Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41157

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorXAVIER, Maria Graciele de Melo Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-13T21:40:20Z-
dc.date.available2021-09-13T21:40:20Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.date.submitted2021-09-13-
dc.identifier.citationXAVIER, Maria Graciele de Melo Oliveira. Problemas combinatórios e sua discussão em uma escola do campo. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41157-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo Analisar a relação entre a combinatória e os contextos (realidade, semi-realidade, matemática) envolvidos a prática de alunos da educação do campo, para isso, foi necessário identificar também que relações existem entre a vida fora da escola (práticas sociais, culturais e profissionais) e na vida escolar dos alunos do campo. Dessa forma, foi necessário investigar como a Combinatória está sendo abordada na escola campesina, como também, analisou-se qual a relação que esses alunos fazem sobre os conteúdos apresentados na sala de aula com a sua realidade de camponeses, assim trazendo discussão de contexto diferenciados apresentados na Educação Matemática Critica de Skovsmose. Essa pesquisa foi realizada na escola do campo situada na Vila Bengalas no município de Passira com 3 (três) professores de matemática e com 68 (sessenta e oito) alunos pertencente ao 2º do Ensino Médio. Para a obter resultados optamos pela aplicação de questionários, onde foi aplicado um questionário para os professores atuantes na escola, buscando saber sobre sua formação e atuação na área de matemática e se existe diferença entre alunos do campo e alunos da cidade já que os mesmo professores atuam nos dois contextos. E sobre a análise dos alunos utilizamos dois questionários no primeiro buscamos saber sobre sua vida cotidiana se exerciam alguma atividade voltada para o campo, quais eram seus planos para o futuro, se desejavam um dia saírem do campo para a cidade, já no segundo questionário era composto por 5 (cinco) problemas referente a Combinatória e com isso sondar se eles fazem alguma relação da matemática vista em sala de aula com a matemática que eles tem das raízes campesinas. A análise do questionário e dos problemas nos mostrou que uma parte dos alunos participantes desenvolve atividades voltadas para o campo e uma grande parte deseja um dia saírem do campo para a cidade. Além disso, não reconhece os conceitos de Combinatória no seu cotidiano e segundo eles utilizam operações básica da matemática no seu dia-a-dia.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.titleProblemas combinatórios e sua discussão em uma escola do campo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq27wuvQxwF2c1XIsI3RCYEj1c7VE5Sm1Ho5MHvNheixIsaXKqFqZiWLwhbPrCEF7DJCKeHZ4iXHfA1JvFGkojaYGhKWoLq8LSixYNPfMMijjDlsf3rZDTIJpwc9xiJGE1ovSzPkntMMO7SP5dC6lWLPhfNm6h-xI2kyunhAgMfBCmhoVlSKCccn6Rot_sK_CnDSPxJNPqPXsNZLNXDCMcy3oFkujST9aVEuBrrrMQUQVp-BsVxHNYBT-L8qXQiZyCU5czh-rwfX8S61Mgmw9H6KaMMnUZHBFXtXJQxWloLD3oHX09oEAhecnl6uv9myaxeLMyQSurl125AXrEabPb5SFtmQOu6rBDjm5Y09uqo9f1AkvK2dZmPAbh790zMjpglZm7rNRXKhqrhRX7fykM8qH6s-TmQ_ZQ0Wi2G-IHK6izvLMnNo7drMr4rBTyFRHpHHTUfTlJQBIx4bDPnUpo4tKMPbfgQpt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze the relationship between the combinatorial and contexts (reality, semi-reality, mathematics) involved the practice of students of the countryside education, for this, it was necessary to identify also what relationships exist between life outside school ( Social, cultural and professional practices) and in the school life of rural students. Thus, it was necessary to investigate how the Combinatorial is being approached in the peasant school, as well as, it was analyzed the relation that these students make about the contents presented in the classroom with their reality of peasants, so bringing differentiated discussion of context presented in the Mathematical Critical Education of Skovsmose. This research was carried out in the countryside school located in Bengalas Village in the county of Passira, with 3 (three) mathematics teachers and 68 (sixty-eight) students belonging to the 2nd year of secondary education. In order to obtain results, we opted for the application of questionnaires, where a questionnaire was applied to teachers working in the school, seeking to know about their training and performance in the area of mathematics and if there is a difference between students in the field and students in the city since the same teachers In both contexts. And on the analysis of the students we used two questionnaires in the first one we looked for to know about their daily life if they exerted some activity directed to the field, what were their plans for the future, if they wished one day to leave the field to the city, already in the second questionnaire era Composed of 5 (five) problems relating to Combinatorial and with that to probe if they do some relation of the mathematics seen in the classroom with the mathematics that they have of the peasant roots. The analysis of the questionnaire and the problems showed that a part of the participating students develop activities directed to the field and a great part wishes to one day leave the field to the city. In addition, he does not recognize the concepts of Combinatorial in his daily life and according to them they use basic operations of mathematics in their day to day life.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XAVIER, Maria Graciele de Melo Oliveira.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons