Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40347

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO NETO, Ernani Rodrigues de-
dc.contributor.authorBRASILEIRO, Rebecca Bianca de Melo Magalhães-
dc.date.accessioned2021-06-22T13:30:51Z-
dc.date.available2021-06-22T13:30:51Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationBRASILEIRO, Rebecca Bianca de Melo Magalhães. Comunicação e poder judicial no Brasil: uma perspectiva sobre o comportamento do Supremo Tribunal Federal (2000-2016). 2019. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40347-
dc.descriptionBRASILEIRO, Rebecca Bianca de Melo Magalhães também é conhecida em citações bibliográficas por: MAGALHÃES, Rebecca Bianca de Melo. CARVALHO NETO, Ernani Rodrigues de, também é conhecido em citações bibliográficas por: CARVALHO, Ernani.pt_BR
dc.description.abstractÉ inegável que o pós-constituição de 1988 no Brasil trouxe como consequência maior protagonismo do judiciário no jogo político, fato que tanto pode derivar de arranjos institucionais quanto de estratégias empreendidas pelos seus agentes. Focando na segunda abordagem, o trabalho discute se há uma estratégia de comunicação do STF com o público. De acordo com a literatura, em que pese o judiciário se diferencie de outros atores políticos por não necessitar do eleitorado, assemelha-se a eles quanto à necessidade de proporcionar transparência às suas decisões, de modo a alcançar legitimidade institucional. Há indícios de que existe maior probabilidade de que os tribunais exerçam seu poder de veto quando acreditarem que suas decisões serão observadas e entendidas pelo público. Assim, este estudo testa se a teoria explica tal relação e explora outros mecanismos por trás da tomada de decisão do Supremo Tribunal Federal brasileiro. Para responder à questão foram consideradas unidades de análise os comunicados de imprensa lançados pelo STF, suas decisões judiciais (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) e matérias publicadas em jornais de grande circulação em um recorte temporal de 2000 a 2016. Para empreender a tarefa, a pesquisa contou com utilização de métodos mistos: técnica de mineração de dados textuais e técnica estatística (regressão logística). Os resultados encontrados sugerem que há uma intenção, constante ao longo da série temporal estudada de enfatizar a imagem de tribunal ativista. E que, em sentido contrário ao apontado pela literatura, não parece haver maior probabilidade de decidir pela inconstitucionalidade quando os casos são mais expostos na imprensa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectMudança de comportamento – Aspecto comportamentalpt_BR
dc.subjectSupremo Tribunal Federal - STFpt_BR
dc.subjectOpinião pública – Decisões judiciaispt_BR
dc.titleComunicação e poder judicial no Brasil : uma perspectiva sobre o comportamento do Supremo Tribunal Federal (2000-2016)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGOMES NETO, José Mário Wanderley-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0779343721831625pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7185025416007213pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxIt is undeniable that the post-constitution of 1988 in Brazil brought as a consequence a greater role of the judiciary in the political game, a fact that can be derived either from institutional arrangements or from strategies undertaken by its agents. Focusing on the second approach, the paper discusses whether there is a communication strategy between the STF and the public. According to the literature, in spite of the fact that the judiciary differs from other political actors because it does not need the electorate, it resembles them in terms of the need to provide transparency in their decisions, in order to achieve institutional legitimacy. There are indications that there is more likely that courts will exercise their veto power when they believe that their decisions will be observed and understood by the public. Thus, this study tests whether the theory explains such a relationship and explores other mechanisms behind Brazilian Federal Supreme Court decision-making. To answer the question, the press releases issued by the Supreme Court, its judicial decisions (Direct Actions of Unconstitutionality) and articles published in major newspapers in a period from 2000 to 2016 were considered units of analysis. To undertake the task, the research relied on the use of mixed methods: textual data mining technique and statistical technique (logistic regression). The results found suggest that there is an intention, constant throughout the studied time series, to emphasize the image of an activist court. And that, contrary to what is indicated by the literature, there does not seem to be a greater probability of deciding for unconstitutionality when cases are more exposed in the press.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8519132753277329pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência Política

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Rebecca Bianca de Melo Magalhães Brasileiro.pdf1,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons