação Básica. O estudo documental foi realizado por meio da análise da Matriz de Referência do ENEM, dos exames das edições 2014 e 2015 e do Guia de Elaboração e Revisão de Itens/questões, além dos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica em Pernambuco. O estudo realizado nos permitiu associar as questões/itens dos exames analisados às competências, habilidades e objetos de conhecimento identificados na matriz de referência e nos demais documentos que compõem o corpus da pesquisa. Os resultados das análises mostram que algumas competências e habilidades foram mais comtempladas nos exames do que outras, o que também foi observado com relação aos objetos de conhecimento matemáticos. Entendemos, no entanto, que todas as competências, habilidades e objetos de conhecimentos identificados nos documentos analisados são relevantes para a construção do pensamento matemático do aluno e que isto requer um olhar crítico por parte do professor. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Um estudo documental sobre a matriz de referência do ENEM e dos itens de matemática das edições de 2014 e 2015. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387630Y0&tokenCaptchar=03AGdBq26QqgmKskRhKzZlYmagjmX_1qE7aQzGzojV2qsQC_EadXw42_NTzRjThUMwC9UXPgBXlRp3YORZ9DlzHw5dKdO-XslDQcClSS54uZY9hfHkst6COrByF4qtAGaqh1S1yAE1j_sYAX6rnsjK9j_FSiEk_xuZKmWKn6GpfU1OCvCkwKt38bZS4zZd-j6u1-jRD-OwG3NCmIOQAJnByHu3wsupQHU3et9v-fvMC0dHqMVwlagB2oGK2jRwc3GNbCcwz7SNRLgdmozSz_sulb__HlHz_jgKE8_svsvd3NMNbcoues__2730SIo6arp3eLi-ydK0q0SOMC_vbWBt5pW5hu4zyBQv7G5MDnmTnjaZUxG1iTlvqh7__Y0hYv1ENFKZMD5X3Djsirx87L7D-5ENtKnWPY2LdRwBS35w8lT34xUSXRPOFJTfVIk0xzI4paughAQiB1cLULDvyx8y-OK0oG-KvJUN_A | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708056T9&tokenCaptchar=03AGdBq24JXkcT2yrQch0ushlGPDR-o04xOBGOFHUnincHgoaYBWwqxfrAxh0tdENq1cDRSA_B6KZKo6Z-nazrN3RKpakvRKlOtEPu4gugF6QjTT2OsODOaY3XqGFLNoEVM5D3Ua1oWwfSw8wM0nrDt7QMO2n9CInd5EiKBiRFBVAiKHua7-uKYttH3vzrGu1xGFcGFZUY929p8LIDAs18NegRZK-nsQamzONSAT7STT-JyvzdECZBkBEyp0taWDpfIxV1nyM-o9ZeBzVTnAhzBkSXshfEPxJjcyOKQhrnKxpIoAL2VxI6hAXGGnGs4U0qa6QZkUnawJx1LFs2SrnacsT22AMSU8lBUzz9PPgp1db47Indowv25SnEshKZcEVZr5Dk61TL5XPVq_IQW1hIp9cLIxXnty2Io07tLGfI4g7KnemmqP-Br3uWiEN5UH0bgJh3cuKGgcnGXsRn5N55C0HP75acMDDidg | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation presents a documentary study that aimed to analyze the documentary matrix of the National High School Examination (ENEM) in the area of Mathematics and its Technologies, from 2014 to 2015. In order to do so, we seek to identify the competences, The objects of knowledge that were contemplated in the items / questions of the delimited exams, establishing a relation with the Curricular Parameters of the State of Pernambuco for the Basic Education. The documentary study was carried out through the analysis of the Reference Matrix of the ENEM, the exams of the 2014 and 2015 editions and the Guide for Elaboration and Review of Items / questions, as well as the Curricular Parameters for Basic Education in Pernambuco. The study allowed us to associate the questions / items of the exams analyzed with the competences, skills and knowledge objects identified in the reference matrix and in the other documents that make up the corpus of the research. The results of the analyzes show that some skills and abilities were more contemplated in the exams than others, which was also observed with respect to the mathematical knowledge objects. We understand, however, that all the skills, abilities and objects of knowledge identified in the documents analyzed are relevant for the construction of the mathematical thinking of the student and that this requires a critical look on the part of the teacher. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BATISTA, Jairo Emerson Santana.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons