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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40218

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Josias Pedro da-
dc.date.accessioned2021-05-28T21:12:01Z-
dc.date.available2021-05-28T21:12:01Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, José Pedro da. Ensino da função afim em escolas do campo: uma análise do ponto de vista de alunos do primeiro ano do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40218-
dc.description.abstractCom o presente trabalho objetivamos investigar o ensino de Função Afim em Escolas do Campo do município de Bezerros no Agreste de Pernambuco, a partir do olhar dos alunos e das relações que eles estabelecem entre esta noção matemática e as atividades produtivas que desenvolvem no cotidiano do Campo. Sobre a Educação do Campo referenciamos a pesquisa nos estudos de Caldart et. al. (2004), Arroyo et. al. (2004), Lima e Lima (2014), dentre outros pesquisadores que discutem o Campo como espaço social, cultural e de trabalho. No que concerne à Educação Matemática utilizamos como referência as pesquisas de Skovsmose (2000, 2007), D’Ambrosio (2003, 2009) e Roseira (2010) que preconizam o ensino de Matemática em uma perspectiva de formação crítica e cidadã. Além disso, fundamentamos a discussão sobre o ensino da Função Afim nos trabalhos de Chaves e Carvalho (2004) e Barreto (2008) que discorrem sobre o ensino dessa noção a partir de sua natureza prática e da leitura de situações do cotidiano. O estudo foi realizado com alunos do primeiro ano do ensino médio egressos da Escola A e alunos da Escola B do município de Bezerros. Utilizamos dois questionários, os quais objetivaram identificar as atividades produtivas desenvolvidas pelos estudantes e a relação que os mesmos entretêm com o lugar onde habitam e com o campesinato, a partir de resolução de problemas. Para elaborar os problemas matemáticos e analisar os dados obtidos utilizamos a categorização proposta por Skovsmose: referência à matemática pura, referência à semi-realidade e referência à realidade. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos desenvolvem atividades ligadas ao Campo e, em maioria, se identificam com o lugar onde vivem. Embora tenham resolvido mais facilmente os problemas que remetem às suas atividades camponesas, ou seja, à realidade, eles expressaram que esse tipo de problema foi raramente trabalhado nas aulas de Matemática. Por consequência, tiveram dificuldade de identificar a noção matemática abordada nos problemas, mesmo nos casos de acerto.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleEnsino da função afim em escolas do campo: uma análise do ponto de vista de alunos do primeiro ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405937A4&tokenCaptchar=03AGdBq251pjb5XkNcnZ02ZDZbrgf9tzL8FgNSLckYOVkNKHsrMTrzQ2o0dBjjBJal-nfqDV5R4Cvz8Fof13zyfZmu4afbxtINX5zuNyy0AAPUaOYesWtnPQgH1cb-P3QhX4WeD5M-Leu6_vrcvQ1rp5U8WBHGbH5EKyLlHGjyNk4QJ3SdfAbUl6f9qHbQXrO4fWCkNkZtbQSIvrNA4-k9O12tvAZJvkg7dq7WYTiHkjvNLVHX6P4_0pzZFivxGaRMsRiDstq6eb--WlEHavHfaVcwYODySk_bx5x3aEqd2ZuMtcD_GJnJA5-f9ueZ0QBD976Ve4RelBLFXOS0GXcytzcRiEkvLwm31DAoWKJJGxpzgtzcE1mnXjB0kGfce2xSJvXuoDpsuQZg_lcH6MXF1lXwAC2qYOF2jAT1_qYOSSVU1yyhxsQMvwtG3pAvYzXJsf2dz6wmB_ZrPjONAXwBHhYUYcc69E-0ew1BgGoY9ViwlaurC0iL5G8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708056T9&tokenCaptchar=03AGdBq24zT3UjojPvQWwm3j0-V2h5w9GMufGGrG2Frq8MMd4PK359Pjt4CJu3kTi9pij5SqOXzN7_snY6h_Dw3T7lS5o7Q-AmFdli4oeEC-tZzt0faauqHSixs1tubi6mUCEeZuBfkAarjA3YDrJBMkOMBputnnnq86GiNnpZE5zkoNDTmAo86JTLz4Bq5nKup9EsnylHGVlF_0gp27SxHq5tjfgRwv7q5dH-uJOdC41ojqDUVBKfvs_-drTN6DKI7-ZctrJJ5MS80vJaGdyCibFwQtRKduBNbTMdWO2nJb49xoCB9LsDkp51x2RyLXkeOtNZkzF-ZZUw-unn0eyArlwmypjTIIRxmLk9xiXWbsW_kOeVriPcfm04Coj--mi4UgRKc27bVjAkx-PtSvgD4jsaMaG94z5j5wWhXvvPsi43LbkZUNeiTttECvJifb351vrHzoVjR4-rwn9D6VYw5wBT_BXGf-arLApt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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