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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4058

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Kátia Leal Reis dept_BR
dc.contributor.authorSOUZA, Sirlene Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:19:00Z
dc.date.available2014-06-12T17:19:00Z
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationBarbosa de Souza, Sirlene; Leal Reis de Melo, Kátia. Entre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4058
dc.description.abstractA presente pesquisa pretendeu investigar as práticas de ensino da análise linguística desenvolvidas por duas professoras que lecionavam em turmas do 2º Ano do 2º Ciclo, nas redes municipais de ensino das cidades de Recife e de Olinda. Buscamos compreender como as docentes construíam e desenvolviam as atividades relativas ao ensino dos conhecimentos linguísticos bem como, investigamos quais concepções norteavam suas práticas, quais objetivos possuíam, além de analisarmos os conteúdos e materiais didáticos por elas utilizados no desenvolvimento de suas aulas. Como procedimentos metodológicos, realizamos em média três observações semanais das práticas de ensino de cada uma das mestras, no período compreendido entre os meses de agosto a novembro de 2009, fizemos entrevistas com as mesmas e analisamos a natureza das atividades realizadas em sala. A análise da dinâmica de sala de aula das professoras revelou que suas práticas relacionavam-se a diferentes modelos teórico-metodológicos e envolviam tanto o ensino da gramática nos moldes mais tradicionais como também uma perspectiva mais reflexiva dos conhecimentos linguísticos. Apenas a docente de Olinda afirmou usar um livro didático no desenvolvimento de suas aulas, mas ambas indicaram utilizar os manuais como materiais de apoio à organização e elaboração de atividades que tratavam do eixo da análise e reflexão sobre a língua. As docentes ainda indicaram certa dificuldade para escolher os conteúdos linguísticos a serem trabalhados e mais uma vez os manuais didáticos serviam de parâmetro para a organização de suas práticas pedagógicas e como referência para seleção dos conteúdos programáticos a serem vivenciados em sala. Nesse sentido, percebeu-se a necessidade de um conhecimento mais aprofundado sobre a proposta de ensino da análise linguística por parte das professoras, sobretudo, no que diz respeito aos objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos e materiais didáticos mais adequados à sua abordagem. Por fim, percebeu-se, também, a necessidade de uma formação inicial e continuada que permita aos docentes a apreensão e o aprofundamento dos conhecimentos teórico-metodológicos acerca do trabalho com esse eixo didáticopt_BR
dc.description.sponsorshipPrefeitura de Olindapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino da análise linguísticapt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectAtividades de reflexão metalinguísticapt_BR
dc.titleEntre o ensino da gramática e as práticas de análise linguística: o que pensam e fazem os professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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