Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40110
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Sandielly Nayara dos Santos Araquam | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T00:30:49Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T00:30:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sandielly Nayara dos Santos Araquam. Análise sobre ligações químicas em livros didáticos do ensino fundamental II aprovados no PNLD 2017-2019. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40110 | - |
dc.description.abstract | O Livro Didático de Ciências, há muitas décadas é utilizado como uma importante ferramenta pedagógica que visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem nas escolas (ROSA; NETO, 2016, p. 1346). Assim, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de analisar se o conteúdo de Ligações Químicas está sendo abordado de forma contextualizada e objetiva nos livros didáticos de nono ano inserido no PNLD 2017. O tema foi escolhido devido a importância de se pesquisar mais sobre as formas de contextualização do conceito de Ligações Químicas no nono ano do Ensino Fundamental, visto que nota-se a sua extrema importância para a compreensão de várias outras linhas de estudo da química. A pesquisa analisou a abordagem de 6 livros didáticos (LD) da disciplina de Química do Ensino Fundamental II selecionados pelo Guia de Livros Didáticos do PNLD 2017.Os dados analisados foram obtidos das sequências de conteúdo e orientações pedagógicas presentes nos livros didáticos. De acordo com o estudo realizado, observa-se que em todos os livros didáticos analisados foram detectados pontos positivos e negativos no que se refere a abordagem do conteúdo e contextualização. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ligações químicas | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Análise sobre ligações químicas em livros didáticos do ensino fundamental II aprovados no PNLD 2017-2019. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251733D5&tokenCaptchar=03AGdBq27ubnbaQ2g-N1aAlykYKt3uhnXq1DolsZU1jSq9oVbil5uLzmu8UpCmYaDHGYlkP18lspQD0sDqGOHPvi9GIgMDHCeDVLhNfrNdaF0eRhmKsB9VdSFgrtG_D9WnsIq8UOiS-mFymd4pX-2IZHPw8rkZHQIypnX1ih38q_FkN3z5rPJgNToLzWPgfXt7S8jCGuaKXj1iZ4wzGn6NdQD2d-9TkBj85Dp0ZvYLgrpIe7HFcNtTezR2dnLIj5bOyxyghSW8jYJeRNqZc1A6kOZj02DX-gnn7mnKrGCXpnz51EVvn7kDaKzMKHLx0tNYkw32F4V38RZHoXMeCyphYBSeBgyRO-YnQopzGOYnMULcAr_0y7tCcX8AkmHwst1zqUu2Zh4VismevW2xLA4pWpLRCN4gBV3gggj_NSP7XexXtkBQzHSy9u6URZZD0POQNN_13tqnRxl4vGbkQnLR0TGwldbijohlLQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Science Textbook, there are many decades is used as an important educational tool which aims to assist in the process of teaching and learning in schools (Rosa e Neto (2006, p. 1346). Thus, this paper presents the results of a qualitative research developed with the purpose of analyzing the content of chemical bonds is being discussed so contextualized and objective in textbooks of ninth grade inserted into the PNLD 2017. The theme was chosen because the importance of researching more about the forms of contextualization of the concept of chemical bonds in the ninth year of basic education, since it shows the extreme importance to your understanding of several other lines of study of chemistry. The research analyzed the approach of 6 textbooks the discipline of Elementary Chemistry (II) selected by the guide Textbooks PNLD 2017. The data analyzed were obtained from the content and pedagogical guidelines sequences present in textbooks. According to the study, it was observed that in all the textbooks analyzed were detected positive and negative points regarding the approach to the content and contextualization. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Sandielly Nayara dos Santos Araquam.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons