Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40034
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PRYSTHON, Ângela Freire | - |
dc.contributor.author | IKEDA, Marcelo Gil | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-30T14:43:45Z | - |
dc.date.available | 2021-04-30T14:43:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | IKEDA, Marcelo Gil. Das garagens para o mundo : movimentos de legitimação no cinema brasileiro dos anos 2000. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40034 | - |
dc.description.abstract | A presente tese tem como objetivo investigar a contribuição de uma geração de realizadores no cinema brasileiro de meados dos anos 2000, nomeada de “novíssimo cinema brasileiro” (VALENTE E KOGAN, 2009), “cinema de garagem” (IKEDA E LIMA, 2011) ou de “cinema pós-industrial” (MIGLIORIN, 2011), que se afirmou como uma força distintiva ao propor outros modos de fazer no cinema brasileiro contemporâneo. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: como essa geração de artistas considerados como outsiders, ou seja, que surgiram “nas garagens”, conseguiu legitimação em seu campo, passando a ser reconhecida, dez anos mais tarde, como estabelecida pelo campo de forças institucionalizado do cinema brasileiro? Para tanto, utilizando como base os aportes teórico-metodológicos da chamada “nova história” (LE GOFF E NORA, 1988), aplicados ao campo de estudos sobre o cinema brasileiro (BERNARDET, 1995; MORAIS, 2014, entre outros), e influenciada por teóricos da sociologia da cultura como Raymond Williams e Pierre Bourdieu, a pesquisa parte da premissa que, para compreender a legitimação desse conjunto de obras e de realizadores, é preciso perceber não apenas seu potencial de inovação estilística (os elementos internos às obras) mas analisar os condicionantes históricos que permitiram que esses filmes pudessem ser reconhecidos por seus pares como inovadores. Para tanto, a tese parte do reconhecimento que a trajetória de legitimação dessa geração surge de circunstâncias bastante específicas, num cenário intenso de grandes transformações, que abrangem três campos: as transformações nos modos de produção (os impactos do digital nos modos de fazer em substituição à película cinematográfica, afetando toda a cadeia produtiva do audiovisual), na crítica cinematográfica (com a contribuição da crítica de cinema a partir da internet, que, estimulada pela chamada “cibercinefilia”, propôs outros métodos e objetos em relação ao jornalismo cultural) e nos modos de difusão (com o surgimento de uma rede implícita de festivais de cinema que estabeleceu outros valores curatoriais para o cinema brasileiro). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Cinema brasileiro contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Cinema digital | pt_BR |
dc.subject | Festivais de cinema | pt_BR |
dc.subject | Crítica cinematográfica | pt_BR |
dc.title | Das garagens para o mundo : movimentos de legitimação no cinema brasileiro dos anos 2000 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5499305914177233 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8839343621880140 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis investigates the contribution of a generation of filmmakers in Brazilian cinema from the mid-2000s, named “brand new Brazilian cinema” (VALENTE E KOGAN, 2009), “garage cinema” (IKEDA E LIMA, 2011) or “post-industrial cinema” (MIGLIORIN, 2011), which has established itself as a distinctive force in contemporary Brazilian cinema. The starting point was the following research problem: how this generation of artists considered as outsiders, that is, who emerged “in garages”, achieved legitimacy in their field, starting to be recognized, ten years later, as established by the institutionalized Brazilian cinema field of forces? Therefore, based on the theoretical and methodological contributions of the so-called “new history” (LE GOFF E NORA, 1988), applied to the field of studies on Brazilian cinema (BERNARDET, 1995; MORAIS, 2014, among others), and influenced by sociology of culture theorists like Raymond Williams and Pierre Bourdieu, the research starts from the premise that, so as to understand the legitimacy of this set of works and directors, it is necessary to realize not only their potential for stylistic innovation but also the historical constraints that allowed these films to be recognized by their peers as innovative. Therefore, the thesis starts from the recognition that the legitimation trajectory of this generation arises from very specific circumstances, singularities of its historical time, in an extensive transformation context: the transformations in modes of production (the impacts of digital cinema, affecting the whole audiovisual chain of production), in film criticism (the changes in the internet era, which, stimulated by the so-called “cybercinephilia”, proposed other methods and objects related to cultural journalism) and in film diffusion (with the emergence of a film festivals network which established other curatorial values for Brazilian cinema). In such a way, the thesis seeks to increase their appreciation to other perspectives on Brazilian cinema from the 2000s onwards, after the so-called “cinema da retomada”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Marcelo Gil Ikeda.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons