Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41062
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Luan Danilo Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T16:56:44Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T16:56:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luan Danilo Silva dos. Investigando as relações entre conceitos de limite de função real com o auxílio dos mapas conceituais. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41062 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem por objetivo analisar quais os conceitos de e a partir de Limite de Função Real que os discentes apresentam no componente curriculares de Cálculo Diferencial e Integral (Cálculo 1) ofertado pelo CAA, baseando-se na problemática de como estão sendo estruturados e como podem afetarem estudos posteriores. Para isto, realizamos uma intervenção que contou com um conjunto de 5 discentes do 4º período do curso de Licenciatura em Matemática, recém egressos da componente Cálculo 1, que construíram individualmente um mapa conceitual, apresentando conceitos raízes incluindo Limite e alguns derivados das ideias. Os mapas serviram de base para uma avaliação quanto às proposições adequadas e inadequadas, possíveis reconciliações integrativas e diferenciações progressivas. Para avalição das unidades semânticas, fez-se o uso da ferramenta da Tabela de Clareza Proposicional (TCP), classificando-as em nível 1 para as proposições inadequadas a nível 5 para as adequadas. Como resultados, em geral, podemos constatar que os alunos não conseguem reconciliar os conceitos de Continuidade, Derivadas e/ou de Integrais com o conceito de Limite e, em alguns casos, não conseguem diferenciar progressivamente alguns destes. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Cálculo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Investigando as relações entre conceitos de limite de função real com o auxílio dos mapas conceituais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GOMES, Elizabeth Lacerda | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4697430Y8&tokenCaptchar=03AGdBq27g6yxOubgCJ7kndBYHwE9ME5lOTc2xFz5iPpy2AutTc5zxB7_TZTWlRYHy581_9yvzfVEIehdT9IpGVmeuBLxD7ZdSdHRNA6xNpsVULOCf8UF4e1_QHvCw_bwiITQiGR6-WVQSC5xseEEH-v72A6K_xPIo6bzoOhPWysuECNr0cEqiql81ubdkAOsIFVil08gR7uaXlXGjt9h_gIPAzuq_o9MKzsZojJ92szdgybUGXd0HY_geHOwuVv42kMhclc_7WwJa-KBBKhHFATJCZcWt5B7JHgJtYseT-8vbbQtLGTWW5NpXWA9dVo6j-lC5-X8v0p5mhujPKab2EnQMVI-OpxMUICJkLwa0M7jUoU8MQzikBNrnsQKepeok6M8Yn4u3Mn0mkdjbQ8lpX-71rLFLR3PA32sxz0lu6hW3GtVb6OcA9eT7EJmQyJ8cKk7ZKsJyg3EHkYoGMw_8vMYJ59ZbOhCzxg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721108E1&tokenCaptchar=03AGdBq25NfyWKRPaJjoCFZXLRrLd9X1XE-I01s80LrQ5vXzBbDRBdVFj-_5tDjdRsamA4OK3ll0hVWgQh56JrkSQzLXZGUNUzQqH09aAc3UZbPCqh6Q7FHJdbcUABgoZDhC2S67xeAmWukGcEAJlVflfAdbvdAb-GrMPrW00z_rZykKDacTYedkrIHhcOToeUirbmk1i4kiowVDTYMoWGnG8IDyrBnmwgQl0_RSzvFLn6fP2F1E41Ez2ik9p-Q_MXelPGtcErHU9c2NG1YX7vgKFx--_Ni9za8JBIuz1U_MjijHk5t9oY7ui_JAkltDGAr-eAC4fDK2QYz_eA4PIfUblG6Kl4V7NPtFemaYi_NRbY_FANVLsGkIw8rKfMhDOZA2SW-I4HFxIbt35aPkD00FOUCa5qf_ajPAqTwZ9w5I3lR5XfIla_qTyZptjWpk5AG95jFAJRb0um1V9W-ZkmwvWPYb9xEaeeHw | pt_BR |
dc.description.abstractx | This qualitative research aims to analyze the concepts of Limits of Real Functions, which are presented to the students as curricular contents at the course of Differential and Integral Calculus (Calculus 1), offered by CAA, and it is based on the matter of how these concepts are being organized and how they could affect a subsequent study. For this, we accomplished an intervention that involved an amount of 5 students of the 4th semester of the faculty of Mathematics Licentiate, who recently attended to the course of Calculus 1 and built individually a conceptual map, in which are presented conceptual roots that include Limits and some derived ideas. The maps were the base of an evaluation of the appropriate and inappropriate propositions, possible integrative reconciliations and progressive differentiations. For the evaluation of the semantic units, it was used the Table of Clarity’s tool (TCP), and the units were classified by level 1 for those inappropriate propositions and level 5 for the appropriate ones. As results, in general, we can realize that the students are not able to reconcile the concepts of Continuity, Derivatives and/or Integrals with concepts of limit and, in some cases, they aren’t able to differentiate some of these. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246629P8&tokenCaptchar=03AGdBq25snGChsoZGLcDI2cnf0DjrWCMAY3O5TLaCuzGGDboejvzYVQV93T0tcW-WYbSWVQQqXhzzO_YVjMn5Eh3xriadU0nzg12tZYlxHNScU0rr4b2qheXwE0KQU2CwYVKk7yQUKZSp3-t3ElLz32NK9IXz4LFad6u5UXYtT3Ww4qGuaQuvbYneWjwQKftK48nUAWFBH3g139wwO3YqHuy9tv-D_I5qEFBInMeCd-8ZaXsdgUBNtYy6RJ2-h-pa29vTZfCZIP2Rj4lO-oFoah2-Zc52Cl3cYKUv2VQruVaFyzX9vPz8BWx9Dmx9_zPi3OS-yMfu-1Tuk7WPwg-bc1sl4U9euRgijY5VHDTqWm-8anVux3sCNZmTA4KOcHBDtDI8wi6OXSR1Tc2QyyWCln-CAXys_GrdUPLD_j3WAEd0qnkFAGTjAWNBWTuQgM9FNsP-w_gEPm4AZwTjilvZ2kdVVR2QKY33Mg | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Luan Danilo Silva dos.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.