Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40035

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Ney Brito-
dc.contributor.authorHARADA, Rute Yumi Barroso-
dc.date.accessioned2021-04-30T14:47:59Z-
dc.date.available2021-04-30T14:47:59Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.citationHARADA, Rute Yumi Barroso. Investigação de diretrizes para uma Jornada de Design baseada na Comunicação Não-Violenta, utilizando o Método de Role Playing, para facilitar o processo de alinhamento de expectativas no ambiente organizacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40035-
dc.description.abstractNa busca pelo engajamento, motivação da força de trabalho e redução no índice de turnover emerge a abordagem de Employee Experience (EX). A abordagem tem como objetivo melhorar a experiência no ambiente de trabalho, proporcionando momentos de bem-estar, crescimento, descoberta e consequentemente o aumento dos níveis de atração e permanência de profissionais nas empresas. Entretanto, é preciso ter cuidado com seu uso para não criarmos um véu de fantasia que mascara a exploração e a violência no ambiente organizacional. São muitos os fatores que afetam a experiência de trabalho em uma empresa: salário, benefícios, ambiente físico, colegas, gestores etc. Entretanto há um fator importante que muitas vezes é esquecido: a comunicação. Quando não exercitamos a comunicação no ambiente de trabalho, as informações não chegam, ou quando chegam estão enviesadas. Comunicar de qualquer forma não é a melhor opção, podemos ser violentos em nosso discurso, julgar e culpar os outros. Nesse contexto a Comunicação Não-Violenta pode ser uma boa alternativa para a prática do alinhamento de expectativas em empresas. Compreendendo que hoje o ambiente de trabalho possui muitos conflitos de interesses e expectativas não atendidas, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os limites e oportunidades de uma Jornada de Design baseada na Comunicação Não-Violenta para facilitar o processo de alinhamento de expectativas no ambiente organizacional. Através de um experimento utilizando o método de Role-Playing, apontamos indícios de que o uso de uma intervenção de Design baseada na Comunicação Não Violenta pode contribuir para o processo de alinhamento de expectativas no ambiente organizacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência do Funcionáriopt_BR
dc.subjectAlinhamento de Expectativaspt_BR
dc.subjectComunicação Não-Violentapt_BR
dc.titleInvestigação de diretrizes para uma Jornada de Design baseada na Comunicação Não-Violenta, utilizando o Método de Role Playing, para facilitar o processo de alinhamento de expectativas no ambiente organizacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8059899308476684pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3943497493556232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn the search for engagement, motivation of the workforce and reduction in the turnover index, the Employee Experience (EX) approach emerges. The approach aims to improve the experience in the workplace, providing moments of well-being, growth, discovery and, consequently, the increase in the levels of attraction and permanence of professionals in companies. However, care must be taken with its use so as not to create a veil of fantasy that masks exploitation and violence in the organizational environment. There are many factors that affect the work experience in a company: salary, benefits, architecture, colleagues, managers, etc. However, there is an important factor that is often overlooked: communication. When we do not exercise communication in the workplace, the information does not arrive, or when it arrives it is skewed. Communicating in any way is not the best option, we can be violent in our speech, judge and blame others. In this context, Non-Violent Communication can be a good alternative for the practice of aligning expectations in companies. Understanding that today the work environment has many conflicts of interest and unmet expectations, this research aims to investigate the limits and opportunities of a Design Journey based on Non-Violent Communication to facilitate the process of aligning expectations in the environment. organizational. Through an experiment using the Role-Playing method, we point out signs that the use of a Design intervention based on Non-Violent Communication can contribute to the process of aligning expectations in the organizational environmentpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rute Yumi Barroso Harada.pdf6,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons