Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40649

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Helotônio-
dc.contributor.authorBRAGA, José Otávio de Sá-
dc.date.accessioned2021-07-23T16:40:16Z-
dc.date.available2021-07-23T16:40:16Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationBRAGA, José Otávio de Sá. Uso de experimento no ensino de Ciências Ambientais: o caso do dessalinizador solar. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40649-
dc.description.abstractNos livros didáticos utilizados no Ensino Médio não é comum encontrar experimentos que abordam o ciclo da água, os princípios físicos e os aspectos socioambientais envolvidos neste processo. O presente trabalho procura aproximar as leis das Ciências da Natureza, com seus frágeis equilíbrios inter-relacionados, das Ciências Ambientais, através de um experimento simples em sua realização, mas complexo por abordar várias áreas do conhecimento. A metodologia de uma aula com experimento foge do tradicional e leva seus participantes a um contato mais direto com causas e efeitos que levam à produção do conhecimento, levando em consideração a teoria das inteligências múltiplas. O experimento utilizado aborda a problemática da escassez de água e o aproveitamento de reservas salobras. Este trabalho foi adaptado às condições da pandemia atual e ênfase no ensino remoto e salas de aula virtuais. A sequência didática, aqui apresentada como produto final, foi validada por outros professores das redes pública e particular de Pernambuco, de acordo com os critérios da CAPES para produtos técnicos e tecnológicos, tendo sido bem avaliado e recomendado. O experimento com a água, na sequência didática como um todo, visa contribuir para a formação de cidadãos com maior consciência ambiental que possam ajudar a preservar o meio ambiente para as futuras gerações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.titleUso de experimento no ensino de Ciências Ambientais : o caso do dessalinizador solarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Otacílio Antunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0658767607388351pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3267843405581248pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxScience Books used for teaching in High School usually do not show experiments involving water cycle, its physical principles, and environmental and social implications. The presente work tries to approach the teaching of Environmental Sciences with experimentation inside the classroom, through an experimente that is simple in its concept, but complex since it involves several areas of systematic knowledge. The methodology of a class with na experimente differs from the traditional one and takes its participants to a more direct contact with causes and effects that lead to the production of knowledge, considering the multiple intelligences theory. The experiment used in this work approaches the problem of water scarcity and the use of brackish reserves. This work was adapted to the pandemics and the emphasis on remote learning and the use of virtual classrooms. A short movie was made with the experiment and showed to the students as part of a lesson plan composed of three 50 min classes. In the first class, a diagnostic test was Applied to the students, in the second class the movie with the experimente was shown to the students, and the third class ended the cycle with the diagnostic test applied again in order to evaluate how the experimente contributed to students learning and also a discussion about its physical principles and environmental and social implications. The lesson plan was well evaluated, according to CAPES criteria for technical and technological products, and recommended by Other teachers from private and public schools of Pernambuco. The water desalination experimente and the lesson plan as a whole aim at forming citizens with a higher environmental consciousness who may be able to help protect the environment for future generations.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Otávio de Sá Braga.pdf1,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons