Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40472

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTAROUCO, Gabriela da Silva-
dc.contributor.authorGUEDES, Fabiana Bernardino de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-07-09T23:08:24Z-
dc.date.available2021-07-09T23:08:24Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.citationGUEDES, Fabiana Bernardino de Oliveira. Qualidade de vida dos técnico-administrativos em educação como fator de formulação de políticas públicas em gestão de pessoas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40472-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo principal mensurar o índice de qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos em educação da UFPE, de modo que os resultados obtidos possam servir como subsídios para incremento e formulação das políticas de qualidade de vida destes servidores. Os dados foram coletados por meio de um survey realizado com 312 participantes em formato on-line utilizando-se de medidas psicométricas consolidadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o questionário WHOQOL-Bref. A base teórica da pesquisa foi norteada por conceitos sobre políticas públicas e os aspectos da fase de agenda e formulação, gestão de pessoas no serviço público e qualidade de vida geral e no trabalho. Para exploração dos dados foram realizadas frequências e comparação de médias. Cada aspecto da qualidade de vida representou um domínio - físico, psicológico, relações sociais, meio ambiente e do trabalho – que, ao aplicar a sintaxe especifica para análise resultou num índice que variou de 0 a 100. Para análise das respostas e cruzamento das variáveis foram empregadas as técnicas de correlações de Pearson e de Spearman, Análise de Variância (ANOVA), Teste T para comparação de médias e regressão linear múltipla. Verificou-se que os diferentes aspectos da qualidade de vida pesquisados estão correlacionados em escala moderada a forte. Das variáveis do perfil socioprofissional, a única que produziu efeito estatisticamente significativo foi a variável nível do cargo, apontado como item indispensável a ser observado para investimento e formulação de políticas de qualidade de vida da instituição pesquisada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleQualidade de vida dos técnico-administrativos em educação como fator de formulação de políticas públicas em gestão de pessoas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANDRADE, Francisco Jatobá de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3398118988202514pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3456458764216995pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research was to measure the quality of life index of the technical-administrative servants in education at UFPE so that the results obtained might serve as subsidies for the increment and formulation of policies for those servant’s quality of life. The data were collected through a survey conducted with 312 participants in an online format using psychometric measures consolidated by the World Health Organization (WHO), the WHOQOL-Bref. The theoretical basis of the survey was guided by concepts about public policies and the aspects of the phase of agenda and formulation, people management in public service and quality of life in general and at work. To explore the data, frequency analysis and means comparisons were performed. Each aspect of quality of life represented a domain - physical, psychological, social relations, environment and work - which by applying the specific syntax for analysis resulted in an index ranging from 0 to 100. Pearson's and Spearman's correlation techniques, Analysis of Variance (ANOVA), T-test for means comparisons, and multiple linear regression were used to analyze responses and cross-check variables. It was verified that the different aspects of quality of life researched are correlated in moderate to strong scale. In the variables of the socio-professional profile, the only one that produced statistically significant effect was the variable level of the position, pointed as indispensable item to be observed for investment and formulation of policies of the researched institution quality of life.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2604274612352251pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes.pdf2,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons