Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40538

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alinne Kétally Barros de-
dc.date.accessioned2021-07-15T00:19:58Z-
dc.date.available2021-07-15T00:19:58Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.date.submitted2021-07-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alinne Kétally Barros de. O que dizem os alunos do ensino médio da rede estadual sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor de matemática? Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40538-
dc.description.abstractEsta pesquisa almeja colaborar para a reflexão sobre a avaliação matemática no processo de ensino de aprendizagem no ensino médio. Faz-se uma fundamentação na bibliografia a respeito, e no próprio caráter qualitativo de investigação. Ainda, aborda as diversas faces da avaliação, com a finalidade de fornecer prática avaliativa ao professor de forma crítica e prática, tendo um caráter de construção de um conhecimento localizado no contexto social da escola, que se deseja ser atingida e modificada com as aprendizagens dos alunos. Existem vários estudos relativos à avaliação formativa em matemática, onde professores e pesquisadores têm: estudado, debatido e conceituado o papel da avaliação no processo de aprendizagem, fornecendo inúmeros métodos e instrumentos de avaliação “eficazes” com base na metacognição, resolução de problemas etc. Foi utilizado para fazer a conexão entre teorias existentes e a prática avaliativa matemática observada nas duas únicas escolas estaduais da cidade de Frei Miguelinho – PE, questionários abertos com alunos do 3º ano do ensino médio, para que em conjunto possam fornecer informações relevantes para atingir os objetivos da pesquisa. A amostra foi com 99 alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas em questão, nos três turnos. Foi necessária a exclusão do curso Normal Médio da pesquisa, pois a matemática não é vista da mesma forma que os estudos gerais e não está presente no currículo de todas as séries, sendo substituída por Didática da Matemática e disciplinas similares. Tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento do processo de avaliação da aprendizagem matemática, tornando a avaliação como mais um mecanismo de ensino e aprendizagem, em que os alunos podem ser sujeitos ativos.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleO que dizem os alunos do ensino médio da rede estadual sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor de matemática?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454249U0&tokenCaptchar=03AGdBq27FqX8Lbd_Am_q09HHXIzLQKhVbpCXOJHMFF5vJIJZMDLdieNPMy5Df37YAf8vlcTwPgeRH0otb_5ncJcNycl4b1BoH7Ja4Kn5LDBp0x5MQAmRbxQKJu9rxArZoKO7gUZinytBk_sjVSn-D5NriBGbHTIKgoShy6Wa1HmbLr1SmdvcNigah3kZNhP8iQFlinKqcBKoTXsYhgIQ-ytgy0kdoOcOOuiwLH8PQSK5qPQGhmqDNfiV7oENHYW4CfTzfpk7kqEGmAB6idlpjkMNESyhMTYjyl-bPjgZqu--1ydLjbkDq7jg02jzWtfnaKzbPosHPWtWquFENQb0w529U-PT_9C17vF3kEepKdQ2T0zF_QcUuyr4v8QKKKZVnA8PeqGrw9Tsv1S-7ndxFP5bEqr6__oCHra_FX5Fqw3yWp_8Y6nkGZj4LLdsvIEUvHESmbySWS6MUbwynrstojWZFN_78yMPZgwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855H2&tokenCaptchar=03AGdBq244D7Yf3AO2BFs46jqMPrWtNVHUYUupLMLCScbsZCo-ncmJhvjShSeuQRXL0GDd2lUL9BEHcpL4jvbmrMjsA1iZc1N47P0ewOhCuy-gGQOk_1NApldRpl33SStedVFwP6myOlJlHV-F0EwAJwXiypacG6JcMcCrFcc2INiGKDj7UCxLMibbV7a6j3Sshk8T8noWcUMiVy1h0yAipNfUox-EUuqoWZOB2j_7gJ9FLLptT1AiR3lvtpvwj5mRvGeBv1azOz2999cuI5gM9KRz5LJeEzOiJwumAMsP5FJYNpGZTc3vIB3VAdUvEoyceaT7Np0PNDbptRk0bpsO-T2Th22dgxWRR09tcLhPdRcFR-YNo_NRp-yv8N3qg_-7FoukgcMB0Uqp35Ssrx_TCXsvDm1k5VN4pshrrhgY7xNYRPY9wKkAhkMmriv4VB_2WMv7gbw3e6oKXcKNPZPUovR4WMJJBjWu5Apt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to contribute to the reflection on the mathematics assessment in the learning process of teaching in high school. It makes up a foundation in the literature about it, and own qualitative research. Also discusses the various evaluation of faces, in order to provide evaluative practice the teacher critically and practice, having a character building of a knowledge located in the social context of the school, which are to be reached and modified the learning of students. There are several studies on formative assessment in mathematics, where teachers and researchers have: studied, debated and conceptualized the role of evaluation in the learning process, providing numerous methods and assessment tools "effective" based on metacognition, problem solving etc. Was used to make the connection between existing theories and practice math evaluative observed in only two state schools in Frei Miguelinho - PE, open questionnaires with students of the 3rd year of high school, so that together they can provide relevant information to achieve the research objectives. The sample was 99 students of the third year of high school schools in question, in three shifts. The exclusion of East Normal course of the research was necessary because mathematics is not seen in the same way that general studies and is not present in the curriculum of all the series, replaced by didactics of mathematics and similar subjects. Aiming to contribute to the improvement of the process of evaluation of mathematics learning, making evaluation more as a mechanism for teaching and learning, in which students can be active subjects.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Alinne Kétally Barros de.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons