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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Saulo Santos de-
dc.contributor.authorMORAES, Cynara Brito Mariz de-
dc.date.accessioned2021-07-09T23:06:06Z-
dc.date.available2021-07-09T23:06:06Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationMORAES, Cynara Brito Mariz de. Celeridade e o dever de decidir na política pública dos processos administrativos: um estudo de caso na UFPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40471-
dc.description.abstractTendo por base a Lei nº 9.784/99 que regulamenta o processo administrativo para todos os órgãos federais, o presente trabalho analisa a fase de execução desta política em setores da UFPE atuantes em demandas que se baseiam na legislação de pessoal civil da administração pública federal, em dois aspectos cruciais desta: a celeridade e o dever de decisão dos processos administrativos. A referida política, em síntese, trata dos direitos dos administrados e da importância da garantia de um rito processual administrativo com especificações de prazos, possibilidade de recursos, garantia da ampla defesa e do contraditório; além de estar fundamentada nos princípios constitucionais da eficiência, legalidade, interesse público, motivação, dentre outros. No aspecto da celeridade, o presente estudo aborda como a UFPE vem atuando na política dos processos administrativos após a implementação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com ênfase no tempo nos trâmites destes. Além disso, tendo em vista que a tomada de decisão se reveste como uma das principais etapas desta política, o trabalho analisa a maneira como os setores buscam embasar as demandas dos processos administrativos, quando estas são revestidas de determinada complexidade e dificuldade de fundamentação legal, mais especificamente como estes avaliam e recorrem à ferramenta on-line SIGEPE LEGIS, a qual se configura como um repositório de legislação de gestão de pessoas, sob a responsabilidade do Ministério da Economia, órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal. Metodologicamente, este estudo qualitativoquantitativo fez uso de triangulação de dados documentais, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário junto aos servidores da UFPE. A conclusão desse estudo foi que os operadores administrativos, para resolverem suas dúvidas normativas, quase não utilizam o sistema SIGEPE LEGIS, e, que de maneira preponderante optam em realizar as consultas diretamente com os detentores de cargos de coordenação/direção ou com a Procuradoria Federal em atuação na UFPE. No aspecto da celeridade observa-se avanço com a utilização do SIPAC na Instituição, mas que esta ferramenta precisa de ajustes para que o atendimento dos processos administrativos seja mais eficiente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectProcesso administrativopt_BR
dc.subjectEficiência (Serviço público)pt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.titleCeleridade e o dever de decidir na política pública dos processos administrativos : um estudo de caso na UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9679364193349153pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9239694750101587pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxBased on Law 9.784 / 99, which regulates the administrative process for all federal agencies, the present work analyzes the implementation phase of this policy in active sectors of UFPE in demands that are based on the legislation of civil personnel (employees) of the federal public administration, in two crucial aspects: the speed and the duty to decide on administrative processes. This policy, in summary, deals with the rights of the civil personnel of the federal public administration and the importance of guaranteeing an administrative procedural rite with specification of deadlines, possibility of appeals, guarantee of ample defense and contradictory; besides being based on the constitutional principles of efficiency, legality, public interest, motivation, etc. In the aspect of speed, the present study addresses how UFPE has been acting in the policy of administrative processes after the implementation of the Integrated System of Patrimony, Administration and Contracts (SIPAC), with emphasis on the time in these procedures. In addition, considering that decision-making is one of the main stages of this policy, the present work analyzes the way in which the UFPE sectors seek to support the demands of administrative processes, when they are covered by a certain complexity and the difficulty of legal foundation. More specifically, how they evaluate and use the online tool SIGEPE LEGIS system, which is configured as a repository of people management legislation, under the responsibility of the Ministry of Economy, central body of the Civil Personnel System of the Federal Public Administration. Methodologically, this qualitative-quantitative study made use of triangulation of documentary data, semi-structured interviews and the application of a questionnaire with UFPE employees. The conclusion of this study was that the UFPE employees, to solve their normative doubts, hardly use the SIGEPE LEGIS system, and that, in a predominant way, they choose to carry out consultations directly with the sectors coordinators and directors or with the Federal Attorney's Office working at UFPE. In terms of speed, there is progress with the use of SIPAC in the Institution, but it needs adjustments so that the administrative processes can be more efficient.pt_BR
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