Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40246

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorCOSTA, Thiago Viana-
dc.date.accessioned2021-06-01T23:19:55Z-
dc.date.available2021-06-01T23:19:55Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.date.submitted2021-06-01-
dc.identifier.citationCOSTA, Thiago Viana. Estratégias motivacionais no ensino de matemática sob a perspectiva de Albert Bandura: um estudo sobre como dois professores de matemática do ensino médio desenvolveram as crenças de autoeficácia de seus alunos. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40246-
dc.description.abstractA motivação do estudante é uma variável escolar sempre suscitada quando levamos em consideração o problema do sub-rendimento ou fracasso escolar. Diante do problema da desmotivação dos estudantes propusemos esta pesquisa que objetivou verificar como as estratégias de ensino utilizadas por professores do Ensino Médio influem no fenômeno da motivação dos alunos em relação à Matemática. Dentro desse contexto encontramos a Teoria Social Cognitiva, uma teoria do desenvolvimento construída por Albert Bandura nos anos 1950 e que pode ser utilizada para que compreendamos a motivação humana através das crenças de Autoeficácia do indivíduo. Tais crenças são fundamentais para prever o envolvimento de qualquer pessoa com determinada atividade a ser realizada. Sujeitos que possuem crenças de Autoeficácia bem desenvolvidas terão maiores chances de êxito quando a atividade a ser realizada exigir esforço – fator indispensável para o aprendizado de qualquer pessoa. Assim, este estudo teve como objetivo verificar quais estratégias motivacionais os professores de Matemática usam em sala de aula, analisando-as sob a ótica da Teoria da Autoeficácia de Bandura. Buscamos essa compreensão através de uma pesquisa bibliográfica que indicasse quais os principais resultados sobre estratégias práticas para desenvolvimento das crenças de Autoeficácia nos estudantes e também, através de uma pesquisa de campo realizada em sala de aula, acompanhando dois professores. Em nossa metodologia utilizamos observações e videogravações para obter os dados sobre como os professores motivavam seus alunos. Desse modo, acompanhamos dois professores, de escolas distintas, durante aproximadamente cinco meses, sendo destinados oito encontros com cada professor – quatro apenas observando e quatro filmando suas aulas. Obtivemos, aproximadamente, doze horas de material gravado, cujos principais trechos foram transcritos. Os resultados apontam que os professores utilizavam estratégias motivacionais que envolviam cada tipo de fonte de Autoeficácia, havendo uma maior atenção às experiências de êxito e estados fisiológicos, em comparação às persuasões verbais e experiências vicárias. Finalizamos a presente pesquisa ressaltando a importância de o professor ter uma visão integral e humana de seus alunos, instigando a construção de fortes crenças de Autoeficácia nos mesmos, com benefício direto para o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent91p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectEficácia no ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias motivacionais no ensino de matemática sob a perspectiva de Albert Bandura: um estudo sobre como dois professores de matemática do ensino médio desenvolveram as crenças de autoeficácia de seus alunos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405930H4&tokenCaptchar=03AGdBq259ZkHZ-LLEDKbMHy_l4WSMIceumn1Rg8oxwgYw2hX_Z8VRGS7-92eA0aAVtRaoZJ3PdSbY1_6FcQrDn5yve4JQi6aRiugy6FwX6XSmS7FYaDCe-V-U6pi9OMeSZD6jGKrNHPHbcGA_wd2QuLEEiRT87HQ4xZv6UHRW3WwR9OVhQI14xHMOvjunbQwDc-lsnTlLcZb5PCpd8q1KQ8eTbC5dvgG4juY95G6fAEztNyFwpQKTDB8H-y20jTjXUmWlnn8LBgotLxK-lJtKtSF1q9Iy_3283SJhrUQpS_jHzgcmi0NvTDCvXvKSp1dCAWpYfw_LHklp8qJNF3O6_vPF5w--2nkqOPlJVW4UB32g9uEO39ZAmEaoh9kFIioTw7Ak0KRt--F1nEAxAhYLJiyEgEJUKYnfp8fxRoMwU-X2Pz5nbJUC-cKDzwaW3aVzTsc73pF0eW86AqBnhpn3E23lLVYmCsGZNF_UQwSzRCK4GyaYfenhL58pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734039D6&tokenCaptchar=03AGdBq25FuhnXHe9xZUd2th9A4Q-zZpZJraV1gPvGMgmzS7ftSE4hJiFVL6cuaxUsKIsOMXDv395tRht_70S_s5eSaZuK9e3gfdNcrLiIbfI_g-rnu3LCQbZQBuyMxoSWS7evZ0-Gr-5thL6tVOOwhOenJydfJ-k-e7GXbW7Y_MABZBZ0SQrLJb7cuSrdoGkxoayvO_-53NUukSDyOyvVcQn-dI4Da1W3s-w6BRBTmv0quURJM6Z0cPxDLA0SXERhxvnV5xC4PlTvgXTYBoRnZTqcCfq7E73D-eQsht2Q4VhHw7MUd7gY3kZpRGrq9JYbkGiUw0pOSDWMlWdVvs-8SX-voc2IISeCgJDCi0BJK0B7CR6x22x3g9entETM7A2wcsZLWoaj32QtpqJF1EeO5B8bpoO3d1yC79TIqw2Lzz2HHXHgcVxT3vP1Cpxcyjp497hDNirl29PivmSlJO5OYuU6CLOK-hT9Ogpt_BR
dc.description.abstractxStudent motivation is a school variable always raised when we consider the sub-yield problem or school failure. Faced with the problem of demotivation of students proposed this research aimed to see how the teaching strategies used by high school teachers influence on students' motivation phenomenon in relation to mathematics. In this context we find the Social Cognitive Theory, a theory of development built by Albert Bandura in the 1950s and which can be used to understand human motivation through the individual Self-efficacy beliefs. Such beliefs are fundamental to predict the involvement of anyone with certain activity to be held. Subjects who have well-developed Self-efficacy beliefs have a greater chance of success when the activity to be performed require effort - indispensable for learning any person. This study aimed to determine which motivational strategies the Mathematics teachers use in the classroom, analyzing them from the perspective of the Theory of Self-efficacy of Bandura. We seek this understanding through literature to indicate what the main results on practical strategies for development of Self-efficacy beliefs in students and also through a field research in the classroom, watching two teachers. In our methodology we used observations and video recordings for data on how teachers motivated their students. Thus, we follow two teachers from different schools, for about five months, and for eight meetings with each teacher - just watching four-four filming their classes. We obtained approximately twelve hours of recorded material, whose main parts were transcribed. The results show that the teachers used motivational strategies involving each type of source Self-efficacy, with greater attention to successful experiences and physiological states, compared to verbal persuasion and vicarious experiences. We end this research highlighting the importance of the teacher has an integral and human vision of his students, prompting building strong belief Self-efficacy in them, with direct benefit to the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COSTA, Thiago Viana.pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons