Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40114
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Juliana Angeiras Batista da | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Gustavo Henrique Lemos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T02:26:17Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T02:26:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gustavo Henrique Lemos de. Categorização de erros em atividades avaliativas sobre as leis termodinâmicas. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40114 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por finalidade analisar e categorizar os erros encontrados em atividades avaliativas sobre as leis termodinâmicas, no contexto da disciplina de físico-química, considerando eles parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e fundamental para a construção ou reconstrução do conhecimento. Há muito tempo se discute os principais motivos que levam ao não entendimento dos conceitos químicos de maneira eficaz. Nesse sentido, como o erro ainda é tido como algo punitivo e que gera a desmotivação no indivíduo, conseguir traçar metodologias que enfrentem e levem em consideração os equívocos mais comuns, mostra a evidente necessidade para o atual momento pedagógico da ciência Química. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter documental tendo como objeto de estudo as provas dos alunos matriculados na disciplina de físico-química I do curso de Química/Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco nos semestres 2016.1 e 2016.2. Para análise dos resultados, foi feita a categorização dos erros a partir de uma adaptação da MADE (Modelo de Análise Didática dos Erros). Os resultados obtidos mostram que os discentes tem maior dificuldade na categoria de organização da informação, fato que evidencia o maior grau de dificuldade ao se analisar, sintetizar, ordenar e conectar os dados que os discentes possuem para recodificá-los na informação pertinente ao questionamento realizado. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Físico-química | pt_BR |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.title | Categorização de erros em atividades avaliativas sobre as leis termodinâmicas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8864809Y8&tokenCaptchar=03AGdBq24HLLBX-rX3Gsj55XE6P-2uUMoqXhvtGJqItqHef4JAcPiHlCfPlz9R-BHR96K1oQGm4O_9-agBrb9lUhXM1EmnUpdUwhWe2zEFn3hWZL9pnwS-sEM7KdnqByYxvbCoUA78zN2f5-Kr39pdfL8LLMkFVVJGI5-azaEfaGVmrVTuo3XI3iWTL0W1lx3P8VyDa8LWeWm3a9pXL24Wz1b_m3MrEgNi_G7fqzFcbQZ6NEpv-gvGiF7TalpAQjqMvenM9pSPVu2z5JERyj3hTSvfd3xbAJ-LO7bsPV6p7T08eZrOQy-U1woB71PI4_CacVRCz535CDDdr7wcb3KtGwRaNlZ25AepjvcTqiyJcbI6gCgA6BqDUn7NWzkTxoNvgc4-KFgWXs5_zNhrloCBFHeZb5lBmoFOZ3dFENx_kekaKF-eWhITcLtNHRMHAB5lh3inX43sTox4huOoi3ebPM6DShwGY_t5Gw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770483P3&tokenCaptchar=03AGdBq27WTq7QVQwZPAFTQbyvd5vvpbpMrwdBHQSRPi0Po6h2nwaQ6a4CehrFgV_JQsSkHcoPueF8Xryuxf0b2ObU55oD128wW70LKyMLZpinJIUGZIu9F5_5aueUb56giCQC_TTFvAhROo4yNggo9z5yJCekRMDEABC22JdscEyozs1pONC2mbuh6GOR3_cSEFiAAJvXeeJD-tRVZwq6oGJ2Cl94c_Ktu8zHrfKyF51MFQ8cy_z0pSY4NNPtwdrrkkzgABBRll3JAvyb01W7gkGlGkW42HoBOuLvFHm5jWvHUG5t_BG6UxxFOgSbZDq1lkX9jFmCgdmcw-QZw8rx9gCzl9nl5JpkxIGNHfinp2zn3dbo_qzUVUgtRnqMj_94Fz61n5akYFmC0t0gA3lZpb3Zsv8V0XKFUDfPnb5pJ4KbrekZDtEWotzH4MX7rvBwNYufBSSPQ5ak47m2LPngsiLpuEtQLdM7bg | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to analyze and categorize the errors found in evaluative activities on thermodynamic laws, in the context of the Physical Chemistry discipline, considering them an integral part of the process and fundamental for the construction or reconstruction of knowledge. The main reasons for not understanding chemical concepts effectively have been discussed for a long time. In this sense, since error is still perceived as something punitive and that generates demotivation in the individual, to be able to draw methodologies that confront and take into account the most common misconceptions, shows the evident need for the current pedagogical moment of chemical science. Thus, a qualitative documentary research was carried out with the purpose of studying the evidence of the students who attended the course Physical Chemistry I of the Chemistry graduation course of the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco in the 2016.1 and 2016.2 semesters. For the analysis of the results, the categorization of the errors was made based on an adaptation of the Error Didactic Analysis Model (EDAM). The results show that students have greater difficulty in the category of information organization, a fact that shows the greatest degree of difficulty in analyzing, synthesizing, ordering and connecting the data that the students have to recode them in the information pertinent to the questioning carried out. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Gustavo Henrique Lemos de.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons