Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40218
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Josias Pedro da | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T21:12:01Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T21:12:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Pedro da. Ensino da função afim em escolas do campo: uma análise do ponto de vista de alunos do primeiro ano do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40218 | - |
dc.description.abstract | Com o presente trabalho objetivamos investigar o ensino de Função Afim em Escolas do Campo do município de Bezerros no Agreste de Pernambuco, a partir do olhar dos alunos e das relações que eles estabelecem entre esta noção matemática e as atividades produtivas que desenvolvem no cotidiano do Campo. Sobre a Educação do Campo referenciamos a pesquisa nos estudos de Caldart et. al. (2004), Arroyo et. al. (2004), Lima e Lima (2014), dentre outros pesquisadores que discutem o Campo como espaço social, cultural e de trabalho. No que concerne à Educação Matemática utilizamos como referência as pesquisas de Skovsmose (2000, 2007), D’Ambrosio (2003, 2009) e Roseira (2010) que preconizam o ensino de Matemática em uma perspectiva de formação crítica e cidadã. Além disso, fundamentamos a discussão sobre o ensino da Função Afim nos trabalhos de Chaves e Carvalho (2004) e Barreto (2008) que discorrem sobre o ensino dessa noção a partir de sua natureza prática e da leitura de situações do cotidiano. O estudo foi realizado com alunos do primeiro ano do ensino médio egressos da Escola A e alunos da Escola B do município de Bezerros. Utilizamos dois questionários, os quais objetivaram identificar as atividades produtivas desenvolvidas pelos estudantes e a relação que os mesmos entretêm com o lugar onde habitam e com o campesinato, a partir de resolução de problemas. Para elaborar os problemas matemáticos e analisar os dados obtidos utilizamos a categorização proposta por Skovsmose: referência à matemática pura, referência à semi-realidade e referência à realidade. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos desenvolvem atividades ligadas ao Campo e, em maioria, se identificam com o lugar onde vivem. Embora tenham resolvido mais facilmente os problemas que remetem às suas atividades camponesas, ou seja, à realidade, eles expressaram que esse tipo de problema foi raramente trabalhado nas aulas de Matemática. Por consequência, tiveram dificuldade de identificar a noção matemática abordada nos problemas, mesmo nos casos de acerto. | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Ensino da função afim em escolas do campo: uma análise do ponto de vista de alunos do primeiro ano do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405937A4&tokenCaptchar=03AGdBq251pjb5XkNcnZ02ZDZbrgf9tzL8FgNSLckYOVkNKHsrMTrzQ2o0dBjjBJal-nfqDV5R4Cvz8Fof13zyfZmu4afbxtINX5zuNyy0AAPUaOYesWtnPQgH1cb-P3QhX4WeD5M-Leu6_vrcvQ1rp5U8WBHGbH5EKyLlHGjyNk4QJ3SdfAbUl6f9qHbQXrO4fWCkNkZtbQSIvrNA4-k9O12tvAZJvkg7dq7WYTiHkjvNLVHX6P4_0pzZFivxGaRMsRiDstq6eb--WlEHavHfaVcwYODySk_bx5x3aEqd2ZuMtcD_GJnJA5-f9ueZ0QBD976Ve4RelBLFXOS0GXcytzcRiEkvLwm31DAoWKJJGxpzgtzcE1mnXjB0kGfce2xSJvXuoDpsuQZg_lcH6MXF1lXwAC2qYOF2jAT1_qYOSSVU1yyhxsQMvwtG3pAvYzXJsf2dz6wmB_ZrPjONAXwBHhYUYcc69E-0ew1BgGoY9ViwlaurC0iL5G8 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708056T9&tokenCaptchar=03AGdBq24zT3UjojPvQWwm3j0-V2h5w9GMufGGrG2Frq8MMd4PK359Pjt4CJu3kTi9pij5SqOXzN7_snY6h_Dw3T7lS5o7Q-AmFdli4oeEC-tZzt0faauqHSixs1tubi6mUCEeZuBfkAarjA3YDrJBMkOMBputnnnq86GiNnpZE5zkoNDTmAo86JTLz4Bq5nKup9EsnylHGVlF_0gp27SxHq5tjfgRwv7q5dH-uJOdC41ojqDUVBKfvs_-drTN6DKI7-ZctrJJ5MS80vJaGdyCibFwQtRKduBNbTMdWO2nJb49xoCB9LsDkp51x2RyLXkeOtNZkzF-ZZUw-unn0eyArlwmypjTIIRxmLk9xiXWbsW_kOeVriPcfm04Coj--mi4UgRKc27bVjAkx-PtSvgD4jsaMaG94z5j5wWhXvvPsi43LbkZUNeiTttECvJifb351vrHzoVjR4-rwn9D6VYw5wBT_BXGf-arLA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Josias Pedro da.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons