Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40907

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSANTOS, Vladimir Tabosa dos-
dc.date.accessioned2021-08-10T00:15:54Z-
dc.date.available2021-08-10T00:15:54Z-
dc.date.issued2015-03-03-
dc.date.submitted2021-08-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Vladimir Tabosa dos. Dificuldades na aprendizagem matemática: uma discussão a partir das reflexões dos alunos do 8º ano do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40907-
dc.description.abstractEssa pesquisa propõe discutir um pouco sobre as noções que perpassam o ideário dos estudantes sobre as aulas de Matemática, suas principais dificuldades e quais estratégias de estudo são utilizadas para superá-las. Com base nessa discussão elegemos como objetivo geral analisar a percepção de alunos com relação à aula de Matemática e sua aprendizagem. Para isso, foi elaborado um questionário composto de seis questões abertas e sete fechadas abordando aspectos relativos a aula de matemática, a aprendizagem de matemática, as dificuldades sentidas pelos alunos e sobre métodos de estudo utilizados pelos mesmos para diminuir tais dificuldades. Os participantes da pesquisa foram 42 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, matriculados em duas turmas de uma escola particular do município de Caruaru. Foi possível que a maioria dos alunos destas turmas apresentam dificuldades em aprender Matemática, mas acreditam que estas dificuldades podem ser superadas, através do seu próprio esforço, mas também através de melhorias nas formas como as aulas são apresentadas. Verificou-se também que os alunos acreditam na importância da Matemática no seu cotidiano e para o seu futuro.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades na aprendizagem matemática: uma discussão a partir das reflexões dos alunos do 8º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405939H8&tokenCaptchar=03AGdBq269LkSGOvXD3hSaxZLUruJVr8BaJ9GRNyBX2IMRH8e0mKwUY9Vro80bB17lD8dZm8wwR9NWv8m4O_rg9_TSbXXNoI8ddnVjLg9U5HaVHcHbmw6ooOmUIjY3cCkjfHumogom3Emk6B0UmhjfjGC8vF8hf7DUUmIyymlLEJQaSuP1qNeSdCtiag_jNlthKoGYA_m0kohbyJAJUiaAjboBpUIY63ynMpLBRIvm88gFvNu8yL28IcawDWQssRG6z8dmTNcIbHBT-IxJF5CqsfHgtf6lL9hyTu1Ue9qHoZdN8KTIKnNVgHGo70CjohNMqOH4Q7rcJen98nPYUvn7eI263-GPghuOF9Ft-g5-Sv8CeWSIvy6Tcq_XzKsfhufaunhUrlWmMELkeogc-Wq1pnXchakQzJ4c_JO6L5dcjU1U1v2vMIzUV0MgkyvKPv4AuEjxXTOsk9iED3DQGNCcK4Z7bJBT4NDTsApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq26y2lgbMvTH6nGytJrngEp6mhpUzQtwAopur8HmOYfTfJTdJAJoFMzObi5JmxhWjweluyK_qvz8a3feKsrByVxrpUAIq2-naRk0PxoihBnO4frf1wha_ykqJWrAhY6Eziyzg3lmA-uG5sntpHCGTD9bsxOEr2tBNce8mRacLGoV-eloW32HED6FJp8i9Eq0GtJvHhRJ-7JBuG_PQ496MKEqV7VU8V3n1BV9d61hY81nqchGZi4oMOIVSbfGHc9ypaUsVOH4zKA7I9ZbUraY8Te7UwLTsLngJegoRL6_zmlWBRsMensKIS2rclnpJlGMfmXzifukWTDoFZ9Pip9supdsoIMG83Do2TNetmqeNad5XyCThBWgZ_vHdCvM7mjVbUv1-4ccPM9vpjJ8ACxzLkbUoQnXVt4dDoNyDLSg88RDY4h90W2KZwMFogys3QBnoH-LMgj5nHs5YXCo_S6rz9zLBl7oCgpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Vladimir Tabosa dos.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons