Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4096

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACHADO, Laêda Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorLINDOSO, Rosângela Cely Brancopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:19:56Z
dc.date.available2014-06-12T17:19:56Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCely Branco Lindoso, Rosângela; Bezerra Machado, Laêda. O corpo nas representações sociais do professor de esporte. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4096
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais de corpo partilhadas por professores de esporte que atuam em escolas públicas e privadas de Recife-PE. O interesse para realização deste estudo decorre de questionamentos acumulados como professora de Educação Física e Esportes, atividade em que o corpo é protagonista, centro do fazer pedagógico. Procuramos, além de identificar as representações, compará-las no grupo pesquisado observando variáveis como faixa etária, rede de ensino, formação continuada e gênero. Utilizamos como referencial a Teoria das Representações Sociais pela possibilidade que nos oferece de compreender a dimensão simbólica que envolve os objetos. Os participantes da pesquisa são 95 professores de educação física e esporte. Os espaços principais para coleta dos dados foram os congressos técnicos para os jogos escolares de Pernambuco, complementados com visita às escolas. Os dados foram coletados através da aplicação do Teste de Associação Livre de Palavras. Por meio deste teste os professores evocavam cinco palavras que viessem imediatamente à lembrança mediante a apresentação da palavra indutora: corpo. Em seguida, escolhiam a palavra mais importante, dentre as evocadas e justificavam a escolha. As evocações foram processadas e analisadas através do software EVOC. Dos resultados do processamento chegamos ao quadro de quatro casas. No primeiro quadrante, localiza-se o provável núcleo central das representações sociais de corpo por professores de esporte apresentado através das palavras: expressão, movimento e saúde. Na primeira periferia, encontramos a palavra força. Na zona de contraste encontramos atividade física, equilíbrio, cultura, estética e liberdade, e na segunda periferia localizam-se os termos beleza, comunicação, coordenação, cuidado, esporte, flexibilidade, performance e vida. As palavras consideradas mais importantes e suas respectivas justificativas também foram objeto de análise. Os resultados apontaram uma oscilação do conteúdo das representações sociais, por um lado, ligada a uma perspectiva biológico/motora e por outro, associada à cultural/expressão. Embora pareça contraditório, os professores de esporte buscam articular as duas vertentes. Os resultados apontam para um processo de transição entre o corpo numa perspectiva tradicional, focada na dimensão biológica, aliado a um processo de atualização que compreende o corpo como objeto multidisciplinar e polissêmico. Chamamos atenção para que essas representações sociais não sejam desconsideradas no processo formativo e nas práticas desses docentespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectRepresentações Sociais.pt_BR
dc.titleO corpo nas representações sociais do professor de esportept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2543_1.pdf934,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons