Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40647

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cecília Patrícia Alves-
dc.contributor.authorROCHA, Ravi Santos da-
dc.date.accessioned2021-07-23T16:11:00Z-
dc.date.available2021-07-23T16:11:00Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationROCHA, Ravi Santos da. Rede pela transição: conectando pessoas e saberes para a sustentabilidade ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40647-
dc.descriptionCOSTA, Cecília Patrícia Alves também é conhecida em citações bibliográficas por: ALVES-COSTA, Cecília Patríciapt_BR
dc.description.abstractA pandemia do novo coronavírus demonstrou ainda mais a insustentabilidade ambiental à qual a sociedade está inserida. A Educação tem papel cada vez mais importante nesse cenário desafiador, com a adaptação ao contexto de isolamento e distanciamento social. Assim, a utilização do ciberespaço e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foi uma das principais estratégias adotadas por escolas e ambientes não formais de ensino no intuito de minimizar o impacto da pandemia às atividades educacionais. Por isso, vários são os desafios educacionais como, por exemplo, tentar transpor para o ciberespaço a rotina escolar e conseguir o engajamento dos estudantes. É de suma importância na Educação, bem como na Educação à Distância, que o estudante consiga aplicar o conhecimento ministrado à sua realidade. Para tal, o educador precisa ser capaz de prover essa aplicabilidade aos mais diversos saberes, de modo que a inter e transdisciplinaridade se fazem ainda mais necessárias. A Agroecologia tem práticas, metodologias e arcabouço teórico com potencial para contribuir com uma educação mais contextualizada com as necessidades cotidianas, com a realidade da educação domiciliar e com o tema da sustentabilidade. Diversas práticas da Agroecologia, como o cultivo de alimentos, ajudam a minimizar os impactos socioeconômicos e psíquicos da pandemia, pois promovem a segurança alimentar e o contato com a natureza. Assim, esta pesquisa desenvolveu uma Plataforma virtual e uma jornada de aprendizagem para construção do conhecimento agroecológico e a formação continuada de multiplicadores tanto na educação formal quanto não formal. A Plataforma surgiu inicialmente como uma demanda de um espaço virtual que fosse capaz de promover e ampliar a atuação da Rede pela Transição, movimento da sociedade civil que surgiu na pandemia do SARS-CoV-2 para fortalecer experiências teórico-práticas em Agroecologia. O produto dessa pesquisa foi bem avaliado por educadores formais e não formais de diversos espaços de ensino e também por integrantes da Rede como sendo importante ferramenta para trocas de saberes agroecológicos, com potencial para contribuir com uma educação para a sustentabilidade ambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleRede pela transição : conectando pessoas e saberes para a sustentabilidade ambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0649123270910091pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1630085412477079pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe new coronavirus pandemic further demonstrated the environmental unsustainability in which society is placed. Education has an increasingly important role in this challenging scenario, particularly with adaptation to the context of isolation and social distancing. Thus, the use of cyberspace and Information and Communication Technologies (ICTs) was one of the main strategies adopted by schools and non-formal teaching environments, in order to minimize the impact of the pandemic on educational activities. For this reason, there are several educational challenges, such as trying to transpose the school routine into cyberspace and achieving student engagement. It is of utmost importance in Education, as well as in distance learning, that the student be able to apply the knowledge taught to their reality. For this, the educator needs to be able to provide this application of the most diverse knowledge, so that inter and transdisciplinary teaching is even more necessary. Agroecology has practices, methodologies and a theoretical framework with the potential to contribute to an education more contextualized with daily needs, with the reality of home education, and with the theme of sustainability. Various practices in Agroecology, such as food cultivation, help to minimize the socioeconomic and psychological impacts of the pandemic, as they promote food security and contact with nature. Thus, this research developed a virtual platform and a learning curve for the construction of agroecological knowledge, and the continued training of educators in both formal and non-formal education. The Platform initially emerged in response to a demand for a virtual space that was able to promote and expand the Network for Transition, a civil society movement that emerged in the SARS-CoV-2 pandemic to strengthen theoretical and practical experiences in Agroecology. The product of this research was well evaluated by formal and non-formal educators from different teaching areas, and also by members of the Network for Transition as being an important tool for exchanging agroecological knowledge, with the potential to contribute to education for environmental sustainability.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ravi Santos da Rocha.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons