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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40793

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Emilson José Santos de-
dc.date.accessioned2021-08-06T12:44:46Z-
dc.date.available2021-08-06T12:44:46Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Emilson José Santos de. Implementação da Lei n° 13.415/2017 – Novo Ensino Médio – na Escola Agrícola Dom Agostinho IKAS / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus São Lourenço da Mata/PE: limites e possibilidades. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40793-
dc.description.abstractEsta dissertação discute a Lei nº 13.415/2017, conhecida como “novo ensino médio. Foi introduzida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) N° 9.394/1996, trazida pela Medida Provisória (MP) N° 746/2016, propondo a implementação de reforma no ensino médio brasileiro. Neste contexto, tem por objetivo compreender a implantação da Lei Nº 13.415/2017 e sua organização em instituições do ensino médio. Para essa finalidade e guiada pela questão “como as instituições escolares de ensino médio estão se organizando para implementar a lei n° 13.415/2017?”, teve o Colégio Dom Agostinho Ikas (CODAI), vinculado a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), como campo de estudo por ser uma unidade escolar que, historicamente, trabalha com a educação profissional e o ensino médio. O desenvolvimento do estudo fundamentou-se na abordagem da pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritivo. Fez uso do questionário, aplicado à Comissão de Reestruturação do Ensino Médio, composta por três professores, da instituição referida. Para análise dos dados foi utlizada a técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977). A partir da análise dos resultados foi possível observar que ainda é incipiente as discussões sobre a Lei 13.415/2017 e ações por parte da comissão para pensar a reestruturação do ensino médio em atendimento à legislação. Há fatores diversos que os docentes situam como desafio: a pandemia Covid 19 que interrompeu as atividades presenciais e o diálogo da comissão com a comunidade escolar no ano de 2020; ausência de profissional qualificado, pedagogo e técnico educacional, para assessorar a comissão, desconhecimento da realidade orçamentária da instituição e impacto da EC 95 para demandas necessárias à reforma do ensino médio, como exemplo: contratação de novos docentes para o itinerario formativo proposto, melhoria da infraestrutura da escola, aquisição de equipamentos tecnológicos e material didático, como livros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola Agrícolapt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas de Educaçãopt_BR
dc.titleImplementação da Lei n° 13.415/2017 – Novo Ensino Médio – na Escola Agrícola Dom Agostinho IKAS / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus São Lourenço da Mata/PE : limites e possibilidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4531353148025859pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis dissertation discusses Law 13,415 / 2017, known as new high school. Introduced in the National Education Guidelines and Bases Law (LDB) nº 9,394 / 1996, brought by Provisional Measure (MP) nº 746/2016, propound the implementation of reform in brazilian high school. In this context, it aims to understand the implementation of Law nº 13,415 / 2017 and its organization in high school institutions. For this purpose and guided by the question “how the institutions of high school are getting organized to implement law nº 13,415 / 2017?”, it had the Dom Agostinho Ikas College (CODAI), linked to the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), as a field of study for being a school unit that, historically, works with professional education and high school. The development of the study was based on the qualitative exploratory-descriptive research approach. It used the questionnaire, applied to the High School Restructuring Commission, composed of three teachers, from the referred institution. For data analysis, Bardin's (1977) Content Analysis (CA) technique was used. From the analysis of the results, it was possible to observe that the discussions about Law nº 13.415 / 2017 and actions by the commission to think about the restructuring of high school in compliance with legislation are still incipient. There are several factors that the teachers face as a challenge: the Covid 19 pandemic that interrupted the face-to-face activities and the dialogue between the commission and the school community in 2020; absence of a qualified professional, pedagogue and educational technician, to advise the commission, lack of knowledge about the institution's budgetary reality and the impact of EC 95 for demands required for the high school reform, such as: hiring new teachers for the proposed training itinerary, improving the school infrastructure, purchase of technological equipment and teaching material, such as books.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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