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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40287

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dc.contributor.advisorGOMES, Bruno Severo-
dc.contributor.authorBARBALHO, David de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-06-08T18:44:30Z-
dc.date.available2021-06-08T18:44:30Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationBARBALHO, David de Carvalho. Uso do jogo “Quiz da Trilha Ambiental” como metodologia ativa de ensino e aprendizagem em educação ambiental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40287-
dc.descriptionGOMES, Bruno Severo também é conhecido em citações bibliográficas por: SEVERO GOMES, Brunopt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma breve abordagem sobre as questões ambientais discutidas nas últimas décadas em conferências que buscaram inserir mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente. Políticas ambientalistas foram debatidas e cada nação adotou posturas para frear, ou acelerar, os impactos ambientais causados pelo homem. No Brasil, devido às políticas públicas voltadas para essas questões, leis foram criadas. No campo da educação, no ensino básico, temas relacionados ao meio ambiente foram inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo que fossem trabalhados de formas transversais em todas as modalidades de ensino: infantil, fundamental e médio. Os jogos, entre os estudantes, despertam o interesse, aumentam a participação, desenvolvem a criatividade e a autonomia. A estratégia aqui apresentada foi o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, que incentiva a utilização de metodologias ativas pelo professor, através dos jogos que envolvam o lúdico e a aprendizagem; despertando nos alunos o interesse e a satisfação de participar, jogando e aprendendo. Antes da aplicação do jogo, foi aplicado um questionário, de forma remota, para alguns professores e alunos, da escola Cônego Rochael de Medeiros, para saber se, através das aulas, os temas relacionados à educação ambiental eram contemplados. O jogo foi realizado com alguns alunos do ensino fundamental da escola Cônego Rochael de Medeiros, de forma presencial, em Santo Amaro, Recife – Pernambuco. Alguns professores da escola ajudaram na construção no jogo. O jogo de tabuleiro intitulado “Quiz da Trilha Ambiental” teve o intuito de estimular o desenvolvimento cognitivo para temas ambientais, despertando a consciência ambiental dos estudantes, que através do lúdico associado ao ensino-aprendizagem, eles possam reproduzir na comunidade local, essa consciência, através de mudanças para hábitos sustentáveis, respeitando o meio ambiente, graças aos conhecimentos adquiridos com a aplicação do jogo. Os resultados da aplicação do produto demonstraram que os estudantes tem um déficit de aprendizagem em educação ambiental, precisando ser mais trabalhada de forma transversal nas aulas. O produto “jogo” teve um alto grau de aceitação e satisfação entre os educandos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleUso do jogo “Quiz da Trilha Ambiental” como metodologia ativa de ensino e aprendizagem em educação ambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0786562395470460pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe present work makes a brief approach of the environmental issues discussed in the last decades in environmental conferences that tried to insert a change of attitude in relation to the questions that involve the environment. Environmental policies were debated and each nation took steps to curb, or accelerate, human-caused environmental impacts. In Brazil, due to public policies aimed at these issues, laws were created. In the field of education, in basic education, themes related to the environment were inserted in the National Curriculum Parameters, so that they were worked in a transversal way in all teaching modalities: infant, elementary and high school. Games among students arouse interest, increase participation, develop creativity and autonomy. The strategy presented here was the development of a board game, which encourages the use of active methodologies by the teacher, through games that involve play and learning; awakening in students the interest and satisfaction of participating, playing and learning. Before the game was applied, a questionnaire was applied, remotely, to some teachers and students, from the Cônego Rochael de Medeiros school, to find out if, through classes, themes related to environmental education were contemplated. The game was applied to some elementary school students at the Cônego Rochael de Medeiros school, in person, in Santo Amaro, Recife - Pernambuco. Some school teachers helped build the game. The board game entitled “Quiz of the Environmental Trail” was intended to stimulate cognitive development for environmental issues, awakening the environmental awareness of students, which through play associated with teaching-learning, they can reproduce this awareness in the local community. through changes to sustainable habits, respecting the environment, thanks to the knowledge acquired through the application of the game. The product was applied with students where the results demonstrated that environmental education needs to be worked on more transversally in class. The game, used as a pedagogical tool, had a high degree of satisfaction among students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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