Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41139
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis Jose Tavares | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Suelane Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T02:38:50Z | - |
dc.date.available | 2021-09-10T02:38:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-09 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Suelane Maria. O uso da resolução de problemas como metodologia: no ensino de equações polinomiais do primeiro grau. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41139 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo identificar estratégias utilizadas por alunos na resolução de problemas como metodologia de ensino, pode contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo de equações polinomiais do primeiro grau. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma composta por 32 alunos, divididos em quatro grupos de oito alunos cada, os grupos permaneceram os mesmos até o final do nosso trabalho e foram classificados em G1 (Grupo 1), G2 (Grupo 2), G3 (Grupo 3) e G4 (Grupo 4). Todos eram estudantes do 7º ano da educação básica da rede municipal na cidade de Gravatá – PE. Para coleta de nossos dados foram realizadas quatro intervenções com esses grupos de alunos, aplicamos apenas um problema por dia, em que o conteúdo de equações polinomiais do primeiro grau foi trabalhado. Para o desenvolvimento das nossas atividades optamos por utilizar problemas de partilha com uma e com duas relações. Depois disso demos início a análise dos dados, os quais verificamos que uma das estratégias mais utilizadas pelos alunos para solucionarem os problemas foi adicionar valores, além disso observamos que eles apresentam dificuldades em representar algebricamente as equações, e também nos procedimentos aritméticos, mas observamos que estas dificuldades foram diminuindo conforme íamos fazendo as intervenções, e o uso da resolução de problema como metodologia contribuiu de forma positiva no desenvolvimento dos trabalhos. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Polinômios | pt_BR |
dc.title | O uso da resolução de problemas como metodologia: no ensino de equações polinomiais do primeiro grau. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365742Z7&tokenCaptchar=03AGdBq24WDM_qt3ZtdtdjL6EVaApHdnatUfa5i5cDxNy-jArIYRDaWuDgW04gSq7fFuaf0_iMb2PMbrJDPOl7mpoMNvAFbbzLP1jQD2T9S6YE2UyoGNUZyaftfkMUCVXSGBz_FE_htcetFf5H9WexQR5EGMpb0dxGEvc2khXOQh13P31lp3vCTw7c4bxm0TCAUmVnKMOH1l4epP3gq9M3SKw7r9c6iN_J2oF6qnSwruICbgz1lBiQD3RkK0kF0VDna52ahG9NfeJqqKQiPXbXpv0SD0jCF9WKXhXGQaVADy1SSfi0uj2TZjf5VYZQLZybrnOIU007NL2XfPdVU-y--rni-HkhHsgFKD7IuHBe_1FYVoa6uz1rK5vdyUIteYcV3MVqFoOdAbknnywOWZwNm4mdnfcgvCa4abiruoqZLxEsoF0qa5Ha8b2QtCWB4QshZu89caKKsaeO6UKnBH8nhrpUbtX8zeRjLw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq27gfOSnLyOdMCG4UUgcWtRD6044X_QHGWg69JFVVVvk10X41UasOotwynRrEGU6vNQ-HX6Bx35SlhKHKBm89zQbJRY0mU_7mOOkEMVXuSIHWTbbgG3LbPGViu1xwwlPZaQHsQqb7K9ukJz9PO4keAWB5YfTDeXmLROGFJBWEri-PR75RNWaYvBy0R9wrmQBcN6jqjP3jP9sjb0yE_51JF2Tq0v5SxOD2786-0RZWRsPRlmYIs9HiQX7AIixSpjuLiibZbkUGsYG5u4s3uhWzsqwP47Xi1ejl24ApNVhpxwxx58id_77iExEJi5XZjynjOQ2WiFn7VKWuFrZS8-e5g_ohfVjnKVBIvE8QJrSy2PMKhlqgofB73OTJbuGPGEhTqFnp7a5BJKaVtJqKeF70_t4EGAvcTKYIuFNw5zpNR29Z6CkEFCK_UFIqN447l5JnfPf_jHEXGVqo433iqVY6lILQdfyOw | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to identify strategies used by students in solving problems such as teaching methodology, can contribute to the teaching and learning of the content of polynomial equations of the first degree. The research was conducted with a group composed of 32 students, divided into four groups of eight students each, the groups remained the same until the end of our work and were classified as G1 (Group 1), G2 (Group 2), G3 ( Group 3) and G4 (Group 4). All were students of the 7th year of basic education in the municipal schools in the city of Gravatá - PE. To collect our data we did four interventions with those groups of students, only one issue was applied a day, in which the content of polynomial equations of the first degree was worked. For the development of our activities, we choose the sharing problems ones with one and with two relationships. After that we started to analyze the data and was detected that one of the strategies most used by students to solve the problems was to add values also noted that they have difficulties in representing algebraic equations, as well as in arithmetic procedures, but we noticed that these difficulties were diminishing as we were doing the interventions and the use of problem solving methodology and it contributed positively to the development of the work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIEIRA, Suelane Maria.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons