Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40657

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUGEY, Everton Botelho-
dc.contributor.authorSALES, Amanda Patricia-
dc.date.accessioned2021-07-23T20:55:07Z-
dc.date.available2021-07-23T20:55:07Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.identifier.citationSALES, Amanda Patricia. Trauma na infância, comportamento suicida e suporte social percebido entre universitários. 2020. Tese (Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40657-
dc.descriptionSALES, Amanda Patricia, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: PATRICIA SALES, A.pt_BR
dc.description.abstractEstudos sugerem que indivíduos que vivenciaram situações potencialmente traumáti- cas na infância, apresentam maior risco de comportamento suicida na vida adulta. Somado a esse fato, as experiências estressantes oriundas do ambiente acadêmico têm sido fortemente associadas com a ideação suicida. Por outro lado, evidências crescentes indicam que o suporte social pode ser considerado um fator de proteção contra tais tendências. Nesse estudo, foi investigada a associação entre vivências traumáticas, suporte social e comportamento suicida. Participaram da pesquisa uni- versitários de 18 a 50 anos dos cursos de Medicina e Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco. Na amostra geral, 34,1% relataram vivência de traumas. O risco de suicídio foi mais elevado no grupo das Engenharias (19,6%). Episódios de bullying estiveram presentes em 58,8% dos casos. Houve associação do risco mode- rado de suicídio e baixo suporte social entre os estudantes de Medicina (p = 0,005). Na regressão logística, a probabilidade do risco de suicídio foi maior para os estudan- tes da Engenharia (62%). No grupo de Medicina, a probabilidade aumentava frente à presença de pelo menos um episódio de bullying na infância (30,3%). O bullying na infância foi considerado nesse estudo como fator de vulnerabilidade para o comporta- mento suicida. O suporte social constituiu um fator protetor importante para a saúde mental dos universitários.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdeação suicidapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectSuporte socialpt_BR
dc.subjectTrauma Infantilpt_BR
dc.titleTrauma na infância, comportamento suicida e suporte social percebido entre universitáriospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Tatiana de Paula Santana da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6344556125526176pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1960413762128569pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamentopt_BR
dc.description.abstractxIndividuals who experienced potentially traumatic situations in childhood are at in- creased risk of suicidal behavior in adulthood. In addition to this fact, stressful experi- ences from the academic environment have been strongly associated with suicidal ideation. On the other hand, growing evidence suggests that social support can be considered a protective factor against such trends. In the study, the association be- tween traumatic experiences, social support and suicidal behavior was investigated. College students aged 18 to 50 from the courses of Medicine and Engineering partici- pated of the research. In the general sample, 34.1% reported experiencing traumas. Suicide risk was higher in the Engineering group (19.6%). Recurrent episodes of bul- lying were present among 58.8%. There was an association between moderate suicide risk and low social support among medical students (p = 0.005). In logistic regression, the probability of suicide risk increased for Engineering students (62%). In the Medicine group, the probability increased due to the presence of at least one episode of bullying in childhood (30.3%). Childhood bullying was considered in this study as a vulnerability factor for suicidal behavior. The perceived social support was an important protective factor for the college students' mental health.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2527619201609989pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Amanda Patricia Sales.pdf2,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons