Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40101

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles-
dc.contributor.authorVANDERLEY, Isabel Cristina Sibalde-
dc.date.accessioned2021-05-19T02:35:36Z-
dc.date.available2021-05-19T02:35:36Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationVANDERLEY, Isabel Cristina Sibalde. Resiliência de adolescentes escolares em situação de vulnerabilidade social à luz da teoria da maré. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40101-
dc.description.abstractPesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender o processo de resiliência de adolescentes escolares em situação de vulnerabilidade social à luz da Teoria da Maré de Barker e Buchanan-Barker. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, ancorado à Teoria da Maré de Barker e Buchanan-Barker, em escola pública na cidade de Recife-PE, Nordeste do Brasil. A amostragem foi realizada com a utilização do método de amostragem por saturação, com 17 participantes dos 12 a aos 18 anos de idade. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas narrativas com apreensão de dados de caracterização sociodemográfica dos participantes e um roteiro de entrevistas. O material foi transcrito e submetido à técnica de Análise de Conteúdo composto por cinco etapas: compilação; decomposição; recomposição; interpretação e conclusão. Os discursos foram categorizados com o auxílio do software IRaMuTeQ, versão 0.7 alpha 2. O corpus foi dividido em 169 seguimentos de textos, com 135 segmentos classificados (79,88%) na Classificação Hierárquica Descendente. Cada classe foi representada pelas palavras mais significantes por meio do X2 e p-valor (<0,05), com suas associações de acordo com as classes. O dendograma demonstrou o corpus delimitado em cinco classes em função da ocorrência e co-ocorrência das palavras mais significantes. A nomeação das classes se deu à luz da Teoria da Maré: A classe 1 foi nomeada como “Plano de navegação”. A classe 2 foi denominada como “Tempestades”. A classe 3, nomeada “Oceano de experiências”; A classe 4, denominada “Resgate”. Por fim, a classe 5 foi denominada como “Porto Seguro. No percurso de vida dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o enfermeiro age como orientador do processo resiliente de cada um. Pode atuar como um salva-vidas que o guia no despertar para a consciência do que pode ser utilizado para melhorar sua condição de vida. Por meio da valorização das narrativas de vida, o enfermeiro apreende os recursos importantes da jornada de recuperação e cuida “com” o adolescente propiciando o desenvolvimento de sua resiliência e continuação da viagem da vida com segurança.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResiliência Psicológicapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectVulnerabilidade Socialpt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectTeoria de Enfermagempt_BR
dc.titleResiliência de adolescentes escolares em situação de vulnerabilidade social à luz da Teoria da Marépt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0168482109747971pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8814068290329233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxResearch developed with the objective of understanding the resilience process of school adolescents in situations of social vulnerability in the light of Barker and Buchanan-Barker Theory of Tide. This is a qualitative, descriptive study based on Barker and Buchanan-Barker Theory of the Tide, in the public school in the city of Recife-PE, Northeast Brazil. Sampling was carried out using the saturation sampling method, with 17 participants from 12 to 18 years of age. Data collection took place through narrative interviews with apprehension of participants' sociodemographic characterization data and an interview script. The material was transcribed and submitted to the Content Analysis technique composed of five stages: compilation; decomposition; recomposition; interpretation and conclusion. The speeches were categorized with the aid of the IRaMuTeQ software, version 0.7 alpha 2. The body was divided into 169 text segments, with 135 groups classified (79.88%) in the Descending Hierarchical Classification. Each class was represented by the most significant words in the middle of the X2 and p (<0.05) values, with their statistics according to the classes. The dendogram showed the body delimited in five classes according to the occurrence and co-occurrence of more significant words. The naming of the classes was given birth by the Theory of Tide: Class 1 was named “Navigation Plan”. Class 2 was called “Storms”. Class 3, named “Ocean to experience”; Class 4, called "Rescue". Finally, class was called “Safe Harbor”. In tracking the lives of adolescents in situations of social vulnerability, or as a nurse as an advisor to the resilient process of each one. It can act as a life saver or a non-desperate guide to the awareness of what can be used to improve your living condition. Through the valorization of life narratives, the nurse apprehends the important resources of the recovery journey and the carida "with" or the adolescent promotes the development of their resilience and continues the journey of life safely.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Isabel Cristina Sibalde Vanderley.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons