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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40237

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Murilo Duarte Costa-
dc.contributor.authorFIAMONCINI, Carolina Maciel-
dc.date.accessioned2021-05-31T18:04:39Z-
dc.date.available2021-05-31T18:04:39Z-
dc.date.issued2020-04-24-
dc.identifier.citationFIAMONICINI, Carolina Maciel. Vivências estressoras, violência autoinfligida e comportamento suicida em universitários. 2020. Dissertação (Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40237-
dc.description.abstractOs estudantes universitários representam uma parcela específica da população jovem em que os comportamentos de risco têm crescido, tornando-se foco de atenção da Organização Mundial de Saúde. A violência autoinfligida, por exemplo, possui elevada prevalência. Estudos recentes demonstram que esse cenário pode persistir na idade adulta, principalmente entre aqueles com hábito repetido de autolesões ao longo da adolescência. Dentre os diversos fatores associados, a presença de bullying e estresse acadêmico se sobrepõem entre as demais variáveis. O objetivo do estudo foi avaliar a associação entre presença de vivências estressoras com o comportamento suicida e violência autoinfligida em jovens universitários. Vivências estressoras em questão consiste em experiências prévias desagradáveis, tais como o bullying na escola, bem como experiências universitárias atuais, como o bullying na faculdade e presença de estresse acadêmico. Trata-se de estudo observacional, analítico, de corte transversal, realizado na Universidade Federal de Pernambuco, com universitários entre 17 a 64 anos. Foi realizada análise comparativa e de estimativa de probabilidades entre as variáveis preditoras. Em uma primeira fase, as variáveis sociodemográficas e de rastreamento de bullying foram colhidas através de instrumento criado pelos pesquisadores. As informações sobre a presença de comportamento suicida, de autolesão não suicida e vivências acadêmicas estressoras foram obtidas com questionários padronizados. Os dados foram tabulados na planilha Excel e analisados por técnicas de estatística descritiva e inferencial através do software IMB SPSS na versão 23.0. A margem de erro utilizada na decisão dos testes estatísticos foi de 5%. Os intervalos para OR foram obtidos com 95,0% de confiança. Para avaliar a associação entre as variáveis dicotômicas foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson. Para as demais variáveis foi obtido valor do OR com respectivo intervalo de confiança. Em uma segunda etapa, foi criado um modelo de regressão logística multivariada para análise da probabilidade de comportamento suicida entre as que apresentaram valor de p < 0,20 no estudo bivariado, sendo consideradas significativas apenas as variáveis com nível de 5%. 609 indivíduos constituíram a amostra final, sendo 329 estudantes da área de humanas e 280 da área de saúde. Foram evidenciadas associações significativas entre a experiência de ser vítima de bullying na escola e o comportamento autolesivo, de sofrer bullying na faculdade com o comportamento suicida e entre o estresse acadêmico e o comportamento suicida. Isso demonstra a existência de um panorama complexo dentro do ambiente acadêmico. O risco de comportamento suicida esteve associado com o fato de pertencer à área de Humanas OR 2,00 p< 0,001 (IC 95% 1,41-2,54); de estar sofrendo estresse acadêmico OR 2,3 p< 0,015 (IC 95% 1,02-2,27). Alunos pertencentes à área de humanas, com estresse acadêmico e que sofrem bullying possuem uma probabilidade de apresentar comportamento suicida da ordem de 60,2%. Os fatores associados ao risco de comportamento suicida identificados neste estudo, devem ser levados em consideração no planejamento eficaz da gestão de riscos dentro da Universidade com vista à redução de tais comportamentos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectComportamento suicidapt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEstresse acadêmicopt_BR
dc.titleVivências estressoras, violência autoinfligida e comportamento suicida em universitáriospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUGEY, Everton Botelho-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3406109925293274pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7326848275529161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamentopt_BR
dc.description.abstractxCollege students represent a specific portion of the young population whose risk behaviors have grown to become the focus of attention of the world health organization. For example, self-inflicted violence has a high prevalence. Recent studies show that this scenario can persist into adulthood, especially among those with repeated self-injury habits throughout adolescence. Among the various factors associated with such behaviors, the presence of bullying and academic stress overlap among the other variables. The goal of this study is to evaluate the association between the presence of stressful experiences with the pattern of suicidal behavior and self-mutilation in college students. Stressful experiences in question consist of previous unpleasant school experiences, namely: bullying at school; as well as current university experiences: bullying in college and the presence of academic stress. This is an observational, analytical cross-sectional study conducted at the Federal University of Pernambuco, with university students aged 17 to 64 years. Comparative analysis and probability estimation were performed between the predictor variables. In a first phase, sociodemographic and bullying tracking variables were collected using an instrument created by the researchers. Sociodemographic and bullying tracking variables were collected through an instrument created by the researchers. Information on the presence of suicidal behavior, non-suicidal self-harm and stressful academic experiences was obtained from standardized questionnaires. Data were tabulated in the EXCEL spreadsheet and analyzed by descriptive and inferential statistical techniques using the IMB SPSS software version 23.0. The margin of error used in deciding statistical tests was 5%. Intervals for OR were obtained with 95.0% confidence. To evaluate the association between dichotomous variables, Pearson's chi-square test was used. For the other variables, the OR value with the respective confidence interval was obtained. In a second phase, a multivariate logistic regression model was created to analyze the probability of suicidal behavior among those with p<0.20 0 in the bivariate study. Only variables with a level of 5% were considered significant. 609 individuals constituted the final sample, with 329 students from the humanities area and 280 students from the health area. Significant associations were found between the experience of being a victim of bullying at school and self-injurious behavior, of being bullied in college with suicidal behavior and between academic stress and suicidal behavior. This demonstrates the existence of a complex panorama within the academic environment. The risk of suicide was associated with the fact of belonging to humanities area OR OR 2.00 p<0.001 (95% CI 1.41-2.54); being under academic stress OR 2.3 p<0.015 (95% CI 1.02-2.27). Humanities students with academic stress who suffer bullying have a probability of suicidal behavior of 60.2. The associated factors, identified in this study, must be taken into account in the effective planning of the University risk management in order to reduce such behaviors.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1960413762128569pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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