Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40255

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, André Gustavo Ferreira da-
dc.contributor.authorSILVA, Joel Severino da-
dc.date.accessioned2021-06-02T19:12:57Z-
dc.date.available2021-06-02T19:12:57Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Joel Severino da. Educação de base e sindicalização rural na Mata Norte de Pernambuco (1961 a 1972). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40255-
dc.descriptionSILVA, André Gustavo Ferreira da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FERREIRA, André Gustavopt_BR
dc.description.abstractO objeto da investigação é a relação entre educação de base e sindicalização rural na Mata Norte de Pernambuco entre 1961 e 1972. A concepção de educação de base, aqui desenvolvida, refere-se à própria experiência subjacente à prática formativa e instituinte do movimento sindical rural, tendo como ponto de referência o conceito desenvolvido pelo MEB, bem como as diretrizes político-pedagógicas do MEB e do SORPE referentes à sindicalização. Sendo uma experiência educativa não escolar, a abordamos na perspectiva conceitual da Educação Não Formal à ótica de Gohn (2010, 2011, 2012). A investigação se justifica pelo fato de não haver estudos sobre o sindicalismo rural no estado na perspectiva da educação. A pesquisa interrogou como se deu a prática do sindicato na formação da sindicalização rural e suas lideranças, na Mata Norte de Pernambuco, em meio às tensões políticas sociais entre 1961 e 1972. O estudo compreendeu, portanto, dois momentos: antes e pós-golpe. No segundo, atenção se deu a essa experiência em plena época de “chumbo” do regime, a fim de se analisar como foi que o sindicato reorganizou sua prática formativa nesse contexto. Fundamentou-se teórica e metodologicamente no campo da historiografia, na perspectiva dos Annales. Assim, fez-se uso de fontes documentais e orais. Analisou-se em três seções: a) a relação entre educação de base e sindicalização rural na região, no período; b) o material formativo e informativo produzido pela própria FETAPE (pós-golpe); c) as práticas educativas do sindicato referentes à formação dos trabalhadores na região antes e pós-golpe. Neste sentido, analisaram-se os cursos de formação de lideranças sindicais; o papel educador do pessoal da linha de frente da organização (padres, dirigentes e delegados sindicais); a mudança de discurso da prática formativa antes e pós-golpe. Assim, propomos uma análise da prática formativa do sindicato como lugar de educação de base, no sentido de ter inaugurado aos trabalhadores rurais, senão uma formação política em sentido clássico do termo, ao menos certas compreensões de organização coletiva a partir de práticas e diretrizes próprias, que sob orientação católica buscavam no discurso do legal (lei) e do religioso a justeza e o perfil de militância sindical que reivindicariam direitos básicos ligados a salários e previdência social. Identificamos que, se antes do golpe, tal prática na região primou por um perfil de militância sindical que buscasse na lei a justeza do movimento e certa conciliação para com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) a fim de ter suas reivindicações atendidas, bem como se posicionar como legítimo na defesa do camponês em detrimento das Ligas Camponesas e dos independentes em relação à FETAPE; com a intervenção militar, sobretudo com a rigidez dos anos de “chumbo”, o apelo ao legal como discurso de autoridade e verdade foi o princípio norteador da prática formativa e operacional do sindicato à região; submetido à política assistencialista do PRORURAL e FUNRURAL instituída pelo próprio regime, o sindicato reorientou sua prática formativa em vista dos benefícios assistenciais como forma de ampliar sua rede de sócios. O trabalho, além de outras considerações já consolidadas no campo historiográfico, aponta que a análise da prática educativa de base subjacente ao processo formativo aqui investigado contribui para precisar o lugar de uma prática pedagógica de formação sindical e coletiva dos trabalhadores rurais em seu lugar histórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Basept_BR
dc.subjectSindicalização Ruralpt_BR
dc.subjectPráticas Formativas – Sindicatospt_BR
dc.subjectTrabalhador Rural – Jornalpt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEducação de base e sindicalização rural na Mata Norte de Pernambuco (1961 a 1972)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0038799999055742pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3966877544841288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe object of this investigation is the relationship between basic education and the rural unionization in the North Zone of Pernambuco between 1961 and 1972. The concept of basic education devised here, refers to the formative and instituting practice of the rural union movement, which has as a point of reference the concept developed by MEB, as well as the political-pedagogical guidelines of MEB and SORPE in regard to unionization. As a non-school educational experience, we approach it in the conceptual perspective of Non-Formal Education from the viewpoint of Gohn (2010, 2011, 2012). The investigation is justified by the fact that there are no studies on rural unionism in the state of Pernambuco from the perspective of education. The research aimed to question how the union’s practice took place in the formation of rural unionization and its leaders, in the North Zone of Pernambuco, in the midst of social political tensions between 1961 and 1972. The study therefore comprised two moments: before and after the coup. In the second case, attention was given to the experience in the middle of the so-called “leaden period” of the regime, in order to analyze how the union reorganized its formative practice in the mentioned context. It was theoretically and methodologically based in the field of historiography, from the perspective of Annales. Thus, documentary and oral sources were used. The analysis was carried out in three chapters: a) The relationship between basic education and rural unionization in the region during the aforementioned period; b) to analyze the formative and informative material produced by FETAPE itself (post-coup); c) The union's educational practices regarding the training of workers in the region before and after the coup. Thus, we propose an analysis of the formative practice of the union as a place for basic education, since it opened if not a political formation in the classic sense of the term, at least certain compressions of collective organization for rural workers, based on their ownpractices and guidelines, which, under Catholic guidance, sought in the legal and religious discourse the fairness and profile of union activism that would claim basic rights linked to wages and social security. We identified that, before the coup, such practice present in the region excelled for a profile of union activism that sought in the law the fairness of the movement and a certain reconciliation with the Regional Labor Office, in order to have their demands handled, as well as to position itself as legitimate in the defense of the peasants, in detriment of the Peasant Leagues and of the ones who are independent in relation to FETAPE; with military intervention, especially with the rigidity of the “leaden years”, the appeal to the legal as a discourse of authority and truth was the guiding principle of the union's formative and operational practice in the region; submitted to the welfare policy of PRORURAL and FUNRURAL, instituted by the regime itself, the union reoriented its training practice in view of the welfare benefits as a way to expand its network of members. In addition to other considerations already consolidated in the historiographic field, the present work points out that the analysis of the basic educational practice underlying the formative process investigated here, contributes to the clarification of the spot of a pedagogical practice of union and collective training of rural workers in their historical place.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Joel Severino da Silva.pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons