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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40103

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPONTES, Cleide Maria-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jones Sidnei Barbosa de-
dc.date.accessioned2021-05-19T02:45:13Z-
dc.date.available2021-05-19T02:45:13Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jones Sidnei Barbosa de. Dinâmica das relações sociais no processo de aleitamento materno em apoio aos pais com deficiência visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40103-
dc.description.abstractAs dinâmicas das relações sociais podem influenciar de maneira positiva ou negativa no início e manutenção da prática do aleitamento materno. Por isso é necessário que os pais com deficiência visual, em processo de aleitamento materno, tenham o apoio positivo da sua rede social, principalmente de familiares, amigos e profissionais da saúde. O enfermeiro, enquanto membro dessa rede e facilitador das ações de educação em saúde precisa identificar como acontecem essas relações sociais e promover ações de promoção e proteção à amamentação. Este estudo objetiva compreender as dinâmicas das relações sociais no processo de aleitamento materno em apoio aos pais com deficiência visual. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e qualitativo, ancorado na Teoria de Rede Social de Sanicola e modelado conforme a Metodologia Interativa, guiado pelo Círculo Hermenêutico-Dialético como técnica para coleta de dados, proposta por Oliveira. A pesquisa foi desenvolvida em quatro instituições destinadas ao atendimento de pessoas com deficiência visual, situadas em Recife-PE. A amostra foi intencional, por critério de saturação teórica, constituída por cinco pessoas com deficiência visual, atendidas nas instituições de apoio a pessoas cegas ou com baixa visão, e que possuíam vivência em amamentação, independente do período de duração do aleitamento materno do último filho. Para entender o histórico da realidade social, cinco profissionais institucionais participaram da pesquisa. A coleta de dados deu-se por entrevista presencial, semiestruturada, com questões relacionadas às características sociodemográficas, e um roteiro centrado nas categorias teóricas – Aleitamento Materno, Dinâmica Relacional e Rede social – empíricas e unidades de análise. A análise dos dados pautou-se na Metodologia Interativa, representada pelo Círculo Hermenêutico-Dialético e Hermenêutica Dialética de Minayo. Os preceitos éticos e legais foram considerados. Originaram-se três categorias empíricas: Vivências sobre o aleitamento materno do último filho; Relacionamento com as pessoas do círculo de convivência na amamentação do último filho; Modos/maneiras de envolvimento das pessoas no aleitamento materno do último filho. De uma maneira geral a dinâmica de relações sociais durante o processo de aleitamento materno foi relatada como satisfatória, tranquila e boa. Os principais apoios ofertados foram informações, visitas no puerpério, conselhos/dicas e incentivo para continuar a amamentação exclusiva, os quais não foram suficientes para evitar o desmame precoce e amamentação cruzada. Ressalta-se que os serviços de saúde foram retratados pelos profissionais institucionais como frágeis, burocráticos e os operadores necessitam de preparo para atender as necessidades das pessoas com deficiência visual. Para estes profissionais, os pais com deficiência visual se sentem seguros ao receberem suporte de familiares e amigos, porém, isso não pode limitar a autonomia e independência desses pais. Os profissionais da saúde, principalmente os enfermeiros, atores sociais da rede social secundária, precisam saber identificar a conformação das relações sociais para poder cuidar dos pais com deficiência visual e de sua rede social. Nesse cuidado podem-se desenvolver ações de educação em saúde que oportunize reconstruir laços rompidos para incentivar a promoção do aleitamento materno. O presente estudo procura fornecer fundamentos para subsidiar futuras ações de educação em saúde, construção de materiais educativos e tecnologias assistivas às pessoas com deficiência visual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectApoio socialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.titleDinâmica das relações sociais no processo de aleitamento materno em apoio aos pais com deficiência visualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEAL, Luciana Pedrosa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2715355752685623pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6187315012848657pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe dynamics of social relationships can influence in a positive or negative way the beginning and continuation of the breastfeeding practice. That is why it is necessary for parents with visual disability, in the process of breastfeeding, to have the positive support of their social network, especially from family members, friends and health professionals. The nurse, as a member of this network and facilitator of health education actions, needs to identify how these social relationships happen and promote actions of promotion and protection of the breastfeeding. This study aims to comprehend the dynamics of social relationships in the breastfeeding process in support of parents with visual disability. It is a descriptive, exploratory and qualitative study, anchored in the Sanicola Social Network Theory and modeled according to the Interactive Methodology, guided by the Hermeneutic Dialetic Circle as a technique for data collection, proposed by Oliveira. The research was developed in four institutions for the care of people with visual disability, located in Recife PE. The sample was intentional, by theoretical saturation criteria, consisting of five people with visual disability, attended in institutions supporting blind people or those with low vision, and who had experience in breastfeeding, regardless of the duration of breastfeeding of the last child. To understand the history of social reality, five institutional professionals participated in the survey. The data collection was done by face-to-face interview, semi structured, with questions related to sociodemographic characteristics, and a script centered on the theoretical categories – Breastfeeding, Relational Dynamics and Social Network – empirical and analysis units. The data analysis was based on the Interactive Methodology, represented by the Hermeneutic-Dialetic Circle and Minayo's Dialectic Hermeneutics. The ethical and legal precepts were considered. Three empirical categories originated: Experiences about breastfeeding the last child; Relationship with people in the circle of coexistence in breastfeeding the last child; Modes/mechanisms of involvement of people in breastfeeding the last child. In general, the dynamics of social relationships during the breastfeeding process was reported as satisfactory, calm and good. The main supports offered were information, visits in the puerperium, advice/hints and encouragement to continue exclusive breastfeeding, which were not enough to avoid early weaning and cross breastfeeding. It is noteworthy that health services have been portrayed by institutional professionals as fragile, bureaucratic and the operators need preparation to meet the needs of people with visual disability. For these professionals, the parents with visual disability feel safe when receiving support from relatives and friends, but this cannot limit the autonomy and independence of these parents. Health professionals, especially nurses, social actors in the secondary social network, need to know how to identify the conformation of social relations in order to take care of parents with visual disability and their social network. In this care, health education actions can be developed to rebuild broken ties to encourage breastfeeding promotion. This study seeks to provide foundations to support future health education actions, construction of educational materials and assistive technologies for people with visual disability.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9684162595235171pt_BR
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