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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3999
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | AGUIAR, Márcia Angela da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | LEITE, João Carlos Zirpoli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:17:57Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:17:57Z | |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Carlos Zirpoli Leite, João; Angela da Silva Aguiar, Márcia. Parcerias em educação: o caso do ginásio pernambucano. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3999 | |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a forma como se materializou a reforma do Ginásio Pernambucano, tradicional educandário situado no município de Recife, no Estado de Pernambuco, em decorrência do processo de parcerias estabelecido entre o governo estadual e empresas privadas, no período compreendido entre 1998 a 2006. Tem-se como hipótese que a reforma do Ginásio Pernambucano se configurou como uma transição da gestão pública para a gestão privada de estabelecimento de ensino da rede estadual. Para verificar a sua pertinência, procurou-se identificar o processo de reforma, os pressupostos legais, as relações estabelecidas pela Secretaria de Educação de Pernambuco com as empresas privadas, em especial com o Instituto de Co - Responsabilidade para a Educação, os critérios estabelecidos para a seleção do corpo docente e discente do Ginásio Pernambucano e como os gestores conceberam a reforma das instalações físicas e de gestão. Efetivou-se uma pesquisa bibliográfica na área, dialogando com autores que discutem a relação público - privado e a temática política e gestão da educação (AFONSO, 2001, 2003; ADRIÃO; PERONI, 2005; AGUIAR, 2002; BARROSO, 2005; CURY, 1992, 2007; DOURADO, 2001, 2007; AZEVEDO, 1994, 2001, 2007; FRIGOTTO, 2007). Procedeu-se, à luz das categorias analíticas público-privado, parcerias e gestão da educação, a análise documental e entrevistas com os atores envolvidos com a reforma da instituição. Os resultados mostram que houve uma intervenção de caráter pedagógico e de gestão na instituição pública de ensino por parte de segmento dos empresários, a qual sinaliza para a instauração de um novo padrão de relacionamento entre o público e o privado na gestão da rede estadual de ensino. Conclui-se que o processo de parcerias entre o Estado de Pernambuco e os empresários tende a permanecer e a estabelecer novas formas de inserção de segmentos do setor privado na gestão pública, no campo da educação, tais como parcerias administrativas, co-gestão de escolas públicas, gestão de programas educacionais | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ginásio Pernambucano | pt_BR |
dc.subject | Relação público-privado | pt_BR |
dc.subject | Parcerias e gestão da escola | pt_BR |
dc.subject | Qualidade na educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática da educação | pt_BR |
dc.title | Parcerias em educação: o caso do ginásio pernambucano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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