Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da | - |
dc.contributor.author | BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-04T00:14:12Z | - |
dc.date.available | 2021-09-04T00:14:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes. A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais: uma proposta de modelo ludonarrativo de análise. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083 | - |
dc.description.abstract | Devido às limitações tecnológicas, os jogos digitais iniciaram na indústria com poucos recursos para contar histórias, manifestando progressivamente tipos distintos de narrativa até convergir com o cinema e empreender um desprendimento da sétima arte para consolidar a sua própria linguagem. Como manifestação humana anterior a própria cultura, o jogo possui autossuficiência linguística e narrativa devido principalmente a mecânica, que é um dos seus principais componentes. Este trabalho levanta a hipótese do potencial dos jogos de proverem experiências estéticas por meio da mecânica, considerando suas especificidades narrativas e sua capacidade de significação de eventos emergentes em detrimento de histórias roteirizadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Planejamento e Contextualização de Artefatos | pt_BR |
dc.subject | Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Emergência | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Narratividade | pt_BR |
dc.title | A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais : uma proposta de modelo ludonarrativo de análise | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FALCÃO, Leonardo Henrique Lago | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8293687144495738 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9871981994349128 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Due to technological limitations, digital games started in the industry with few resources for storytelling, progressively manifesting different types of narrative until converging with cinema and undertaking a detachment from the seventh art to consolidate their own language. As a human manifestation prior to the culture itself, the game has linguistic and narrative self-sufficiency due mainly to mechanics, which is one of its main components. This work raises the hypothesis of the potential of games to provide aesthetic experiences through mechanics, considering their narrative specificities and their ability to signify emerging events to the detriment of scripted stories. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6690513714981354 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luis Rodrigo Gomes Brandão.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons