Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40691

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPOSTAL, Ricardo-
dc.contributor.authorLIRA, Gabrielle Vitoria de-
dc.date.accessioned2021-07-30T14:50:22Z-
dc.date.available2021-07-30T14:50:22Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationLIRA, Gabrielle Vitoria de. Pajeú: o rio encosta as margens/ no eco de nossa voz. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40691-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo contribuir com a narrativa da comunidade do Sertão do Pajeú acerca de sua identidade poética, considerada pajeúnica, a partir do estudo de caso da Mesa de Glosas, uma das modalidades de poesia improvisada que descende da tradição do repente, característica da região. Para tanto, entrevistas foram feitas com as cinco poetas glosadoras que participam atualmente desse gênero — Francisca Araújo, Dayane Rocha, Elenilda Amaral, Erivoneide Amaral e Milene Augusto — e com poetas moradores do Pajeú, sob o intento de que seus depoimentos cedidos constituíssem a fundamentação teórica deste trabalho, valorizando a legitimidade de seus lugares de fala. Buscou-se também apoio dos teóricos Câmara Cascudo (2012), Paul Zumthor (2005 e 1997), Stuart Hall (2006), Octavio Paz (2012) e Rudolf Otto (2007). Observando os aspectos históricos que contribuíram para a formação da cultura da poesia, nossa análise revelou que o repente indígena, a oralidade dos povos diaspóricos, o costume do improviso dos beduínos do deserto e o cantar de viola dos trovadores ibéricos constituem os pilares dessa tradição. O discurso da comunidade a respeito de sua própria poética gerou o sentimento de pertença ao território, de modo que a poesia se tornou o espelho em que toda comunidade se vê refletida e se reconhece. Dessa forma, são símbolos que representam a região, no imaginário coletivo, a viola dinâmica de cantoria e o Rio Pajeú dos antigos xamãs e Pajés, que nomeia o Vale e transforma em poetas quem beber de suas águas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPajeúpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMesa de glosaspt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.titlePajeú : o rio encosta as margens/ no eco de nossa vozpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2763905381895183pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to contribute to the narrative of the Sertão do Pajeú’s community regarding its poetic identity, considered pajeunique, from the case study of the Mesa de Glosas, one of the modalities of improvised poetry that come from the tradition of repente, characteristic of the region. To this end, interviews were carried out with five Glosas' poets who currently practice this genre - Francisca Araújo, Dayane Rocha, Elenilda Amaral, Erivoneide Amaral, and Milene Augusto as well as with other local poets of the Pajeú to make their testimonies the theoretical foundation of this work, valuing the legitimacy of their places of speech, also with the theorists Câmara Cascudo (2012), Paul Zumthor (2005 e 1997), Stuart Hall (2006), Octávio Paz (2012) and Rudolf Otto (2007). Observing the historical aspects that contributed to the poetry culture formation, our analysis revealed that the indigenous repente, the orality of the diasporic peoples, the improvisation custom of the Bedouins of the desert, and the singing of viola of the Iberian troubadours are cornerstones of this tradition. The speech of the community regarding its poetry generated a sense of belonging to the territory so that the poetry became the mirror in which the whole community sees itself reflected and recognizes itself. In this way, in the collective imagination, the dynamic viola of singing and the Pajeú River of the ancient shamans and pajés are the symbols that represent this region, name the valley, and turn those who drink from its water into poets.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gabrielle Vitoria de Lira.pdf2,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons