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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40214

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Hermano Perrelli de-
dc.contributor.authorSILVA, José Fernando da-
dc.date.accessioned2021-05-28T17:56:09Z-
dc.date.available2021-05-28T17:56:09Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, José Fernando da. MPCTI – uma proposta de metodologia de planejamento para contratações de Tecnologia da Informação no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40214-
dc.description.abstractNos últimos anos as organizações vem cada vez mais apoiando seus negócios em soluções de Tecnologia da Informação (TI). Na Administração Pública Federal (APF) brasileira de acordo com o Tribunal de Contas da União, as contratações de TI alocam recursos na ordem de bilhões de reais. Neste sentido, o planejamento das contratações é fundamental para reduzir os desperdícios e os projetos malsucedidos. Com o intuito de promover o planejamento, o controle, a gestão e a padronização das contratações de TI nos órgãos públicos, a Secretaria de Governo Digital (SGD), vinculada ao Ministério da Economia (ME) elaborou e instituiu no âmbito da APF uma Instrução Normativa, a IN nº 01/2019, que tem por finalidade regulamentar e estabelecer um processo para contratações de tecnologia da informação a ser adotado pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP do Poder Executivo Federal. Esta normativa divide o processo de contratações de TI em 3 (três) fases ou subprocessos: 1 Planejamento da Contratação; 2 Seleção do Fornecedor; e 3 Gestão do Contrato. Essas fases agrupam atividades e subprocessos que têm por objetivo a elaboração de artefatos (documentos) por diversos atores (servidores e colaboradores) envolvidos. Além destes subprocessos a IN define um conjunto de requisitos legais que devem ser observados em todas as fases da contratação, bem como, apresenta um conjunto de boas práticas de governança de TI. Por se tratar da 1ª fase da contratação de soluções de TI, o Planejamento da Contratação de TI (PCTI) vem nortear e subsidiar as demais fases da contratação, bem como, é a fase que possui mais atividades que produzem artefatos através da interação de diversos atores, assim, desprendendo mais esforços e tempo. Neste contexto, este estudo tem o objetivo de propor uma metodologia de planejamento de contratações de TI observando as características dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, de forma a atender as normas vigentes e os anseios de agilidade e eficiência das instituições. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida utilizando o método Design Science Research (DSR), a metodologia proposta foi elaborada a partir dos resultados de questionários aplicados nos Institutos Federais e de boas práticas recomendadas por frameworks e modelos fortemente reconhecidos no mercado, sendo validada através da análise de especialistas. Esse estudo se propõe a contribuir com a melhoria do processo de contratações de TI nos Institutos Federais de Educação através de um conjunto de atividades distribuídas em áreas temáticas, que tem a finalidade de explorar as lacunas que a IN 01/2019 não contemplam no contextos dos Institutos, e assim, proporcionar maior celeridade e eficiência aos processos de contratações e ao gerenciamento de contratações de TI nos Institutos Federais de Educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de Informaçãopt_BR
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.subjectPlanejamento de contrataçõespt_BR
dc.subjectContratações de TIpt_BR
dc.titleMPCTI – uma proposta de metodologia de planejamento para contratações de Tecnologia da Informação no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5610501420140902pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9906166020816798pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, organizations have been increasingly supporting their businesses in Information Technology (IT) solutions. In the Brazilian Federal Public Administration (APF) according to the Federal Audit Court, IT hires allocate resources in the order of billions of reais. In this sense, hiring planning is essential to reduce waste and unsuccessful projects. In order to promote the planning, control, management and standardization of IT contracting in public agencies, the Digital Government Secretariat (SGD), linked to the Ministry of Economy (ME), drafted and instituted a Normative Instruction within the scope of the APF. IN nº01 / 2019, which aims to regulate and establish a process for hiring information technology to be adopted by the bodies and entities that are part of the Information Technology Resources Management System - SISP of the Federal Executive Branch. This regulation divides the IT contracting process into 3 (three) phases or sub-processes: 1 Contracting Planning; 2 Selection of the Supplier; and 3 Contract Management. These phases group activities and sub-processes that aim at the elaboration of artifacts (documents) by several actors (servers and collaborators) involved. In addition to these sub-processes, IN defines a set of legal requirements that must be observed in all phases of contracting, as well as presenting a set of good IT governance practices. As it is the 1st phase of contracting IT solutions, IT Contracting Planning (PCTI) comes to guide and subsidize the other phases of contracting, as well as, it is the phase that has more activities that produce artifacts through the interaction of different actors, thus, giving more effort and time. In this context, this study has the objective of proposing a methodology for planning IT contracts, observing the characteristics of the Federal Institutes of Education Science and Technology, in order to meet the current rules and the desires for agility and efficiency of the institutions. research was developed using the Design Science Research (DSR) method, the proposed methodology was elaborated from the results of questionnaires applied in the Federal Institutes and of good practices recommended by frameworks and models that are strongly recognized in the market, being validated through the analysis of specialists. This study proposes to contribute to the improvement of the IT hiring process in the Federal Institutes of Education through a set of activities distributed in thematic areas, which aims to explore the gaps that IN 01/2019 does not address in the contexts of the Institutes , and thus, provide greater speed and efficiency to the hiring processes and the management of IT hiring at the Federal Institutes of Education.pt_BR
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