Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40251

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMACHADO, Laêda Bezerra-
dc.contributor.authorARAÚJO, Camila Afonso Ferreira de-
dc.date.accessioned2021-06-02T17:45:45Z-
dc.date.available2021-06-02T17:45:45Z-
dc.date.issued2020-07-22-
dc.identifier.citationARAÚJO, Camila Afonso Ferreira de. Representações sociais da profissão docente: um estudo com professores que vivenciam o bem-estar docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40251-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral identificar professores na condição de bem-estar docente na escola básica pública para analisar as representações sociais da profissão docente construídas por esses profissionais. Três categorias teóricas são abordadas no estudo: Bem-estar, Profissão docente e Representações Sociais. No que se refere ao bem-estar docente, adotamos a perspectiva subjetiva de Zacharias (2012), compreendida como uma avaliação pessoal positiva da vida e da docência, com base em critérios cognitivos e afetivos. A profissão docente, segundo Roldão (2007), tem como especificidade o ensinar, é uma profissão de vínculos e envolve os saberes disciplinares e pedagógicos. Representações sociais são saberes do senso comum, construídos nas interações sociais. Tais saberes são explicativos da realidade e orientam os comportamentos das pessoas. Há diferentes abordagens investigativas em representações sociais, no âmbito desta pesquisa adotamos a abordagem societal. Conforme Doise (2002), representações são princípios geradores das tomadas de posição, ligados às inserções sociais específicas dos sujeitos nos grupos. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em três etapas. Na primeira, utilizando um questionário misto, respondido por 168 professores de educação básica da Rede Pública de Recife, localizamos 37 docentes em possível condição de bem-estar docente. Na segunda etapa, entrevistamos um subgrupo de 08 (oito) professores (participantes da primeira etapa) em condição de bem-estar para identificar suas representações sociais da profissão docente. Os resultados revelaram que ser professor é um processo de mediação resultante da interação professor/aluno/conhecimento. Outro elemento de centralidade nessas representações é ser agente de transformação. Conforme os entrevistados, o professor pode promover a transformação social. Identificamos mais consensos do que variações nessas representações sociais. Dentre os consensos, indicamos: ser mediador e perspectivas de permanência na profissão; quanto à escolha pela docência, referiram-se à identificação e influência familiar. Os participantes compartilham o sentimento de satisfação profissional, relacionando-o ao retorno e à valorização do docente por parte dos alunos. Como principais variações das representações sociais da profissão docente do grupo investigado, destacamos: a profissão como desafiadora, passível de resiliência e a possibilidade de deixar o magistério da educação básica e seguir carreira acadêmica. Na terceira etapa da pesquisa, por meio da observação participante, caracterizamos as práticas de quatro professores na condição de bem-estar, o que nos possibilitou conferir as ancoragens de suas representações, ou seja, o processo de regulação entre o objeto representado (a profissão docente) e os comportamentos e atitudes (práticas) destes docentes. Constatamos que os professores investigados vivenciam o bem-estar docente, pois, apesar das adversidades enfrentadas nas escolas públicas, reconhecem o valor social da profissão, cultivam relações saudáveis com seus alunos e pares e desejam prosseguir no exercício do magistério. Entendemos que para manter estes profissionais na condição de bem-estar docente, medidas de intervenção devem ser tomadas por parte dos órgãos gestores da educação. Tais medidas estão relacionadas à carreira, formação continuada e à melhoria das condições de trabalho nas escolas. Essas ações fortalecem as práticas e posturas dos profissionais investigados e podem vir a incentivar outros professores a terem um olhar mais positivo para a profissão.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – prática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectProfessores – representação socialpt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleRepresentações sociais da profissão docente : um estudo com professores que vivenciam o bem-estar docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5280076677836340pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6311786387582869pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this research is to identify teachers in the condition of the teaching well-being in the basic public school to analyze the social representations of the teaching profession build by those professionals. Three theoretical categories are approached in the study: Well-being and Teaching profession and Social Representations. With regard to the teaching well-being we have adopted the subjective perspective of Zacharias (2012) comprehended as a personal positive evaluation of life and teaching, based on cognitive and affective criteria. The teaching profession, according to Roldão (2007), has as its specificity the act of teaching, it is a bonding profession which involves disciplinary and pedagogical knowledges. Social Representations are common sense knowledges, built on social interactions, such knowledges are reality’s explanation and guide people’s behavior. There are different investigative approaches to social representation, in the scope of this research we have adopted the societal approach. In accordance with Doise (2002), representations are generating principles of position taking, connected to specific social insertions of the subjects in the groups. This is a qualitative study, developed in three stages. In the first, using a mixed questionnaire, answered by 168 teachers of basic education of Recife’s public schools, we have localized 37 professionals in a possible condition of teaching well-being. In the second stage, we have interviewed a subgroup of 08 (eight) teachers (first stage participants) in the condition of well-being teaching to identify their social representations of the teaching profession. The results have revealed that being a teacher is a mediation process that results of the interaction teacher/student/knowledge. Another element of centrality in these representations is being a transformation agent. According to those interviewed, the teacher can promote the social transformation. We have identified more consensus than variations in these social representations. Among the consensus we indicate: to be a mediator and the perspectives of remaining in the profession; as to the choice for teaching they have referred to identification and family influence. The participants share the feeling of professional satisfaction relating it to the return and the valorization of the teacher by the students. As the main variations of the teaching profession’s social representations of the investigated group, we highlight: the profession as challenging, liable to resilience and the possibility of leaving the magisterium of basic education and pursue an academic career. In the third stage of the research, through participant observation, we have characterized the practices of four teacher in the condition of well-being teaching, what enabled us to check the anchors of their representations, that is, the regulation process between the represented object (the teaching profession) and the behaviors and attitudes (practices) of those teachers. In view of the foregoing, we have found that the investigated teachers experience the well-being teaching, because, although the adversities faced in the public schools, they recognize the social value of the profession, cultivate healthy relationships with their students and pairs and wish to continue in the exercise of magisterium. We understand that to keep those professionals in the condition of well-being teaching, intervention measures should be taken by the education management bodies. Such measures are related to the career, continued formation and the improvement of the working conditions at the schools. These actions strengthen up the practices and postures of the investigated professionals and may encourage other teachers to a more positive view to the profession.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Camila Afonso Ferreira de Araújo.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons