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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40801

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS, Kelvin Lopes-
dc.contributor.authorPEREIRA, Henrique Júnior Jaques-
dc.date.accessioned2021-08-06T14:08:55Z-
dc.date.available2021-08-06T14:08:55Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.identifier.citationPEREIRA, Henrique Júnior Jaques. Mecanismo de handoff definido por software com suporte à técnica de multihoming para redes veiculares heterogêneas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40801-
dc.description.abstractAs VANETs (Vehicular Ad Hoc Networks) são redes sem fio que visam suportar aplicações e serviços como entretenimento, controle de tráfego rodoviário e segurança para passageiros de veículos no âmbito dos Sistemas de Transporte Inteligente (ITS – Intelligent Transportation Systems) para as cidades inteligentes. As VANETs viabilizam processamento e comunicação direta entre veículos e com a infraestrutura de comunicação disposta ao longo das rodovias. Esta rede é altamente dinâmica tanto pelas características do meio sem fio quanto pela mobilidade dos veículos. Dessa forma, procedimentos efetivos de handoff ou handover, isto é, a transferência de conexão de uma sessão em andamento entre estações rádio-base, são de vital importância para a continuidade do fornecimento de conteúdo enquanto os veículos se locomovem. Em razão da característica peculiar das VANETs, o gerenciamento de mobilidade é uma tarefa desafiadora em termos de garantias de QoS (Quality of Service) e QoE (Quality of Experience) para aplicações de tempo real e não real, sobretudo em ambientes de redes heterogêneas com diversas tecnologias de acesso sem fio (por exemplo, LTE e 802.11p). Nesse contexto, esta dissertação propõe um mecanismo de handoff para cenários veiculares baseados em redes de acesso heterogêneas com o objetivo de assegurar requisitos de QoS e QoE exigidos por aplicações de tempo real e não real. A estratégia proposta aplica o AHP (Analytic Hierarchy Process) nas tomadas de decisões de handoff, levando em consideração parâmetros como: RSSI (Received Signal Strength Indication), velocidade e posição dos veículos e outras informações de contexto. O sistema proposto utiliza o paradigma SDN (Software Defined Networking) para viabilizar a programabilidade do plano de controle, particularmente, em relação ao procedimento de handoff, através da visão global da rede para aplicação das políticas de gerenciamento de mobilidade, com o controlador SDN posicionado na nuvem da operadora ou provedor de acesso da rede veicular. Ademais, a proposta aplica também a técnica de multihoming para garantir que o processo de transferência de conexão ocorra sem interrupções, por meio da transmissão simultânea de pacotes das aplicações por múltiplos caminhos. Para a avaliação de desempenho e dos benefícios da proposta, as tecnologias IEEE 802.11p e LTE (Long Term Evolution), bem como o suporte SDN foram implementados em um modelo de simulação utilizando o simulador de eventos discretos OMNeT++ (Objective Modular Network Testbed in C++). Três aplicações foram consideradas nas avaliações: Navegação Web, além de VoIP (Voice over Internet Protocol) e streaming de vídeo, como aplicações de tempo real. Com base nas simulações realizadas, comparando a proposta com soluções tradicionais, os resultados indicam ganhos de 50% a 99% em relação às métricas de QoS, isto é, atraso fim a fim, perda de pacotes e jitter. Já em relação ao PSNR, métrica de QoE, a superioridade no desempenho obtido pela proposta chegou a 64%.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes de computadorespt_BR
dc.subjectRedes veicularespt_BR
dc.titleMecanismo de handoff definido por software com suporte à técnica de multihoming para redes veiculares heterogêneaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6303283549115480pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8664169441117482pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe VANETs(Vehicular Ad Hoc Networks) are wireless networks that aim to support applications and services such as entertainment, road traffic control and vehicle passenger safety under Intelligent Transportation Systems (ITS) for smart cities. The VANETs en- able processing and direct communication between vehicles and with the communication infrastructure arranged along the highways. This network is highly dynamic both by the characteristics of the wireless medium and by the mobility of the vehicles. Thus, effec- tive handoff or handover procedures, that is, the transfer of connection from an ongoing session between base stations, are of vital importance for the continuity of the supply of content while vehicles move. Due to the peculiar characteristic of the VANETs, mobility management is a challenging task in terms of Quality of Service (QoS) and Quality of Experience (QoE) guarantees for real-time and non-real-time applications, especially in heterogeneous network environments with various wireless access technologies(e.g., LTE and 802.11p). In this context, this dissertation proposes a handoff mechanism for vehicu- lar scenarios based on heterogeneous access networks with the objective of ensuring QoS and QoE requirements required by real-time and non-real-time applications. The proposed strategy applies the AHP (Analytic Hierarchy Process) in handoff decision making, taking into account parameters such as: RSSI (Received Signal Strength Indication), speed and position of vehicles and other context information. The proposed system uses the SDN (Software Defined Networking) paradigm to enable the programmability of the control plan, particularly in relation to the handoff procedure, through the global view of the network for the application of mobility management policies, with the SDN controller positioned in the cloud of the operator or access provider of the vehicular network. In ad- dition, the proposal also applies the multihoming technique to ensure that the connection transfer process occurs without interruptions, through the simultaneous transmission of application packets over multiple paths. For the evaluation of performance and the ben- efits of the proposal, the IEEE 802.11p and LTE (Long Term Evolution) technologies, as well as SDN support were implemented in a simulation model using the Discrete Event Simulator OMNeT++ (Objective Modular Network Testbed in C++). Three applications were considered in the evaluations: Web Browsing, in addition to VoIP (Voice over Inter- net Protocol) and video streaming, as real-time applications. Based on the simulations performed, comparing the proposal with traditional solutions, the results indicate gains of 50% to 99% in relation to QoS metrics, that is, end-to-end delay, packet loss and jitter. In relation the PSNR, the QoE metric, the superiority in the performance obtained by the proposal reached 64%.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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