Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40102

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Vania Pinheiro-
dc.contributor.authorSILVA, Jadiane Ingrid da-
dc.date.accessioned2021-05-19T02:42:33Z-
dc.date.available2021-05-19T02:42:33Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationSILVA, Jadiane Ingrid da. Construção e avaliação de um vídeo educacional para promoção do autocuidado no pós-operatório de cirurgia valvar. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40102-
dc.description.abstractAs doenças valvares são definidas como distúrbios que acometem as valvas cardíacas, que podem ser resultado de causas congênitas ou adquiridas. O tratamento para as valvopatias muitas vezes é cirúrgico, com substituição da válvula original por prótese biológica ou mecânica. Uma vez indicado o tratamento cirúrgico, a atuação dos profissionais de enfermagem requer uma assistência voltada ao paciente desde o pré-operatório ao pós-operatório. O pós-operatório destaca-se por ser um período em que o paciente, quando instruído sobre os cuidados que devem ser tomados, aumenta as chances de um resultado positivo do seu tratamento. Nessa perspectiva, intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro para esses pacientes podem contribuir para a promoção do autocuidado deles. Assim, esta dissertação teve como objetivo analisar o processo de construção e avaliação de um vídeo educacional para promoção do autocuidado no pós-operatório de cirurgia valvar. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) identificação dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento da prática do autocuidado no pós-operatório de cirurgia valvar; por meio de uma revisão integrativa, 2) realização de entrevista semiestruturada para identificação das necessidades de cuidados após a cirurgia; e 3) a construção e validação do vídeo a partir das informações coletadas nas fases anteriores. Na etapa I, a amostra foi constituída por seis artigos científicos, localizados em cinco bases de dados. Na etapa II, foram identificadas as necessidades em nove pacientes, as quais foram classificadas de acordo com os requisitos de autocuidado propostos por Orem (2001). Na etapa III, foi iniciada a construção do vídeo considerando os passos de pré-produção, produção e pós-produção. Na fase de pós-produção, o vídeo foi avaliado por 18 técnicos, sendo nove designers e nove pedagogos, e foi realizada a validação de aparência com 12 representantes do público-alvo. Em relação aos aspectos éticos, o estudo foi realizado em concordância com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o nº do CAAE 05683019.5.0000.5208 e parecer de nº 3.135.331. Os resultados na fase de pré-produção foram construídos por meio de um storyboard, e, posteriormente, foi realizada a avaliação do conteúdo por 22 enfermeiros especialistas em cardiologia. A partir dessa avaliação, foram realizados ajustes necessários para a fase de produção do vídeo. Os dados foram analisados no software IBM® SPSS® Statistics, versão 20.0. Realizou-se o cálculo da frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index CVI). Quanto à validação de conteúdo, verificou-se que o valor do I-CVI foi maior do que 0,85 na maioria dos itens e apenas dois apresentaram valores abaixo de 0,85. Na avaliação técnica, apenas um item obteve o valor da concordância menor que 70%. Quanto à validação de aparência, esta foi positiva em todos os itens. Diante do exposto, o vídeo educacional foi considerado válido, segundo avaliação dos juízes enfermeiros, técnicos e do público-alvo. Outros estudos deverão ser realizados a fim de testar sua eficácia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectFilme e Vídeo educativopt_BR
dc.subjectCirurgia valvarpt_BR
dc.titleConstrução e avaliação de um vídeo educacional para promoção do autocuidado no pós-operatório de cirurgia valvarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMORAIS, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1769226094054832pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1188668343623047pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxValve diseases are defined as disorders that occur as cardiac valves, which can be the result of congenital or acquired causes. The treatment for heart valve diseases is often surgical, with replacement of the original valve by biological or mechanical prosthesis. Once surgical treatment is indicated, the performance of nursing professionals requires assistance focused on the patient from preoperative to postoperative. The postoperative period stands out for being a period in which the patient, when instructed on the care to be taken, increases according to the chances of a positive treatment result. In this perspective, educational interventions performed by nurses for these patients can contribute to the promotion of their self-care. Thus, this dissertation aimed to analyze the process of building and evaluating an educational video to promote self-care in the postoperative period of valve surgery. This is a methodological study developed in three stages: 1) identification of basic knowledge for the development of self-care practice in the postoperative period of valve surgery; through an integrative review, 2) conducting a semi-structured interview to identify the care needs after surgery; and 3) the construction and validation of the video based on the information collected in the previous phases. In step I, the sample consisted of six scientific articles, located in five databases. In step II, the needs were identified in nine patients, which were classified according to the self-care requirements proposed by Orem (2001). In stage III, the construction of the video was started considering the steps of pre-production, production and post-production. In the post-production phase, the video was evaluated by 18 technicians, including nine designers and nine educators, and the appearance was validated with 12 representatives of the target audience. In relation to ethical aspects, the study was carried out in accordance with resolution 466/12 of the National Health Council, obtaining approval from the Research Ethics Committee (CEP), under the number of CAAE 05683019.5.0000.5208 and opinion of number 3.135. 331. The results in the pre-production phase were constructed using a storyboard, and, subsequently, the content was evaluated by 22 specialist nurses in cardiology. From this assessment, necessary adjustments were made for the video production phase. he data were analyzed using the IBM® SPSS® Statistics software, version 20.0. The calculation of absolute frequency, mean, standard deviation, binomial test and Content Validity Index-CVI was performed. As for content validation, it was found that the I-CVI value was greater than 0.85 in most items and only two presented values below 0.85. In the technical evaluation, only one item had an agreement value of less than 70%. As for the appearance validation, this was positive in all items. In view of the above, the educational video was considered valid, according to the evaluation of the nurse judges, technicians and the target audience. Further studies should be carried out in order to test its effectiveness.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2601838917801024pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jadiane Ingrid da Silva.pdf3,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons