Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40331
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGUIAR JÚNIOR, Francisco Carlos Amanajás de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Tiago Robério de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-19T22:07:01Z | - |
dc.date.available | 2021-06-19T22:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tiago Robério de. Utilização de uma mídia digital como ferramenta didática para ensino da relação entre o HPV e a gênese do câncer do colo do útero. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40331 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa teve por objetivo analisar como a utilização de aplicativo de redes sociais pode colaborar com o processo de aprendizagem dos conteúdos referentes ao papiloma vírus humano (HPV) e sua relação com a gênese do câncer do colo do útero. A abordagem utilizada neste trabalho foi a pesquisa ação e envolveu alunos de duas turmas de 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio, da cidade de Bezerros-PE. O processo intervencionista se deu por meio de uma dinâmica, dividida em cinco etapas: aula expositiva dialogada sobre redes sociais, aplicação do questionário de sondagem, aula expositiva dialogada sobre HPV e câncer do colo do útero e sondagem dos alunos, criação do perfil no Instagram e elaboração de conteúdo para publicação e avaliação da intervenção. Ademais, importa salientar que, a última etapa não foi realizada devido às limitações impostas pela pandemia do COVID 19. Porém, os recursos pensados para esta pesquisa foram comentados e disponibilizados para aplicações futuras. Ressalta-se, contudo, que a participação e o envolvimento dos estudantes durante todas as etapas da pesquisa foram extremamente importantes para o bom êxito das atividades, como por exemplo, a interação nas aulas expositivas dialogadas, pesquisa e preparação de conteúdos para serem publicados, criação de um perfil no Instagram, entre outros. Logo, o contato com a temática do HPV e o câncer do colo do útero por meio da sequência didática apresentada, possibilitou a compreensão dos conceitos e oportunizou a participação mais ativa do estudante, permitindo a troca de informações com várias pessoas e beneficiando principalmente mulheres que não detinham conhecimento sobre os assuntos publicados no perfil que fora criado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Papillomaviridae | pt_BR |
dc.title | Utilização de uma mídia digital como ferramenta didática para ensino da relação entre o HPV e a gênese do câncer do colo do útero | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6245831205006671 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5066572300113458 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research aimed at analyzing how the use of social networking application can collaborate with the learning process of the contents related to human papilloma virus (HPV) and its correlation with the origin of cervical cancer. The approach used in this study was a research action that involved students from two freshman year classes of the Escola de Referência em Ensino Médio in the city of Bezerros-PE. The interventional procedures took place by a group dynamic divided into five stages: an exhibition class on social networks, application of the survey questionnaire, an exhibition class on HPV and cervical cancer and student probing, creation of the profile on Instagram and preparation of content for publication and evaluation of the intervention. Moreover, it should be noted that the last stage was not performed due to the limitations imposed by the COVID 19 pandemic. However, the resources designed for this research were commented on and were made available for future applications. It is noteworthy, however, that the participation involved students during all stages of the research which were extremely important for the success of the activities, such as the interaction with dialogue lecture classes, research and preparation of content to be posted, creation of a profile on Instagram, among others. Therefore, the interaction with the subject of HPV and cervical cancer by means of a didactical sequenced presentation allowed the understanding of the concepts and gave the opportunity for an active participation of the students, allowing the exchange of information with several people and profiting mainly women who did not have the knowledge about the subjects posted in the profile that had been previously created. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Tiago Robério de Oliveira.pdf | 962,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons