Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40702

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAGNATA, Simey de Souza Leão Pereira-
dc.contributor.authorLIMA, Carlos Eduardo de-
dc.date.accessioned2021-07-30T15:40:57Z-
dc.date.available2021-07-30T15:40:57Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationLIMA, Carlos Eduardo de. Manual de visitas em espaços não formais: uma alternativa para o ensino da botânica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40702-
dc.descriptionMAGNATA, Simey de Souza Leão Pereira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: PEREIRA, S. S. L.pt_BR
dc.description.abstractO espaço não formal de ensino é definido como qualquer espaço diferente da escola, onde possa ocorrer uma ação educativa, podendo este ser classificado como institucionalizado ou não institucionalizado. A utilização dos espaços não institucionalizados requer um planejamento criterioso, devendo-se levar em consideração as perspectivas da turma, aliada aos temas trabalhados. O docente ao planejar os conteúdos a serem abordados durante suas aulas e os objetivos a serem alcançados, frente a esses conteúdos, deve refletir sobre as estratégias metodológicas, técnicas de ensino e/ou modalidades didáticas que adotará para que as diferentes tipologias de conteúdos e de objetivos sejam alcançadas. Esta pesquisa embasou- se na hipótese de que a elaboração de uma sequência didática a ser aplicada num espaço não formal de aprendizagem, promoveria uma autoaprendizagem, uma aprendizagem interativa e uma aprendizagem colaborativa dos estudantes, bem como o estímulo aos conhecimentos da Botânica. O objetivo da investigação foi mostrar que o ensino da Botânica pode ser mais atrativo quando utiliza uma sequência didática, em espaços não formais de aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada na EREM Gil Rodrigues, localizada no município de Vertentes, com base nos conteúdos da segunda série do ensino médio para a área da Botânica. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, em respeito às leis vigentes. Como metodologia, foi realizado um reconhecimento dos possíveis espaços não formais de aprendizagem na região do agreste pernambucano, assim como foi planejado uma sequência didática, e foi desenvolvido um manual de visitas a estes espaços da região. A perspectiva desse trabalho foi mostrar que o ensino de Botânica nos espaços não formais contribui para que os discentes aprimorem e construam novos conhecimentos considerando os aspectos evolutivos dos diferentes grupos das plantas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.subjectBotânica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleManual de visitas em espaços não formais : uma alternativa para o ensino da botânicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9119427952903300pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4168915904944040pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe non-formal teaching space is defined as any space other than the school, where an educational action can take place, which can be classified as institutionalized or non- institutionalized. The use of non-institutionalized spaces requires careful planning, taking into account the perspectives of the class, combined with the themes worked on. When planning the contents to be addressed during their classes and the objectives to be achieved, in view of these contents, they must reflect on the methodological strategies, teaching techniques and / or didactic modalities that they will adopt so that the different types of contents and goals are achieved. This research was based on the hypothesis that the elaboration of a didactic sequence to be applied in a non-formal learning space, would promote self-learning, interactive learning and collaborative learning by students, as well as stimulating the knowledge of Botany. The objective of the investigation was to show that the teaching of Botany can be more attractive when using a didactic sequence, in non-formal learning spaces. This research was carried out at EREM Gil Rodrigues, located in the municipality of Vertentes -PE, based on the contents of the second grade of high school for the area of Botany. This research was approved by the ethics committee, in compliance with current laws. As a methodology, a recognition of the possible non-formal learning spaces in the region of the harsh Pernambuco was carried out, as well as a didactic sequence was planned, and a manual of visits to these spaces in the region was developed. The perspective of this work was to show that the teaching of Botany in non-formal spaces contributes to the students to improve and build new knowledge considering the evolutionary aspects of the different groups of plants.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carlos Eduardo de Lima.pdf3,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons