Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40252
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SUASSUNA, Lívia | - |
dc.contributor.author | PACHECO, Emanuele de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-02T18:20:41Z | - |
dc.date.available | 2021-06-02T18:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-29 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Emanuele de Souza. A construção do currículo de língua portuguesa no cotidiano: um estudo sobre o trabalho com gêneros textuais no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40252 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como se constrói o currículo de português no cotidiano do ensino médio quanto ao trabalho com gêneros textuais. Para isso, traçamos os seguintes objetivos específicos: investigar quais são as concepções de currículo, língua e gênero textual do professor; verificar quais critérios o docente utiliza para selecionar os gêneros textuais abordados em sala de aula; investigar quais as metas de aprendizagem do professor quando trabalha com gêneros textuais, e como ele as define; analisar os procedimentos de ensino utilizados no trabalho com gêneros no cotidiano da sala de aula. Para compreendermos melhor nosso objeto de pesquisa, foi necessário um aprofundamento nos estudos sobre currículo e, para tal, nos baseamos principalmente nos seguintes autores: Silva (2010, 2011), Ball (1989, 1994, 2011), Paiva, Frangella e Dias (2006), Lopes (2008, 2005) e Certeau (1994). Por termos nos proposto a analisar especificamente o currículo de língua portuguesa, foi necessário discorrermos sobre os documentos curriculares oficiais nesta área (BRASIL, 1999; 2006). Além disso, recorremos a alguns teóricos, como Mendonça (2006), para tratar sobre como vêm sendo construídas as aulas de língua portuguesa no cotidiano. Quanto aos gêneros textuais, partimos das definições de Bakhtin (2003) e discorremos sobre as problematizações feitas por Geraldi (2010), Rodrigues (2004; 2005) e Rojo (2005) em relação a esses tipos de enunciado. Também tratamos da didatização de gêneros textuais, de maneira que Bunzen (2004), Soares (2005) e Schneuwly e Dolz (2004) nos auxiliaram a compreender as propostas da Escola de Genebra, da Escola de Sidney e da Escola norte-americana. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho indiciário, com duas docentes de turmas do 2º ano do ensino médio. Uma lecionava no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a outra, em uma Escola de Referência no Ensino Médio (EREM). Fizemos uso de dois instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada e a observação de aulas, além de realizarmos uma breve análise de documentos, quando necessário. Os resultados de nossa pesquisa nos deram indícios de que, na rede estadual de ensino de Pernambuco, há uma presença mais forte das estratégias de poder (CERTEAU, 1994) por meio das avaliações externas, de maneira que há uma tendência de que os gêneros sejam abordados enquanto objetos de ensino pela professora. Na instituição federal, a política de incentivo à Pesquisa parece influenciar bastante a prática de ensino dos professores, de modo que a formação acadêmica confluente com uma perspectiva sociointeracionista da língua tende a levara docente a uma abordagem dos gêneros mais como prática social do que como objeto de ensino. Entretanto, concluímos que as professoras não se submetem a esses contextos de modo passivo. Elas hibridizam (BALL, 1989) elementos diversos, como suas histórias, seus percursos acadêmicos, o currículo prescrito pelos contextos oficiais, o perfil e a demanda dos alunos, no intuito de alcançar os objetivos que lhes parecem pertinentes no trabalho com os gêneros textuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo – Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa – Gêneros Textuais | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa – Ensino – Currículos | pt_BR |
dc.subject | UFPE – Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | A construção do currículo de língua portuguesa no cotidiano : um estudo sobre o trabalho com gêneros textuais no ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5896526524132699 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3685495814664993 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this research was to analyze how the Portuguese curriculum is constructed in the daily life of high school students in terms of working with textual genres. To this end, we outlined the following specific objectives: to investigate what are the teacher's conceptions of curriculum, language and textual genre; to verify what criteria the teacher uses to select the textual genres to be used in the classroom; investigate what the teacher's learning goals are when working with textual genres, and how he/she defines them; analyze the teaching procedures used in working with genres in the everyday classroom. To better understand our research object, it was necessary to deepen our studies on curriculum and, to do so, we mainly based ourselves on the following authors: Silva (2010, 2011), Ball (1989, 1994, 2011), Paiva, Frangella and Dias (2006), Lopes (2008, 2005) and Certeau (1994). Because we proposed to specifically analyze the Portuguese language curriculum, it was necessary to discuss the official curriculum documents in this area (BRASIL, 1999; 2006). Furthermore, we resorted to some theorists, such as Mendonça (2006), to examine how Portuguese language classes have been constructed in everyday life. With regard to textual genres, we started from Bakhtin's (2003) definitions and discussed the problematizations made by Geraldi (2010), Rodrigues (2004; 2005), and Rojo (2005) in relation to these types of enunciation. We also dealt with the teaching of textual genres, so Bunzen (2004), Soares (2005), and Schneuwly and Dolz (2004) helped us to understand the proposals of the Geneva School, the Sydney School, and the North American School. We conducted a qualitative research, of indicative nature, with two teachers of 2nd year high school classes. One taught at the Federal Institute of Pernambuco (IFPE) and the other, at a High School Reference School (EREM). We used two data collection tools: a semi-structured interview and class observation, besides a brief document analysis, when necessary. The results of our research gave us indications that, in the state school system of Pernambuco, there is a stronger presence of power strategies (CERTEAU, 1994) through external evaluations, so that there is a tendency for the teacher to approach genres as teaching objects. At the federal institution, the Research incentive policy seems to influence the teachers' teaching practice a lot, so that the academic background confluent with a social-interactionist perspective of language tends to lead the teacher to approach genres more as a social practice than as a teaching object. However, we concluded that teachers do not submit to these contexts in a passive way. They hybridize (BALL, 1989) diverse elements, such as their histories, their academic paths, the curriculum prescribed by the official contexts, the students' profile and demands, in order to achieve the goals that seem pertinent to them when working with textual genres. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Emanuele de Souza Pacheco.pdf | 14,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons