Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40168
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Juliana Angeiras Batista da | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Lucelma Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T01:09:36Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25T01:09:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-24 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Lucelma Pereira de. Experimentação investigativa no ensino de química: fluxionalidade estrutural em compostos de coordenação. Caruaru: O Autor, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40168 | - |
dc.description.abstract | Do ponto de vista da dinâmica intramolecular, as moléculas podem ser rígidas ou fluxionais: rígidas quando os átomos que as formam vibram em torno de uma posição de equilíbrio, de modo que a molécula assume uma configuração preferencial; fluxionais quando, a partir de rotações em torno de ligações químicas ou de reorientações de grupos/átomos, sofrem rápidos rearranjos que podem ou não ser degenerados e, em geral, são detectáveis por métodos como a Ressonância Magnética Nuclear. Esse comportamento fluxional pode conferir à molécula uma infinidade de conformações, que podem ser bastante distintas entre si, de modo que a fluxionalidade estrutural pode influenciar sua reatividade e outras propriedades químicas. Ainda que as moléculas sejam, em sua maioria, rígidas, a fluxionalidade estrutural é um comportamento comum a vários sistemas moleculares. Portanto, esse é um tópico importante de química a ser ensinado, em especial, nos cursos de graduação em Química. Contudo, nem sempre este tópico tem sido contemplado de maneira apropriada nos cursos, havendo, ainda, pouca literatura disponível, em especial na área de Ensino de Química. No que concerne ao Ensino de Química, este trabalho parte do pressuposto de que, para que haja aprendizagem efetiva, é essencial que o estudante participe ativamente das atividades pedagógicas, construindo e modificando seu objeto de estudo, não apenas assimilando informações. Nesse sentido, adotou-se como referencial uma metodologia ativa, a experimentação investigativa, numa abordagem computacional. Assim, esta pesquisa, de caráter qualitativo, consistiu na elaboração e aplicação de uma intervenção para o ensino de fluxionalidade estrutural por meio de experimentação computacional, norteadas por um problema sobre a fluxionalidade estrutural de um composto de coordenação contendo íon lantanídeo e ligantes β-dicetonatos, o complexo [Eu(BTFA)3(PHEN)], a ser investigado em equipe. A intervenção foi realizada na UFPE/CAA, com estudantes voluntários do curso de Química-Licenciatura, e foi organizada em quatro etapas, realizadas durante cerca de 2 meses. As discussões entre os participantes foram registradas em áudio para posterior transcrição e, ao final dos encontros, os mesmos redigiram uma carta de comunicação científica; essas produções foram analisadas buscando identificar indicadores de construções conceituais e procedimentais desenvolvidas pelos mesmos, bem como indicativos de surgimento de Zonas de Desenvolvimento Proximais entre os indivíduos envolvidos. Os resultados apontaram que a interação entre os participantes foi um fator determinante no processo de aprendizagem, e que eles conseguiram utilizar satisfatoriamente as ferramentas de química computacional na resolução do problema proposto, o que reafirma a experimentação computacional como estratégia interessante no desenvolvimento de ensino e pesquisa. No que diz respeito à construção do conceito de fluxionalidade estrutural, bem como à capacidade de mobilizá-lo na compreensão de fenômenos químicos, constatou-se que os estudantes tanto conseguiram enunciar o conceito em questão, quanto se revelaram capazes de aplicá-lo em diferentes contextos. Entretanto, identificaram-se distorções em alguns conceitos secundários, possivelmente causadas por lacunas da formação básica, de modo que se defende a necessidade de rever o currículo do curso em questão. | pt_BR |
dc.format.extent | 110p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Metais de terras-raras | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Experimentação investigativa no ensino de química: fluxionalidade estrutural em compostos de coordenação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANJOS, Jose Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4800278U3&tokenCaptchar=03AGdBq27_OO34qULkaC6NONL9o_gh4g-5_6iraaFVzQ4cB1yFeT2C3f6cxUf1-2pmBu6aqk6ZyNmOU-BXNT5-jxptJb-kRrLQsk7hHuu3VtHCKTEXlCv2QyKOizi4JW5WALI7Z2LvWUBTe1-6o3ts3LdFI9vTUagpJmT5cmDhvrl1T0AwXv9iIvfp6FvD6Tj3XaDOocWfvBz--jqH_yDIkkpxM_Bz4XAeXsT4CF-JlFddcCbCgzoD5mULcBOsVqGwNEclLwm3yL40njY7kcExmjRf1v4leH64uQAYSD99jddcRi56tnWbZ_uU3Zdc4-ttFvD3lX0b-0KaR_hpnRmd9Dnn0lCZgbdL8peYoGdnhOY4qNC9T8_ZifwNe0bBeCGzjiIz8HpzleG_hV-WeDHpD92JnXN0_Y9Wnz4snmnOt3TI-bBygXpHsSb-4ZrmM7tqytK1rYZnMAT5RCBHkqMfLaObObWyPsTnEQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770483P3&tokenCaptchar=03AGdBq27HaL5nd4-RqQ8IDILsvXt4KhHjUo21wgbRf1oecUtjrfYldiqcZBmCa1w8esPHVREsZnGspwRSCXoHTu3y1FCRVVDYHVttXD0Ds7nfFHwBZfUaGoqxpzOZPzFzikMz67gcNL0DtbFAJ7AgTQRLUWtR6vxjIhPW4nTXkWhfE-WG6CuA9X2xnmH6fUuORRyntQWgo8dTKW4g6CbJ0wURRYkmjCmjcRV_bivkuW9MxVAAE03OvKGpIACVc31tkxr--mVaxN_bVg_Zxs_yR1NI2Phbx9Jn0GVwUhTIw7xEGoS2JXai8FEe__4caNOEVg3eg39yk_GUzVRNh2q24vFy43bjHdr0q5YVdNjyKKDDAZ2HvfjBgBHjyPQoCza8Tqy9kOyWH4O0F4aRtBiLNM-Ze8j0xRdgdidaAsWw-2O37lNwRx0sKojoJw_ygs075IWnQmxlVuu6HhNQ2cdlnSbuNZFDTpSyKQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | As far as intramolecular dynamics is concerned, molecules can be rigid or fluxional: they are rigid when the atoms forming them vibrate around a position of equilibrium, so that the molecule assumes a preferential configuration; and they are fluxional when, from rotations around chemical bonds or reorientation of atoms/groups, they undergo rapid rearrangements that may or not be degenerate and, in general, they are detectable by methods such as Nuclear Magnetic Resonance. This fluxional behavior can give a molecule an infinity of conformations that may be quite different from each other, so that structural fluxionality can influence the reactivity and other chemical properties. Although molecules are, for the most part, rigid, structural fluxionality is a common behavior to several molecular systems. Therefore, this is an important topic of chemistry to be taught, in particular, in undergraduate chemistry courses. However, this topic has not always been adequately addressed in the courses and there is still a lack of literature available, especially in the area of chemical education. When it comes to chemistry teach, this research is based on the assumption that for an effective learning to be constructed, it is essential that the students participate actively in the pedagogical activities, building and modifying their objects of study instead of merely assimilating information. In this sense, an active methodology, Investigative Experimentation, has been adopted as a reference in a computational approach, because it is understood that experimentation is not reduced to bench practices, but refers to the mental and attitude processes provided by it, which means that it can present itself in other contexts, such as computational. Thus, this qualitative research proposes the elaboration and application of a didactic intervention for the teaching of structural fluxionality through computational experimentation, guided by a problem about the structural fluxionality of a coordination compound containing a lanthanide ion and β-diketonates as ligands, the [Eu(BTFA)3(PHEN)] complex, which must be approached in a team setting.The intervention was performed with voluntary undergraduate chemistry students at UFPE/CAA and was organized in four steps in about 2 months. The participants’ discussions were audio recorded for posterior transcription and, by the end of the meetings, the students had to write a scientific communication letter; these productions were analyzed seeking to obtain indicators of conceptual and procedural constructions, as well as indicators of the occurrence of Zones of Proximal Development among the students. The results indicate that the interaction among the participants was a determining factor in the learning process and they were able to satisfactorily use computational chemistry tools in order to solve the proposed problem, which places computational experimentation as an interesting strategy for teaching and research. When it comes to constructing the concept of structural fluxionality as well as being able to mobilize that knowledge aiming understand a chemical phenomenon, it was verified that the students not only could enunciate the concept, but also were able to apply it in different contexts. However, distortions in comprehending secondary concepts were also identified and were attributed to gaps in the students’ education, which leads to the necessity of reassessing the curriculum of the course where this research was conducted. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4&tokenCaptchar=03AGdBq26fQvI8aOCmqtjIDIA_9cyEpkVeqUt8wjn5MEv1itAq8zAlamRCZnMRle9aUPW0O1SAabTMNrG-KpSTHn2VXwh8nV79ZvsgikVybWhpIe6n8ZitsHvOqUmv51viY5B6Nrf5wAMgprnkjIZNA5_IwBoWVcaJ0qT2a0sPA8dP1M0_xpBuOeJQR5xuWXLPgjfJhE2HXam81bBIVzxa6ceXxrhqIZ2GpHeUiZg1JMbbJgPVeAlruj_4QWsulGIDrrSbUdXlvt0M_4zsiT3kE9HgGD-7N-fAUT59L-Ay6HeDzvomq0UK4_ZtKoGScMH_IK5UP8mMuDjcGFuOpeMICry2UNJgwDxICE96zRN6tjIu2GvxyynTzE--DGgfaOIx8ShFb-BWCU5kueWtmQYybejH8i4LApJn5N94jaAgFmtmCfGytQZAQQO-VV3dwRyFnJu9iiFpevozSnzHCbZejAesG8AphJrA1g | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO, Lucelma Pereira de.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons