Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41016
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTINHO, Marcelo Farias | - |
dc.contributor.author | COSTA JÚNIOR, Jonas Gonzaga da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-21T22:30:00Z | - |
dc.date.available | 2021-08-21T22:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | COSTA JÚNIOR, Jonas Gonzaga da. Massivo e Experimental: tendências cinematográficas que emergem junto ao paradigma digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41016 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento das tecnologias eletrônico-digitais, além de transformarem o cotidiano global, promoveram uma intensa reestruturação no campo da arte. O cinema, para além dos suportes de imersão e interatividade, vem expandindo sua definição e modificando aspectos compreendidos como essenciais. Através do contato com as novas tecnologias, elementos norteadores do campo cinematográfico, muitas vezes tidos como opostos, vem sendo progressivamente aproximados, colocando em contato códigos distintos e promovendo o surgimento de expressões singulares. Destacando a perspectiva levantada pela noção de pós-cinema, o presente trabalho busca compreender o fenômeno de apropriação de práticas e códigos discursivos que ocorrem no cinema contemporâneo através da análise do filme A árvore da vida (2012) de Terrence Malick. Tal obra foi escolhida por evidenciar a apropriação de códigos do cinema experimental pelo cinema convencional, aproximando o experimental do massivo. Também se pretende identificar as formas expressivas mais evidentes na contemporaneidade, percebendo a relação que estes formatos possuem com a expansão do campo cinematográfico e apontando as principais tendências do cinema contemporâneo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino das Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Cinema contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Cinema Experimental | pt_BR |
dc.subject | Hibridização | pt_BR |
dc.title | Massivo e Experimental : tendências cinematográficas que emergem junto ao paradigma digital | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4454234350790839 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6084145430475487 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The development of electronic-digital technologies, in addition to transforming the global daily life, promoted an intense restructuring in the field of art. The cinema, in addition to the supports for immersion and interactivity, has been expanding its definition and modifying aspects understood as essential. Through contact with new technologies, guiding elements of the cinematographic field, often seen as opposites, have been progressively brought together, putting in touch different codes and promoting the emergence of singular expressions. Highlighting the perspective raised by the notion of post-cinema, the present work seeks to understand the phenomenon of appropriation of discursive practices and codes that occur in contemporary cinema through the analysis of the film The tree of life (2012) by Terrence Malick. This work was chosen because it shows the appropriation of codes of experimental cinema by conventional cinema, bringing experimental to the massive. It is also intended to identify the most evident expressive forms in contemporary times, realizing the relationship that these formats have with the expansion of the cinematographic field and pointing out the main trends of contemporary cinema. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jonas Gonzaga da Costa Júnior.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons