Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40110

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorSILVA, Sandielly Nayara dos Santos Araquam-
dc.date.accessioned2021-05-20T00:30:49Z-
dc.date.available2021-05-20T00:30:49Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.date.submitted2021-05-19-
dc.identifier.citationSILVA, Sandielly Nayara dos Santos Araquam. Análise sobre ligações químicas em livros didáticos do ensino fundamental II aprovados no PNLD 2017-2019. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40110-
dc.description.abstractO Livro Didático de Ciências, há muitas décadas é utilizado como uma importante ferramenta pedagógica que visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem nas escolas (ROSA; NETO, 2016, p. 1346). Assim, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de analisar se o conteúdo de Ligações Químicas está sendo abordado de forma contextualizada e objetiva nos livros didáticos de nono ano inserido no PNLD 2017. O tema foi escolhido devido a importância de se pesquisar mais sobre as formas de contextualização do conceito de Ligações Químicas no nono ano do Ensino Fundamental, visto que nota-se a sua extrema importância para a compreensão de várias outras linhas de estudo da química. A pesquisa analisou a abordagem de 6 livros didáticos (LD) da disciplina de Química do Ensino Fundamental II selecionados pelo Guia de Livros Didáticos do PNLD 2017.Os dados analisados foram obtidos das sequências de conteúdo e orientações pedagógicas presentes nos livros didáticos. De acordo com o estudo realizado, observa-se que em todos os livros didáticos analisados foram detectados pontos positivos e negativos no que se refere a abordagem do conteúdo e contextualização.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAnálise sobre ligações químicas em livros didáticos do ensino fundamental II aprovados no PNLD 2017-2019.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251733D5&tokenCaptchar=03AGdBq27ubnbaQ2g-N1aAlykYKt3uhnXq1DolsZU1jSq9oVbil5uLzmu8UpCmYaDHGYlkP18lspQD0sDqGOHPvi9GIgMDHCeDVLhNfrNdaF0eRhmKsB9VdSFgrtG_D9WnsIq8UOiS-mFymd4pX-2IZHPw8rkZHQIypnX1ih38q_FkN3z5rPJgNToLzWPgfXt7S8jCGuaKXj1iZ4wzGn6NdQD2d-9TkBj85Dp0ZvYLgrpIe7HFcNtTezR2dnLIj5bOyxyghSW8jYJeRNqZc1A6kOZj02DX-gnn7mnKrGCXpnz51EVvn7kDaKzMKHLx0tNYkw32F4V38RZHoXMeCyphYBSeBgyRO-YnQopzGOYnMULcAr_0y7tCcX8AkmHwst1zqUu2Zh4VismevW2xLA4pWpLRCN4gBV3gggj_NSP7XexXtkBQzHSy9u6URZZD0POQNN_13tqnRxl4vGbkQnLR0TGwldbijohlLQpt_BR
dc.description.abstractxThe Science Textbook, there are many decades is used as an important educational tool which aims to assist in the process of teaching and learning in schools (Rosa e Neto (2006, p. 1346). Thus, this paper presents the results of a qualitative research developed with the purpose of analyzing the content of chemical bonds is being discussed so contextualized and objective in textbooks of ninth grade inserted into the PNLD 2017. The theme was chosen because the importance of researching more about the forms of contextualization of the concept of chemical bonds in the ninth year of basic education, since it shows the extreme importance to your understanding of several other lines of study of chemistry. The research analyzed the approach of 6 textbooks the discipline of Elementary Chemistry (II) selected by the guide Textbooks PNLD 2017. The data analyzed were obtained from the content and pedagogical guidelines sequences present in textbooks. According to the study, it was observed that in all the textbooks analyzed were detected positive and negative points regarding the approach to the content and contextualization.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Sandielly Nayara dos Santos Araquam.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons