Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40512
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Francisco Jatobá de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Diego Guedes Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T21:07:34Z | - |
dc.date.available | 2021-07-12T21:07:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Diego Guedes Rodrigues dos.Atendimento psicológico no ensino superior: um estudo sobre o perfil psicossocial dos estudantes na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40512 | - |
dc.description.abstract | Nas duas últimas décadas, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm passado por diversas transformações, onde, por meio do investimento em políticas públicas de expansão, democratização de acesso, ações afirmativas e de permanência, tem-se percebido mudanças quanto ao perfil estudantil - passando de um viés, por muito tempo, elitista para um perfil mais inclusivo, com o ingresso de grupos de estudantes que estiveram à margem deste nível de ensino. Contudo, ao que parece, as universidades não foram preparadas para tais transformações, não sabendo acolher estes novo público estudantil. Por outro lado, a vivência universitária tem sido apontada, pelos discentes, como geradora de sofrimento psíquico bem como já existem estudos que indicam o aumento dos índices de adoecimento mental entre o público universitário. Neste contexto, surgem novos desafios para as universidades, onde, entre estes, na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), emerge o aumento da busca por atendimento psicológico. Assim, este trabalho teve por objetivo geral construir um perfil psicossocial dos estudantes atendidos pelo psicólogo da Coordenadoria de Gestão Estudantil e Inclusão (COGESTI) da UFAPE tendo como objetivos específicos: Estruturar, através dos registros dos atendimentos psicológicos, banco de dados com série histórica entre Março/2016 e Dezembro/2019; Caracterizar, considerando a base de dados sistematizados, um perfil psicossocial dos discentes da graduação atendidos pelo psicólogo da COGESTI/UFAPE; e Categorizar, com base nas fichas dos atendimentos e a partir de possíveis características chave, as queixas psicológicas apresentadas pelos estudantes ao longo do período de tempo definido. O referencial teórico foi constituído pelo cenário da educação superior pública federal, nas duas últimas décadas, incluindo o surgimento da antiga Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG), atual UFAPE; as dificuldades vivenciadas pelo graduando durante sua trajetória acadêmica; um retrato da saúde mental entre os discentes da educação superior; e o perfil psicossocial do estudante que busca atendimento psicológico nas universidades. Foram utilizadas as técnicas de pesquisa do tipo documental, exploratória-descritiva com enfoque quantitativo e aspectos mistos. Como instrumento de coleta, foram utilizados os registros dos atendimentos psicológicos, entre 2016 e 2019, sendo contabilizados 362 estudantes atendidos e 930 atendimentos. Vale destacar que os nomes dos discentes foram substituídos por números com o sentido de preservação do sigilo. Foi utilizado programa de análise estatística (Statistical Package for the Social Sciences) para tabulação dos dados. Os resultados mostraram que a caracterização do graduando, que busca atendimento psicológico no ensino superior, converge com o perfil psicossocial do estudante atendido na UFAPE. Entre outras características semelhantes, constaram a predominância do sexo feminino; idade entre 18 e 22 e de cursos de formação de profissional de saúde. Quanto às demandas psíquicas apresentadas, as mais incidentes tiveram relação com a vivência universitária. Nas considerações finais, são citadas as limitações, contribuições bem como sugestões, direcionadas à gestão da instituição. Almeja-se que este estudo possibilite o aumento do conhecimento sobre o estudante da UFAPE, com vistas à elaboração de estratégias para melhoria do ambiente acadêmico, assim também como inspiração para novas pesquisas relacionadas ao tema, principalmente por parte de psicólogos que atuam nas universidades e institutos federais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudante universitário – Condições psico- sociais | pt_BR |
dc.subject | Atendimento psicológico | pt_BR |
dc.title | Atendimento psicológico no ensino superior : um estudo sobre o perfil psicossocial dos estudantes na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6844434324448848 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2604274612352251 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the last two decades the Federal institutions of High Education (IFES) has passed for a good amount of changes were through investment in public expansion policies, democratization of access, affirmative and on-call actions had been noticing changes on the student profile. Going from a bias for to long elitist for a more inclusive profile with the entry of students who have been used with this type of education. However can be observed the universitys hasn’t been properly prepared for those changes not knowing how to welcome the new crowd of students. On the other hand the university lifestyle has been pointed out by the students as generator of psychological suffering as well as there have already been studies that indicated increases in the rates of mental illnesses among the university public. In this context surge new challenges for the universitys where on those in the (Univesidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)) emerge the search for psychological treatment. That way this work has the objective of building a psychosocial profile of the students assisted by the psychologist of (Coordenadoria de Gestão Estudantil e Inclusão (COGESTI) of UFAPE) having specific objectives: Structure, through the records of psychological care a database with a historical records between MARCH/2016 and DECEMBER/2019. Characterize, considering the systematized database a psychosocial profile of the students assisted by the psychologist of (COGESTI/UFAPE) and categorize based on the attendance forms and from possible key characteristics the psychological complaints presented by the students over the defined period of time. The theoretical framework was constituted by the scenario of federal higher education in the last two decades including the emergence of the old (Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Academica de Garanhuns (UFRPE/UAG) the new UFAPE) the difficulty experienced by the students during their college run a portrait of mental health among higher education students and the psychosocial profile of the students who seeks psychological care in universitys. Were utilize descriptive exploratory documetary searches techniques with quantitative hanging and mixed aspects having as a collection instrument records of psychological care between 2016 and 2019 was accounted for 362 students assisted and 930 sessions. Important highlight the names of the students was changed by numbers to preserve secrecy. Was utilized a statistic analysis program (Statistical Package for the Social Sciences) for data. The results showed the characteristic of the higher education students searching for psychological treatment converge with the psychosocial profiles of the students assisted at UFAPE. Other similar characteristics shows a predominancy of females between 18 and 24, health curses predominantly. As for the psychic demands presented the most incident where related to the university experience. In the final considerations are quoted the limitations, contribution as well as some suggestions directed to the management of the UFAPE. Finally, it’s hoped that this study will enable increased knowledge about UFAPE students with a view to developing strategies to improve the academic environment as well as inspiration for new research related to the subject, especially by psychologist working in universitys and federal institutes. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Diego Guedes Rodrigues dos Santos.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons