Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40414
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | REESINK, Edwin Boudewijn | - |
dc.contributor.author | SOUZA JUNIOR, Mauricio | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T23:20:42Z | - |
dc.date.available | 2021-07-05T23:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA JUNIOR, Mauricio. Os Pankararu e a luta pela escola: conflitos na construção da educação escolar Pankararu. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40414 | - |
dc.description.abstract | A relação que o povo Pankararu tem com a escola é abordado nesta dissertação. A escola neste contexto é transformada num palco de disputas e conflitos das instituições, instâncias e organizações econômicas, políticas e sociais Pankararu e não-Pankararu, que se relacionam na elaboração de uma escola que se propõe específica e diferenciada. Foi verificado que o povo Pankararu elabora uma educação que visa a emancipação política e econômica a partir da disseminação dos valores das suas histórias, tradições e visões sobre o mundo. Entretanto, a escolarização dos saberes indígenas encontram limites quando reproduzida, pois esbarra numa série de burocracias impostas pela administração do Estado, assim como na própria cultura escolar que engessa a forma de transmissão de conhecimento. Foi realizada uma observação participante em território indígena, onde a imersão foi necessária para uma maior proximidade da população Pankararu, da comunidade escolar e os trabalhadores da educação escolar Pankararu. A análise foi realizada a partir da perspectiva das luta, onde observa as sociedades por meio das complexidades criadas nas lutas históricas nas relações de contato humanas de subordinação e emancipação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Indígenas – Educação | pt_BR |
dc.subject | Escolas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Índios Pankararu | pt_BR |
dc.title | Os Pankararu e a luta pela escola : conflitos na construção da educação escolar Pankararu | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9322889338274428 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9566407902205153 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Antropologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The relationship that the Pankararu indigenous have with the school is the focus in this dissertation. The school in this context turns a stage of disputes and conflicts of the Pankararu and non-Pankararu economic, political and social institutions, instances and organizations, related with the elaboration of a school that proposes itself specific and differentiated. The research found that the Pankararu develops an education that aims at political and economic emancipation from the dissemination of the values of their histories, traditions and views about the world. However, the schooling of indigenous knowledge finds limits when reproduced, as it comes up against a series of bureaucracies imposed by the state administration, as well as in the school culture itself, which hinders the form of knowledge transmission. The participant observation occurred in indigenous territory, where immersion was necessary to bring the Pankararu population, the school community and the Pankararu school education workers closer. The analysis, realized out from the perspective of the struggles, approaches societies through the complexity created in the historical struggles in the human contact relations of subordination and emancipation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mauricio Souza Junior.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons