Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41016

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Marcelo Farias-
dc.contributor.authorCOSTA JÚNIOR, Jonas Gonzaga da-
dc.date.accessioned2021-08-21T22:30:00Z-
dc.date.available2021-08-21T22:30:00Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationCOSTA JÚNIOR, Jonas Gonzaga da. Massivo e Experimental: tendências cinematográficas que emergem junto ao paradigma digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41016-
dc.description.abstractO desenvolvimento das tecnologias eletrônico-digitais, além de transformarem o cotidiano global, promoveram uma intensa reestruturação no campo da arte. O cinema, para além dos suportes de imersão e interatividade, vem expandindo sua definição e modificando aspectos compreendidos como essenciais. Através do contato com as novas tecnologias, elementos norteadores do campo cinematográfico, muitas vezes tidos como opostos, vem sendo progressivamente aproximados, colocando em contato códigos distintos e promovendo o surgimento de expressões singulares. Destacando a perspectiva levantada pela noção de pós-cinema, o presente trabalho busca compreender o fenômeno de apropriação de práticas e códigos discursivos que ocorrem no cinema contemporâneo através da análise do filme A árvore da vida (2012) de Terrence Malick. Tal obra foi escolhida por evidenciar a apropriação de códigos do cinema experimental pelo cinema convencional, aproximando o experimental do massivo. Também se pretende identificar as formas expressivas mais evidentes na contemporaneidade, percebendo a relação que estes formatos possuem com a expansão do campo cinematográfico e apontando as principais tendências do cinema contemporâneo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino das Artes Visuaispt_BR
dc.subjectCinema contemporâneopt_BR
dc.subjectCinema Experimentalpt_BR
dc.subjectHibridizaçãopt_BR
dc.titleMassivo e Experimental : tendências cinematográficas que emergem junto ao paradigma digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4454234350790839pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6084145430475487pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe development of electronic-digital technologies, in addition to transforming the global daily life, promoted an intense restructuring in the field of art. The cinema, in addition to the supports for immersion and interactivity, has been expanding its definition and modifying aspects understood as essential. Through contact with new technologies, guiding elements of the cinematographic field, often seen as opposites, have been progressively brought together, putting in touch different codes and promoting the emergence of singular expressions. Highlighting the perspective raised by the notion of post-cinema, the present work seeks to understand the phenomenon of appropriation of discursive practices and codes that occur in contemporary cinema through the analysis of the film The tree of life (2012) by Terrence Malick. This work was chosen because it shows the appropriation of codes of experimental cinema by conventional cinema, bringing experimental to the massive. It is also intended to identify the most evident expressive forms in contemporary times, realizing the relationship that these formats have with the expansion of the cinematographic field and pointing out the main trends of contemporary cinema.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jonas Gonzaga da Costa Júnior.pdf2,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons