Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40646

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cecília Patrícia Alves-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Mariana Maciel de-
dc.date.accessioned2021-07-23T15:29:35Z-
dc.date.available2021-07-23T15:29:35Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Mariana Maciel de. Agroecologia na cidade: reconectando saberes populares à educação formal. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40646-
dc.descriptionALBUQUERQUE, Mariana Maciel de, também é conhecida em citações bibliográficas por: MACIEL-ALBUQUERQUE, Mariana. COSTA, Cecília Patrícia Alves também é conhecida em citações bibliográficas por: ALVES-COSTA, Cecília Patrícia.pt_BR
dc.description.abstractOs impactos antrópicos nos ecossistemas já trazem consequências sociais e econômicas e afetam os elementos básicos da vida para as populações do mundo: água, alimentos, moradia e saúde. As cidades são locais especialmente vulneráveis e a urgente necessidade de uma educação que contribua para a sustentabilidade demanda o desenvolvimento de estratégias criativas nos espaços formais e informais. O uso de jardins com base na Agroecologia, Agroflorestas e Permacultura se mostram promissores para a sensibilização, engajamento e prática da sustentabilidade. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver materiais didáticos para popularizar práticas e conceitos agroecológicos no contexto urbano, conectando saberes populares à Educação Formal. Assim, se deu a construção participativa de uma Cartilha de Educação Popular para Agroecologia e Saúde nas cidades, acompanhada por um Guia para Uso Escolar no Ensino Médio. A fonte do conhecimento popular se deu na vivência das mulheres negras e periféricas do Grupo Espaço Mulher, Comunidade de Passarinho (Recife, PE), e da Rede Pela Transição Agroecológica, coletivo formado durante a pandemia para a Soberania Alimentar nas cidades. A fonte do conteúdo formal se deu nos trabalhos do Sistema Agroflorestal Experimental do Centro de Biociências da UFPE e na implantação de jardins pedagógicos na Escola de Referência em Ensino Médio Prof. Cândido Duarte (Dois Irmãos, Recife). A colheita dos conhecimentos se deu por meio de: consulta e registros da prática agroecológica nos locais, aplicação de questionários, rodas de conversa e consultas individuais. Os princípios de metodologias inovadoras como a Educação Ambiental Vivencial, a Ecologia Profunda e o PEADS (Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) alicerçam essa construção, bem como outros materiais didáticos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma vez finalizadas, a Cartilha e o Guia foram avaliados e validados por Educadores(as) Populares e professores do Ensino Médio desde os critérios de Avaliação do Produto Técnico e Tecnológico da CAPES. A partir das respostas, o material foi aprimorado para divulgação em formatos digitais e impressos, de modo a contribuir para a práxis da sustentabilidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectAgricultura sustentávelpt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.titleAgroecologia na cidade : reconectando saberes populares à educação formalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLACERDA, Francinete Francis-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4641070133371321pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1630085412477079pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxHuman impacts on ecosystems already have social and economic consequences and affect the basic elements of life for the world's populations: water, food, housing and health. Cities are especially vulnerable places and the urgent need for an education which contributes to sustainability demands the development of creative strategies in formal and informal spaces. The use of gardens based on Agroecology, Agroforestry and Permaculture are promising for the awareness, engagement and practice of sustainability. The present work aimed to develop teaching materials to popularize agroecological practices and concepts in the urban context, connecting popular knowledge to Formal Education. Thus, we held a participatory construction of a Popular Education Booklet for Agroecology and Health in the cities, accompanied by a Guide for School Use in Secondary Education. The popular knowledge source for this study was in the experience of black and peripheral women from the Espaço Mulher (Women place) Group, Passarinho (Little bird) Community (Recife, PE), and the collective Rede Pela Transição (Agroecological Transition Network in the Cities), which was formed during the pandemic and unites professionals, students and institutions. The formal concent source was the works of Experimental Agroforestry System at the Biosciences Center at UFPE and during pedagogical gardens implementation at the Reference Highschool Prof. Cândido Duarte (Dois Irmãos, Recife). The knowledge was collected through: consultation and records of local agroecological practice, questionnaires application, discussion circles and individual consultations. The principles of innovative methodologies such as Experiential Environmental Education, Deep Ecology and PEADS (Sustainable Development Support Project) underpin this construction, as well as other didactic materials, the UNO Sustainable Development Goals and the Common Curricular National Base (BNCC). Once finalized, the booklets were evaluated by teachers of formal and informal education though the CAPES Technical and Technological Product Evaluation criteria. The material was then improved to be disseminated in digital and printed formats, in order to contribute to the praxis of sustainability.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8295605388508449pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mariana Maciel de Albuquerque.pdf11,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons