Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40293
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BASSANI, Hansenclever de França | - |
dc.contributor.author | DELGADO, Reniê de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T19:49:48Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T19:49:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.citation | DELGADO, Reniê de Azevedo. Aprendizagem de comportamentos em robôs através de aprendizagem por reforço. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40293 | - |
dc.description.abstract | A sociedade vem passando por mudanças radicais nas últimas décadas. Cada vez mais, aparelhos inteligentes surgem no nosso dia-a-dia com o intuito de nos trazer comodidades. Empresas que atuam em diversas áreas de mercado tem investido cada vez mais em algoritmos de inteligência artificial. Apesar dos enormes avanços da última década, os algoritmos mais modernos ainda estão longe de construir, generalizar e inferir conhecimentos como humanos. Essas limitações por muitas vezes limitam o escopo que esses algoritmos podem atuar e trazem vulnerabilidades neles. Para que máquinas possam realmente estar presentes nos mais diversos ambientes do cotidiano elas precisam aprender a interagir com o mundo e se adaptar a ele. Robôs inteligentes são agentes que conseguem inferir conhecimentos a partir das observações retiradas do seu ambiente que garantam a autonomia do robô em executar a tarefa. O controle do robô do seu próprio corpo de forma adequada é uma característica fundamental, que deve ser aprendida por qualquer agente que precise atuar em um ambiente. Um agente com essas características pode ser aplicado em diversas tarefas. Esta dissertação utiliza aprendizagem de máquina, prioritariamente com o paradigma de aprendizagem por reforço, para estudar como agentes se comportam em ambientes dinâmicos e complexos para realizar uma tarefa comum a todos. O intuito é, posteriormente, aplicar a melhor técnica estudada em robôs reais e participar de uma competição real para avaliar o desempenho da estratégia aprendida. Este trabalho visa investigar e contribuir para o avanço da área de aprendizagem de comportamentos para o mundo real, construindo um ambiente de aprendizagem por reforço fiel à realidade e analisando sempre o tradeoff entre dificuldade de simulação e velocidade de aprendizagem. Utilizando o ambiente criado treinar agentes simulados capazes de performar bem no jogo de futebol de robôs e conseguir transferir o comportamento aprendido para um robô real de forma que seu comportamento fique fiel ao aprendido em simulação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inteligência computacional | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de Máquina | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por reforço | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de comportamentos em robôs através de aprendizagem por reforço | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5191253800525921 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1931667959910637 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Society has been undergoing radical changes in recent decades with smart devices continuously emerging in our daily lives. Companies operating in the most broad market areas are increasingly investing in artificial intelligence algorithms. Despite last decade advances, the most modern algorithms are still far from building, generalizing and inferring human knowledge. These limitations often limit the scope in which these algorithms can act on and bring vulnerabilities to them. For machines to really be present in the most diverse environments of everyday life they need to learn to interact with and adapt to the world. Intelligent robots are agents able to infer knowledge from environment observations that guarantees their autonomy to perform the task. Properly controlling your own robotic body is a key feature for any agent who needs to work in an environment. An agent with these characteristics can be applied to several tasks. This dissertation uses machine learning, primarily with the reinforcement learning paradigm, to study how agents behave in dynamic and complex environments to accomplish a common task. The aim is to apply the best technique studied in real robots and participate in a real competition to evaluate the performance of the chosen strategy. This work aims to investigate and contribute to the advance of applied behavioral learning, building a learning environment for reinforcement that is true to reality and analyzing the tradeoff between simulation difficulty and learning speed. Using the environment created, train simulated agents capable of performing well in the robot soccer game and being able to transfer the learned behavior to a real robot guaranteeing that its behaviour is faithful to the simulated. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Reniê de Azevedo Delgado.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons