Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40332

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTINS, René Duarte-
dc.contributor.authorANDRADE, Rodrigo José Tabosa de-
dc.date.accessioned2021-06-19T22:14:14Z-
dc.date.available2021-06-19T22:14:14Z-
dc.date.issued2020-10-02-
dc.identifier.citationANDRADE, Rodrigo José Tabosa de. Sequência didática sobre uso de plantas medicinais: instrumento para formação interdisciplinar. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40332-
dc.description.abstractDiante dos obstáculos que os professores de Biologia enfrentam no cotidiano, fica quase que indispensável a busca pelo aperfeiçoamento das aulas com recursos metodológicos que tornem as aulas mais atrativas e dinâmicas. Dispomos de inúmeros recursos que podem tornar as aulas mais cativantes e um deles é uma sequência didática sobre a temática plantas medicinais. O Brasil possui uma das maiores diversidades de plantas do mundo. Muitas destas, tem propriedades curativas sobre diversas enfermidades e os conhecimentos sobre essas plantas necessitam ser mais explorados para não serem esquecidos. Esta pesquisa teve como proposta a produção e validação de uma sequência didática na qual foram utilizadas as plantas medicinais. Esse estudo foi aplicado aos alunos do terceiro ano de uma escola de ensino médio, localizada na cidade de Amaraji, Pernambuco. A sequência didática foi desenvolvida através das seguintes etapas: a) Apresentação da proposta da sequência didática e mobilização dos estudantes. Na ocasião, foi realizado um cadastro dos estudantes e aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos mesmos; b) conhecimento sobre as características dos diferentes tipos de entrevistas e construção de um instrumento de pesquisa; c) Análise e discussão acerca dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre as plantas medicinais e elaboração de um questionário como instrumento etnobotânico a ser aplicado na comunidade; d) Realização de uma pesquisa de campo, ocasião em que foram elencadas espécies e usos prevalentes pela comunidade. Foram entrevistadas 160 pessoas, das quais 40 eram estudantes e 120 familiares deles; e) Consolidação dos resultados da pesquisa e escolha das espécies, justificando a não inclusão de algumas, para a produção de uma cartilha contendo o nome popular e científico, foto, histórico, distribuição geográfica, partes utilizadas, forma de uso, indicações e contraindicações das principais plantas utilizadas pelos entrevistados; f) Pesquisa e seleção de informações sobre as plantas medicinais que foram usadas na produção da cartilha. Nessa etapa, os estudantes puderam comparar o conhecimento popular com o conhecimento científico; g) Representação dos dados da coleta de campo em forma de gráficos, tabelas e percentuais, além de localizar pontos sobre a superfície terrestre com base em sistema de coordenadas geográficas; h) Realização da confecção de exsicatas para a produção de um herbário fitoterápico na escola; i) Confecção de uma cartilha com informações de algumas plantas medicinais; j) Identificação correta das espécies coletadas. A elaboração e validação dessa sequência didática se mostrou como mais um novo recurso didático sobre o tema plantas medicinais. Por fim, ficou constatado que a aplicação das atividades propostas nessa sequência didática contribuíram para consolidar a aprendizagem dos conteúdos referentes ao tema plantas medicinais e permitiram o despertar nos estudantes da necessidade de construir seus próprios conhecimentos, favorecendo seu aprendizado, criando um diálogo, não só entre Biologia e Ciências, mas com as outras áreas, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Arte, História e Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.titleSequência didática sobre uso de plantas medicinais : instrumento para formação interdisciplinarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9658755733157456pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4933620329566048pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxBefore the hurdle that the biology teachers face everyday, it is almost essential to search for the improvement of classes with methodological resources that make the classes attractive and dynaminc. We have several resources that can make the classes more special and one of them is a didactic sequence on the subject of medicinal plants. Brazil has one the greatest plant diversity in the world. Most of these, has healing powers over several diseases and the knowledge about these plants need to be further researched in order not to be forgotten. This research shows the production and validation of a didactic sequence in which medicinal plants were used to. This study was made to the third year students of a secondary school in the Amaraji, PE - town. The didactic sequence was developed through the following steps: a) Presentation of the didactic sequence proposal and students mobilization. At the time, students were registered and questions was applied to verify their previous knowledge; b) Knowledge of the characteristics of the different types of interviews and constructions of a research instrument; c) Analysis and discussion about students previous knowledge about medicinal plants and elaboration of question as an ethnobotanical instrument to be applied in the community; d) Conducting a field research, when specíes and prevalent uses by the community were listed. 160 people were interviewed, 40 of whom were students and 120 of their relatives; e) Consolidation of research results and choice of species, justifying the non inclusion of some, for the production of a booklet containing the popular and scientific name, photo, history, geographical distribution, parts used, form of use, indications and contraindications of the main plants used by the interviewees; f) Research and selection of information about medicinal plants that were used in the production of the booklet. At this stage, students were able to compare popular knowledge with scientific knowledge; g) Representation of field collection data in the graphic forms, tables and percentages, in addition to locating points on the earth's surface based on a geographic coordinate system; h) Making of a herbal medicine at School; i) Making a booklet with information about some medicinal plants j) Correct indetification of the collected species. The elaboration and validation of this didatic resource on the subject of medicinal plants. Finally, it was found that the application of the exercises proposed in this didatic sequence helped to consolidate the learning of the contents related to the medicinal plants theme and allowed the students see the need to get their own knowledge, favoring their learning, Making a dialogue, not only between biology and sciences, but with other areas, such as: Potugueses language, mathematic, arts, history and geography.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rodrigo José Tabosa de Andrade.pdf9,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons